Damiana: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Planta medicinal de nome científico Turnera diffusa, a Damiana também é conhecida como Damiana-Mexicana, Damiana-do-México, chanana, albina ou erva-damiana. A planta é um arbusto nativo da América Central, México, América do Sul e Caribe. Suas flores se destacam e são pequenas e aromáticas, lembrando o cheiro da camomila. O chá proveniente de suas folhas já foi muito utilizado por astecas, maias, índios mexicanos e índios da América do Sul.

A Damiana floresce do início ao fim do verão, surgindo frutas que são semelhantes ao figo. De efeitos afrodisíacos, seu chá foi muito utilizado ao longo dos séculos, para os mais diversos fins.

Mas para que serve a Damiana, exatamente? A seguir, iremos conhecer mais sobre essa planta afrodisíaca, avaliando todos os seus benefícios, prós e contras.

Para que serve

Os povos originários da América Central já bebiam o chá de folhas de Damiana, misturando-o com açúcar, para melhorar a potência sexual. Hoje em dia, é muito utilizada para a prevenção e tratamento de problemas sexuais, principalmente se estes estiverem ligados a quadros de ansiedade e estresse.

A Damiana possui um longo histórico de usos na medicina alternativa. É associada a funções afrodisíacas, antidepressivas, tônicas, diuréticas, laxantes e de auxílio para tosses. Sendo assim, é altamente utilizada por pessoas depressivas, ansiosas, com problemas sexuais, diabéticas, com problemas respiratórios (bronquite e asma), debilitadas, com irregularidades menstruais, úlceras e outros problemas gástricos e constipações.

A Damiana também serve para casos de alcoolismo, anorexia nervosa, diarreia, doenças dos rins e da bexiga, doenças venéreas, infecções intestinais, paralisia, problemas de visão, rinite, problemas na vesícula etc.

Há mais de um século, a Damiana é associada à melhora de problemas sexuais, tanto em homens quanto em mulheres. Suas folhas são utilizadas na Alemanha para aliviar o excesso da atividade mental e debilidade nervosa, além de ser um tônico hormonal e do sistema nervoso central.

Benefícios

Além de todos os efeitos já citados da Damiana, podemos listar alguns outros benefícios mais específicos ao consumir essa planta, como por exemplo a utilização para o controle da timidez; para a diminuição da frigidez feminina, ajudando também com a produção do muco vaginal; por conta do princípio amargo da planta, o sistema nervoso é mais estimulado, fazendo com que os nervos enviem mensagens para o órgão genitais. Além disso, ela consegue estimular rapidamente a área genital pois leva uma maior quantidade de oxigênio para esta.

A composição química da Damiana é muito complexa e seus componentes ainda não foram completamente identificados e estudados. No entanto, o conhecimento já adquirido com relação à Damiana é que esta é composta por 0,5-1% de óleos voláteis, flavonoides, gonzalitosin, arbutin, tanino e damianin (uma substância amarga marrom). Contém também alguns óleos essenciais, como cineol, cymol e pineno, além de glicosídeos cianogênios, timol e traços de fósforo.

Efeitos colaterais

Certos grupos de pessoas devem evitar a Damiana por conta de seus componentes, que podem ser altamente perigosos para a saúde destas. Mulheres gestantes e qualquer pessoa que sofra de hipoglicemia ou que estejam amamentando não devem consumir a erva. Além disso, elas também devem evitar produtos estimulantes, como o café, cola, ginseng e guaraná.

O consumo da Damiana deve ser feito descontinuamente e em períodos curtos, para que seus componentes não se acumulem no organismo, evitando uma série de efeitos colaterais indesejados como a taquicardia, ansiedade, insônia e irritação do intestino. Não se deve consumir mais de uma xícara de chá por dia, evitando a sobrecarga do fígado.

Como Tomar: Chá de Damiana

Uma das formas de se consumir a Damiana é por meio da produção de seu chá. Para fazê-lo, é necessário de 15 a 20 gramas de Damiana e 1 litro de água. Ferva a água e em seguida acrescente cerca de 2 colheres de sopa de folhas de Damiana secas. Deixe esfriar e, em seguida, filtre e beba.

Existem outras maneiras de se consumir a Damiana. Uma delas é pela fabricação do licor, misturando 30 gramas da erva com meio litro de licor, deixando ficar de molho por 5 dias. Em seguida, deve-se filtrar e mergulhar as folhas embebidas em álcool por mais 5 dias em 125 ml de água mineral. Escorra o líquido restante e filtre. Aqueça o extrato de água até o ponto de fervura e misture nela meio copo de mel.

Em seguida, misture os extratos de álcool e de água numa garrafa e deixe repousar por 1 mês. Essa mistura irá afundar e o líquido se tornará mais claro. Despeje esse líquido com cuidado em uma garrafa limpa. Consuma-o à noite de 1 a 2 copos antes da relação sexual.

Outra forma de consumo é misturar 1 colher de chá de pó de damiana em água ou suco, bebendo logo em seguida.

Referências adicionais:

Você sabia que a Damiana tinha todos esses poderes e benefícios para o organismo humano? Já tomou o chá da planta por algum motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (169 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...

38 comentários em “Damiana: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. A mais de vinte anos eu senti fortes dores na barriga logo abaixo do umbigo dores fortes chegaram a me travar,procurei um médico solicitou vários exames, e em seguida me passou uma receita que mais parecia um jornal me recomendou que comprasse aqueles medicamentos e tomasse eu sou teimoso não tomei pois não havia feito os.exames. após os resultados retornei ele os olhou e me passou outro jornal então perguntei o que havia nos exames ele respondeu não deu nada mas tome esses medicamentos que você melhora sou teimoso não tomei e as dores continuavam foi então que uma amiga de minha mãe nos ensinou que chá da chanana era muito bom enfim tomei e fiquei bem nunca mais soube o que são essas dores mais aconteceu algo comigo eu era magro 49 kg após esses chás ganhei uns 8kg fiquei toop.

  2. Só uma duvida..antes da receita diz “não se pode tomar mais de uma xicará de por dia” e na receita diz para consumir de uma a 3 xícaras por dia. Fica dificil de intender.e me causou receio de tomar.

  3. ola bom dia tenho feito o chá da planta Damiana e tenho comprovação muito boa aumentou meu desejo sexual, outra coisa que tive melhora eu sentia muita dor na coluna e me aliviou também estou continuando a tomar 01 xícara três vezes ao dia. Se quiser da um rápido intervalos é bom.

  4. sob efeitos e usos, dizem que existe o aumento da fertilidade… foi recomendado o uso do cha para minhaa parceira, porem nao pretendemos engravidar, o uso interfere no funcionamento da pilula de alguma forma ?

  5. Fiquei em dúvida..
    Primeiro orienta-se não tomar mais de uma xícara por dia para não sobrecarregar o figado..
    Depois dizem que deve-se tomar 3 xícaras por dia..
    Qual é a forma correta de consumir o chá?

Deixe um comentário