Damasco Seco Engorda? Dicas e Benefícios

Especialista:
atualizado em 13/03/2019

Conhecido por causa do seu sabor azedinho, damasco seco é consumido nos quatro cantos do Brasil, principalmente ao final do ano, nas ceias natalinas repletas de fartura à mesa. De modo usual, seu consumo ocorre tanto na sobremesa como também nos lanches da tarde. Conheça informações nutricionais e saiba se damasco seco engorda ou emagrece.

Concentração de Vitamina C

Excelente fonte de nutrientes importantes, incluindo fibras, potássio, antioxidantes e carotenoides. Embora o processo de secagem degrade conteúdo de vitaminas e deixe o fruto sensível ao calor, a vitamina C e os outros nutrientes ficam concentrados.

Valor Nutricional do Damasco Seco

Uma unidade tem as seguintes informações nutricionais:

  • 23 calorias;
  • 6,3 g de carboidrato;
  • 0,4 g em proteínas;
  • 0,08 (gorduras totais);
  • 0 g (gorduras saturadas)
  • 0,8 g (fibra alimentar).

Comer damasco seco pode fazer bem para a digestão, em principal ao considerar a sua alta taxa de fibra. Também é rico em vitamina C. Tem minerais, tais como: sódio, cálcio, magnésio, entre outros.

Fibra Dietética do Damasco Seco

Damascos secos são excelentes fontes de fibras alimentares. Especialmente ricos em fibras solúveis, do tipo que se liga aos ácidos graxos para incentivar a excreção de resíduos. Também ajudam a manter o intestino saudável, fazendo com que trato digestivo ocorra rapidamente.

O Damasco Seco Engorda?

Um damasco seco tem 6,3 g de carboidratos. Ou seja, consumir em alta quantidade sem exercícios físicos regulares pode engordar. Ao considerar quase 23 calorias no consumo de 10 por dia, há 230 calorias. De qualquer maneira, substituir doces industrializados pela fruta seca representa uma opção mais saudável.        

Damasco Fresco x Damasco Seco

Damasco fresco tem as seguintes propriedades nutricionais em cada 100 g: 54,1 (calorias); 12,3 (carboidratos); 1,0 (proteínas) e 0,1 (lipídios). Por outro lado, o tipo seco acarreta 131 (calorias), 29,6 (carboidratos), 3,1 (proteínas) e 0,1 (lipídios). Ao considerar os números se pode afirmar que 100 g da segunda opção engordam mais do que a primeira.

Potássio do Damasco Seco

Em conjunto com sódio, potássio regula o equilíbrio dos níveis das águas intracelulares e extracelulares. Essencial para manter a pressão de sangue saudável. Sua ingestão insuficiente se associa com riscos de hipertensão. Dieta média das pessoas é pobre em potássio, conforme afirma a Universidade de Colorado. Como resultado, grande parte das pessoas se beneficiaria ao incorporar damascos secos na dieta. Uma porção de meia xícara supre mais de 21% da ingestão diária recomendada de potássio.

Ferro do Damasco Seco

Damascos secos fornecem grandes quantidades de ferro. Como todos os alimentos de origem vegetal, o tipo fornecido por frutas secas é conhecido como não-heme, ou seja, não é absorvido de forma fácil como o ferro-heme, encontrado na carne animal, por exemplo. Uma dieta contendo grande variedade de alimentos ricos em ferro ajuda a prevenir anemia, principal desordem nutricional do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Porção de Damasco Seco por Dia

Porção diária indicada é 5 unidades. Provavelmente, comer damasco seco engorda quando consumidores excedem a quantidade que se recomenda por dia. Cem gramas de fruta seca se equivalem à metade de ferro necessário para o organismo diariamente, conforme indica a nutricionista Marcela Sansone. A porção de meia xícara de damascos secos fornece 19% do valor diário de fibras.

