Dieta de Desintoxicação: 5 Dicas Importantes Para Antes de Começar

Aqui estão 5 coisas para saber antes de começar uma dieta de desintoxicação (também conhecida como dieta detox). As dietas detox são ótimas, se feitas da forma correta. Qualquer pessoa pode seguir uma dieta detox, e você não precisa de bebidas ou pílulas para te ajudar a conseguir ótimos resultados. Tudo o que você precisa é o alimento certo, muita água e autodisciplina.

Muitas vezes, pessoas começam uma dieta de desintoxicação sem saber o que esperar e nem o que fazer depois dela. Se você sempre volta a comer porcarias e acaba tendo que fazer novamente essa dieta, você corre o risco de ter um efeito sanfona, o que não seria nada bom nesse caso.

Ainda mais, a palavra “detox” é usada tão frequentemente que seu significado se perdeu um pouco. Se você está interessada em começar uma dieta detox, vá em frente. Antes de começar, leia isso:

1) Nem todos os alimentos saudáveis são desintoxicantes

Há uma diferença entre comer alimentos limpos e comer alimentos desintoxicantes . Todos os alimentos desintoxicantes são saudáveis, mas nem todos os alimentos saudáveis são desintoxicantes. Para desintoxicar, é importante saber se um alimento é anabólico ou catabólico. A diferença é muito simples. Alimentos anabólicos são considerados os “construtores do corpo”. Eles geralmente são ricos em proteína e gordura. Peixe, peito de frango e ovos são alguns exemplos de alimentos anabólicos. Normalmente esses alimentos são muito bons, mas quando você está desintoxicando, eles devem ser reduzidos. A meta da detox é quebrar, não construir.

Alimentos catabólicos, por outro lado, ajudam a quebrar as toxinas no seu corpo. Frutas, vegetais e outros carboidratos complexos são exemplos de alimentos catabólicos.

Se você está comendo de forma saudável, em uma dieta limpa com uma boa quantidade de proteína e gordura, você não está fazendo nada errado. Continue! Quando estiver pronta para se desintoxicar, entretanto, você precisará cortar esses alimentos temporariamente.

2) Espere se sentir um pouco mal por um tempo

Frequentemente, quando as pessoas começam uma verdadeira dieta de desintoxicação, elas não se sentem muito bem. Na verdade, algumas pessoas se sentem muito mal. Dores de cabeça, náusea e vontades de comer podem tirar um pessoa do rumo depois de alguns dias na detox. Lembre-se, o objetivo de uma dieta detox é se livrar das toxinas do corpo. Essas toxinas têm que circular pelo corpo antes de saírem. Descansar bastante e beber chás de ervas e água filtrada pode te ajudar a passar por essa fase da dieta. Depois de um tempo, você começará a se sentir estável e até energizada. Seja paciente, você cai chegar lá.

3) Se você está doente, espere…

Muitas pessoas são motivadas a começar uma dieta detox porque estão doentes, mas se seu sistema imune já está comprometido, espere até estar forte o bastante para ser capaz de lidar com os sintomas inevitáveis da detox. Liberar todas as toxinas acumuladas no seu corpo em um ambiente já doente irá piorar as coisas. Deixe seu corpo forte ao comer de forma balanceada com proteína e alimentos com gordura (anabólicos), assim como muitos vegetais e frutas ricos em nutrientes. Depois de se sentir bem e saudável, comece uma dieta detox.

4) O peso irá voltar

Um dos muitos benefícios de uma boa dieta de desintoxicação é a perda de peso. Isso pode fazer com que a dieta detox seja muito atraente. Se você continuar em uma dieta detox por, digamos, duas semanas ou mesmo um mês você pode perder muito peso. Quando você termina a dieta detox e começa a reintroduzir alimentos que não comia há algum tempo, você vai ganhar um pouco do peso de volta. Isso não faz mal! É claro, ao desintoxicar seu corpo você dá ao seu fígado uma ajuda ao abrir os caminhos que desaceleravam sua habilidade de metabolizar gordura, então um pouco da perda de peso pode ser permanente.

Para aqueles que passam por uma detox apenas para poderem se fartar de pizza, cookies e cerveja porque você não os come há algum tempo…bem, o peso que você perdeu, assim como todos os benefícios da detox, serão rapidamente revertidos.

Pense na desintoxicação como uma limpeza na sua casa. Leva um tempo para conseguir limpar tudo, mas uma vez que você limpa, não fica feliz com como as coisas ficam? Você nunca andaria com sapatos sujos de lama no chão que acabou de limpar. A mesma coisa vale para o seu corpo. Pode levar um tempo para limpar seu sistema, mas você se sentirá muito bem. Bagunçar tudo de novo comendo porcaria não faz sentido.

5) Remova os Obstáculos

Um bom conselho para qualquer pessoa que queira fazer uma dieta de desintoxicação séria é comer de forma saudável e evitar os maus hábitos antes de começar a se desintoxicar. Comer de forma saudável em uma dieta com alimentos não processados e livres de açúcar, excesso de cafeína e álcool irá fazer qualquer dieta detox muito mais fácil.

Você já fez alguma dieta de desintoxicação? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*