Nós somos ensinados desde uma cedo que as drogas são ruins para nós; elas podem ser perigosas e são viciantes. E mesmo sabendo que o álcool é tecnicamente também categorizado como uma droga – apesar de ser completamente legal na maioria dos países em todo o mundo -, tendemos a ignorar o quão ruim para a saúde e viciante ele pode ser, também.
Mas olhando para os dados brutos calculados por um grupo de pesquisadores especializados em vícios – incluindo especialistas do Royal College of Psychiatrists, químicos, cientistas forenses e farmacologistas -, percebemos que o álcool está definitivamente lá entre algumas das drogas mais viciantes que existem no mundo.
No estudo, que remonta a 2007, mas recentemente foi publicado no The Lancet Journal, os especialistas classificaram várias substâncias de acordo com o quão viciantes elas são. E surpresa! O álcool está entre os cinco maiores, juntamente com a heroína e a cocaína. Assim como o tabaco, que é outra substância usada com frequência na vida cotidiana de milhões de pessoas.
- Veja também: Dicas de como parar de fumar naturalmente.
Abaixo estão relacionadas as cinco substâncias que os pesquisadores descobriram serem as mais viciantes em termos de dependência física e psicológica, com base em uma avaliação de 1 a 3 (3 sendo mais viciante):
5. Álcool
- Dependência psicológica: 1,9/3
- Dependência física: 1.6/3
4. Barbitúricos
- Dependência psicológica: 2.2/3
- Dependência física: 1.8/3
3. Tabaco
- Dependência psicológica: 2.6/3
- Dependência física: 1.3/3
2. Cocaína
- Dependência psicológica: 2,8/3
- Dependência física: 1.3/3
1. Heroína
- Dependência psicológica: 3/3
- Dependência física: 3/3
Você pode conferir a pesquisa com mais detalhes, em inglês, aqui.
Eu qeria não gostar de cerveja mas eu gosto e mesmo pensando em nunca mais beber eu sempre volto a bebê-la e as pessoas dizem para mim Ah então tu não queres parar.. tu sempre vais beber de novo… e eu fico confuso e não sei se afinal eu sou dependente se eu não sou.. não sei mais nada