Energia do Damasco Seco

Damasco seco engorda quando quem consome em excesso não pratica exercícios físicos. Atletas profissionais ou amadores ganham energia quando fazem o consumo. De fato, comer além da recomendação diária é um ato alimentar indicado às pessoas que praticam exercícios com regularidade.

Isto ocorre ao considerar que este alimento consegue repor a energia em pouco tempo depois do treino. Interessante notar que damasco seco pode ser consumido também antes de treinamentos em consequência dos baixos índices glicêmicos.

8 Benefícios do Damasco Seco

Um fruto pequenino, com polpas amarelas e arredondadas, o damasco seco além de ajudar à digestão perfeita, tem baixo índice de gordura. Conheça seus principais benefícios de acordo com a nutricionista Marcela Sansone:

  1. Damasco seco é fonte de vitaminas e minerais.
  2. Atua como se fosse um laxante natural em consequência da grande quantidade de fibras por unidade. Serve para evitar problemas no intestino.
  3. Consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos.
  4. Ajuda no combate contra doenças do coração. Também auxilia em conter a ação dos radicais livres responsáveis por doenças ou envelhecimento precoce na pele.
  5. Visão, mucosas, membranas e peles são beneficiadas no consumo por causa da riqueza de Betacaroteno.
  6. Em consequência de ser rico em minerais representa um aliado contra osteoporose.
  7. Quando pacientes sofrem de anemia os médicos podem indicar o consumo de damasco seco, em principal ao considerar o ferro, que ajuda no trabalho da célula vermelha em distribuir oxigênio no organismo.
  8. Funções da vitamina A presente no damasco seco como um antioxidante são essenciais para: Crescimento celular, sistema imunológico e saúde dos olhos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você prefere o consumo de damascos frescos ou secos? Com qual frequência você costuma comer essa fruta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (57 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

20 comentários em “Damasco Seco Engorda? Dicas e Benefícios”

  1. Gosto mto da fruta, porém não tinha hábito de consumir diariamente. Vou começar agora por orientação médica. (oftalmologista)

  2. Eu deixo de molho em água na geladeira durante a noite é certo??
    Sendo o seco
    Uso seis frutinhas ao dia está certo?

  3. O único problema do damasco é que você não consegue parar de comer, quero comer o dia todo essa frutinha deliciosa.

  4. Adorei a matéria sobre damasco e passei a consumir diariamente o único problema é que não consigo comer um só como uns 5 ou 6 e tento parar porque se não eu consumo o pacote todo é uma delícia.

  5. EU ADORO, CONSUMO TODOS OS DIAS, SÓ QUE AONDE MORO TENHO DIFICULDADES DE ENCONTRAR O FRESCO, POR ISSO ACABO CONSUMINDO SOMENTE O SECO.

  6. Bastante esclarecedora a matéria sobre o damasco. Consumo bastante, como pode engordar se consumido em exagero, vou controlar o consumo.

    • Amo essa frutinha, mas como tenho o intestino solto, não posso comer mais que cinco, senão já viu né?! Se pudesse comeria o dia todo.

  7. Vale a pena comer entre as refeiçóes. Tira a fome e substituiu um lanchinho engordativo. Dois damascos secos com queijom branco, é uma delicia. no lanchinho da manhá e no da tarde frutos secos. Uma dica que quem emagreceu 4 quilos em 25 dias.

  8. Adoro o damasco seco. É, de longe, mais prático de ser ingerido no dia a dia do que o damasco fresco que também é uma delícia!
    Consumo diariamente como sobremesa, substituo doces e sorvetes por ele que me ajuda a manter o peso.

  9. Tava consumindo uma quantidade grande de Damasco seco por dia por não ter noção da quantidade calórica que a fruta possui. Prefiro seco, pois é mais fácil de ser encontrado, na verdade, nunca vi Damasco fresco no Rio de Janeiro.

  10. Eu amo damasco seco, nunca vi a fruta fresco, mas adoro, é muiiiito saboroso azedinho combina com chocolate meio amargo, queijo brie.