Depois de Ter 176 Kg, Ele Mudou a Dieta, Passou a se Exercitar e Perdeu 81 Kg em 10 Meses

Em fevereiro de 2018, Dara Sarshuri subiu na balança pela primeira vez em mais de dois anos e ficou chocado: pesava 176,9 quilos. Com 1,50m de altura, o professor de ensino fundamental não fazia ideia de que pesava tanto.

“Foi muito mais do que eu pensava”, disse Sarshuri, de 35 anos, dos EUA. “Eu estava com raiva de mim mesmo. Isso realmente me atingiu e eu pensei: ‘Você tem que fazer alguma coisa. Você tem quase 200 kg.'”

Como filho de um imigrante asiático e uma nativa do sul dos EUA, costumava fazer refeições que incluíam muito arroz e frituras.

“As duas partes da minha família são todas ligadas a comida. O lado sul é a cozinha frita e o lado asiático é cozinhar e celebrar. Quando criança, tinha muita comida e você tinha que acabar o seu prato”, explica ele.

Sarshuri era um garoto “fortinho”, mas como praticava esportes, seu peso não saía fora de controle. Quando ele envelheceu, ele parou de se exercitar. Depois da faculdade, começou a trabalhar, tornando-se quase inteiramente sedentário, e parou de prestar atenção ao que comia.

“Quanto mais velho eu ficava, menos ativo eu ficava também”, ele disse. “Minhas escolhas ficaram piores e eu estava ganhando mais peso”.

Depois de pisar na balança, ele considerou a cirurgia para perda de peso. Como qualquer pessoa que opta pela cirurgia de bypass gástrico, ele teve que perder algum peso antes do procedimento e começou a seguir um plano alimentar. Ele acrescentou alimentos ricos em proteínas magras, pobres em carboidratos, frutas e vegetais. No primeiro mês, ele perdeu 11,3 kg. No segundo mês, ele perdeu mais 13,6 kg. Em junho ele havia perdido mais de 45 kg e sua médica ficou chocada.

“Ela não acreditou e me pesou duas vezes”, lembra ele, rindo.

Mas então ela perguntou se ele ainda queria fazer uma cirurgia para perda de peso; ele estava tendo tanto sucesso sem isso e decidiu continuar com o que estava fazendo.

Além de mudar sua dieta, Sarshuri também começou a se exercitar. No começo, ele se sentia muito envergonhado de entrar em uma academia, então começou a caminhar.

“No primeiro dia eu mal conseguia andar um quilômetro”, disse ele. “Eu estava bufando e pensei: ‘Eu simplesmente vou ser gordo’”.

Mas ele voltou a caminhar no dia seguinte. Em junho, ele estava andando 8 km por dia e finalmente ganhou a coragem de entrar em uma academia. Agora, ele frequenta a academia cinco dias por semana e caminha no fim de semana. Antigamente, ele odiava treinar, e hoje ele gosta até de burpees.

“Eu não tenho medo deles”, disse ele. “Eu costumava ver burpees e querer fugir”.

Desde fevereiro, ele perdeu 81,6 kg e agora pesa 95,2 kg. Ele está feliz com o que realizou até aqui.

“Eu sou mais forte do que jamais pensei que fosse”, disse ele. “Eu nunca tive confiança e agora vejo até onde cheguei. Eu posso correr. Eu posso fazer burpees. Eu posso fazer flexões. Eu curto essas pequenas vitórias.”

Sarshuri compartilha dicas para os outros que têm a esperança de perder peso assim como ele conseguiu.

1. Use as roupas como ferramenta

Quando Sarshuri começou a perder peso, ele comprou uma camiseta que era pequena demais para ele. A roupa menor iria motivá-lo.

“Eu vestia 3XL e peguei uma camiseta XL, sabendo que não caberia. Mas sabendo que um dia eu chegaria lá. Eu tentaria isso o tempo todo até que finalmente pudesse usá-la”, explicou ele.

Agora, se ele está se sentindo desanimado, ele olha para suas roupas velhas. “Vou tirá-las do armário e colocá-las para ver até onde cheguei. Hoje eu posso colocar ambas as pernas em uma perna da calça antiga”, disse ele.

2. Não ligue para o número da balança

Sarshuri começou sua perda de peso perdendo de 10 a 15 kg por mês e ficava animado para subir na balança. Mas quando os números não estavam se movendo tão rapidamente, ele se sentiu desencorajado.

Em vez disso, ele decidiu julgar seu sucesso em como ele ficava em suas roupas e como se sentia. “Eu não me preocupo com o número”, disse ele.

3. Foco em você

“Não se compare com os outros. Parece tudo tão fácil on-line ”, disse ele. “Celebre você e o sucesso que você teve e até onde chegou.”

Você conhece alguém ou mesmo já teve uma história motivacional como a de Sarshuri? Acredita que teria a mesma decisão que ele quando a médica perguntou se ele deixaria a cirurgia de lado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Quanto a História de motivação e vitória acima é bem parecida com a minha pois estava na fila para fazer cirurgia bariátrica e desisti começando a perder peso de forma natural eu pesava 182 kg e hoje estou com 78 kg perda de peso de 107 kg num período de um ano e 9 meses.

  2. Boa tarde.

    Parabéns pela dedicação e força de vontade. Fico feliz em ler relatos como esse. Me motivam a continuar na minha meta. Agradeço pelo depoimento.

    Patrícia

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*