Dieta da Batata Doce Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Quando você pensa em alimentos para perda de peso, a batata doce pode não vir à sua mente. A batata doce pertence à categoria dos alimentos ricos em amido e muitas pessoas temem carboidratos ricos em amido, pensando que comê-los levará a uma desastrosa dieta. Mas engana-se quem pensa desta forma.

Para você ter uma ideia, ela possui 2 vezes mais fibras, mais potássio, e 5 vezes mais cálcio do que a batata inglesa (batata normal). Também é muito rica em proteína e fósforo. Todas essas características desse tubérculo ajudam a controlar o colesterol ruim (LDL) e a diabetes, e além disso, melhora o funcionamento do intestino. Assim, aderir uma dieta da batata doce para emagrecer pode ajudá-lo como você não imagina.

Por quê?

– Baixas calorias

A batata doce contém 10% de suas calorias diárias em um plano de perda de peso moderada, de 1.600 calorias por dia. Uma unidade de tamanho médio contém cerca de 160 calorias, no entanto, é bastante grande. Na verdade, a batata doce de tamanho médio tem cerca de 5 centímetros de comprimento e um diâmetro de cerca de 2 polegadas. Comer alimentos de baixa caloria ajuda a perder peso, em especial no cálculo base de qualquer dieta, que é a queima de mais calorias do que o consumo.

– Elevado índice de fibras

A batata doce contem uma elevada quantidade de fibra, sendo que uma média, cozida com a sua pele ainda intacta, contém cerca de 3,8 gramas de fibra. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, uma dieta rica em fibras ajuda a perder peso. As batatas doces e outros alimentos ricos em fibras ajudam a suportar a perda de peso e reduzir o apetite, reduzindo a tentação de comer demais.

– Baixo índice glicêmico

A batata doce possui um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não é susceptível a elevar os níveis de açúcar no sangue, mantendo-os dentro de uma faixa saudável, que pode desencorajar o aumento da gordura na barriga. Isto ocorre pois este tubérculo possui o chamado amido resistente.

Esse amido é um tipo de carboidrato, no entanto, ao contrário do carboidrato normal, ele não é rapidamente absorvido pelo organismo. Como funciona esse mecanismo, então? As enzimas do intestino delgado não conseguem digeri-lo, além dele atrair moléculas de gordura e açúcar; assim, essas moléculas acabam sendo digeridas mais lentamente.

A dieta da batata doce para emagrecer e outras com alimentos que têm pontuações de baixo índice glicêmico geram a perda de peso. Isso ocorre porque os níveis de açúcar no sangue instáveis frequentemente levam à resistência à insulina, um precursor para a obesidade.

Planeje suas receitas com batata doce

Para fazer a dieta da batata doce para emagrecer, você não precisa ficar o tempo todo comendo apenas a batata. Felizmente, para fazer essa dieta basta incluir a batata doce em um cardápio saudável e equilibrado. Você só não pode comê-la em excesso.

Ainda mais, a eficácia da batata doce na perda de peso depende do seu método de preparação. Sua contagem de baixas calorias sai pela janela se você afundá-las em uma fritadeira, por exemplo. Sendo assim, opte por pratos que tenham este ingrediente em sua descrição, ou até mesmo varie com dicas exóticas como os tacos mexicanos, substituindo as massas que recebem o recheio de carne e temperos por estas batatas.

Outra alternativa é apenas inserir a batata doce grelhada com carnes e saladas, dentro de uma dieta normal que evite frituras e molhos gordurosos. Selecionamos exemplos de 4 receitas que demonstram como ela pode ser gostosa e saudável de forma diferente, dando uma variada na sua dieta da batata doce para emagrecer:

1. Purê

Ingredientes:

  • 150 g de batata doce;
  • 10 g (1 colher de chá) de requeijão light;
  • 2 colheres de sopa de leite (desnatado).

Cozinhe a batata doce em água até que ela fique macia. Após esfriar um pouco, descasque, amasse a batata, acrescente o requeijão e misture. Em seguida, coloque o leite e misture novamente. Se você quiser um ponto mais mole, basta acrescentar mais leite.

2. Bolo

Ingredientes:

  • 01 batata doce pequena, cozida e sem casca;
  • 03 claras de ovo;
  • 01 ovo inteiro;
  • 02 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão;
  • 03 colheres de sopa de whey protein (opcional);
  • 01 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar.

Despeje todos os ingredientes no liquidificador e bata. Em seguida, coloque a massa nas forminhas de silicone e leve ao forno aquecido a 220⁰C por 30 minutos. Aguarde que eles esfriem dentro do forno para não murcharem.

3. Sopa

Ingredientes:

  • 1 cebola ralada;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 colher de chá de castanha do pará picada;
  • 1 abobrinha cortada em cubos;
  • 1 xícara de chá de salsa picada;
  • 2 xícaras de chá de batata doce cortada em cubos;
  • 3 xícaras de chá de lentilha cozida;
  • 1 e ½ dente de alho amassado;
  • 1 xícara de chá de agrião picado;
  • Água fervente;
  • Sal a gosto.

Despeje em uma panela funda o azeite para aquecer e refogue a batata doce, a cebola, o alho e a abobrinha. Em seguida, despeje a água fervente cobrindo todos os legumes e deixe cozinhar até estarem al dente. Feito isto, retire do fogo, deixe amornar e bata tudo no liquidificador. Depois, coloque todos os legumes batidos dentro da mesma panela e adicione a salsa, a lentilha e o sal até aquecer. Por fim é só servir colocando um pouco do agrião e da castanha do Pará.

4. Chips

Ingredientes:

  • 2 a 3 batatas doces bem lavadas;
  • Água.

Cozinhe as batatas doces com a casca por cerca de 20 a 30 minutos, até que se consiga espetar com um garfo (não precisa ficar muito macia). Deixe amornar e retire as cascas. Corte a batata em rodelas fininhas e coloque em uma forma para assar. Controle o forno para não queimar (em 150 a 20 minutos). Você pode colocar orégano ou ervas finas para aprimorar o sabor.

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir batata doce em sua alimentação? Como funciona sua dieta, você a utiliza para emagrecer ou ganhar massa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 3,52 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Dieta da Batata Doce Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”

  1. Cara eu odeio batata doce. Mas infelizmente tenho que comer pra conseguir ver os resultados vindo. É impossivel deixar a batata doce do lado caso eu queira ter resultados. Apesar dela ser ruin, ela é simplesmente incrivel mesmo. Muito boa explicação.

  2. Amo batata doce, está sempre na minha dieta, em bulking, cutting ou manutenção, excelente carbo, acompanho ele com ovos, atum ou peito de frango, no café da manhã e/ou pré treino.