Como Fazer Uma Dieta Detox – 12 Dicas Simples e Curiosas

Especialista:
atualizado em 08/02/2017

É uma crença comum que uma dieta detox é uma coisa que se faz apenas uma vez e dura de 24 horas a várias semanas. Mas não há nenhuma razão para não desintoxicar seu corpo de forma contínua. Isso faz sentido, já que você ingere toxinas todos os dias, até que elas se acumulem a ponto de causar problemas. Ao eliminar toxinas todos os dias você mantém seu corpo se sentindo bem, e reduz a chance de desenvolver grandes problemas por causa do seu nível de toxinas. Descubra aqui como fazer uma dieta detox com dicas simples e curiosas para o seu dia a dia.

Beba Muita Água

Essa é uma dica que você provavelmente está cansado de ouvir, mas isso acontece porque a água é extremamente importante para muitos órgãos vitais, e ela ajuda a manter seu corpo livre de toxinas. Ela também ajuda seu corpo a eliminar fezes, que contêm muitas toxinas. Ao ajudar a manter seu intestino e sistema digestivo bem lubrificados, você está ajudando seu corpo efetivamente a se livrar de muitas toxinas sempre que você vai ao banheiro.

Escove Seu Corpo

Peque uma esponja seca e escove seu corpo, começando com as extremidades e indo para o centro. Faça isso de manhã antes de tomar banho, já que isso ajuda a eliminar pele morta e revelar uma nova camada de pele. Isso também ajuda seu corpo a eliminar toxinas, considerando que sua pele é o maior órgão do corpo. Você deve manter essa avenida aberta e se certificar de que ela está sempre o mais limpa e livre de toxinas possível.

Tome um Chá Desintoxicante Diariamente

Há muitos chás que oferecem diferentes benefícios de limpeza, o mais comum deles sendo o chá verde. Mas se você se cansa facilmente, você sempre pode mudar para outros chás com propriedades desintoxicantes. Há vários disponíveis, dependendo do que você procura, como chás que podem melhorar seu sono, chás que te dão energia ao longo do dia, chá que podem ajudar a limpar seus rins e fígado, e também chás que te acalmam e te fazem se sentir bem. Vale a pena tirar um tempo para ver qual o melhor pra você.

Exercite-se Todos os Dias

Antes de você começar a reclamar, tenha em mente que você não precisa ir a extremos, mas você também não deve deixar passar um dia sem que você faça algum exercício. Seu sistema linfático não tem uma bomba como seu sistema circulatório, então ele depende de você se levantar e fazer exercícios para fazer sua linfa se espalhar pelo corpo.

Coma um Super Alimento em Cada Refeição

Você não precisa mudar suas refeições e não comer nada além de super alimentos, mas uma boa meta é incluir um super alimento em cada refeição. Isso quer dizer que você pode começar com uma fruta no café da manhã e receber antioxidantes, comer salada de espinafre no almoço e ingerir seus fitonutrientes e então adicionar um super tempero no seu jantar para acelerar seu metabolismo.

Coma Probióticos Naturais

Uma parte importante de saber como fazer uma dieta detox é ajudar a digerir os alimentos que você come. Isso fará uma grande diferença no tempo que um alimento fica no seu estômago para fermentar e criar um ambiente tóxico. Há pílulas que você pode tomar que adicionarão probióticos e enzimas digestivas ao seu sistema, assim você pode processar melhor o que você está comendo. Mas outra forma de ingeri-los é comer alimentos que ajudam a criá-los. Tente começar sua refeição com um repolho fermentado, como há nas culinárias coreana e alemã. Eles podem não parecer muito bons no começo, mas logo você irá gostar.

Durma Bem

Seu corpo se limpa enquanto você dorme, com o fígado fazendo muito do seu trabalho de manhã. Passar a noite acordado, ou mesmo ficar acordado para ver alguma coisa até tarde na TV te faz perder ciclos de sono profundo que ocorrem antes da meia noite. Acorde cedo, também, porque você não quer dormir mais quando seu corpo quer se livrar de resíduos. Deixar que a vontade de ir ao banheiro passe ou segurar a urina até mais tarde pode fazer com que ela seja reabsorvida pelo corpo.

Assista Menos TV e Jornais

Você pode não ter feito a conexão entre assistir muita TV e jornais e ter muitas toxinas no seu corpo. Mas se você não mantém sua mente limpa, você estará mais propenso a sentir coisas que levam a toxicidade. Todas as propagandas que você vê entre os programas estão tentando fazer com que você sinta que precisa de alguma coisa para ser completo, ou são propagandas de fast food e outras coisas que não são saudáveis. Jornais são geralmente sobre tragédias e más notícias pelo mundo todo. Encher sua cabeça com esses sons e imagens não faz nada pelo seu bem estar, e podem contribuir para seu nível de toxicidade.

Escove Sua Língua

Os dentistas dizem isso há anos, mas faz sentido escovar sua língua, já que ela é principal local onde ficam germes e bactérias.

Opte por Orgânicos

Alimentos orgânicos são importantes não porque contêm mais nutrientes ou vitaminas do que alimentos normais, mas porque eles não contêm coisas como químicos e ingredientes sintéticos como xarope de milho. Ao escolher alimentos orgânicos e não convencionais, você está mais perto de comer o tipo de alimento que existia 50 anos atrás.

Faça Vitaminas

Vitaminas são uma ótima forma de conseguir quantidades grandes de super alimentos. Você pode misturar espinafre ou couve com algumas frutas como morango ou mirtilo e fazer uma bebida deliciosa e nutritiva que não faz parecer que você está perdendo alguma coisa.

Evite “Retox”

A única coisa que você deve evitar é voltar aos hábitos que te colocaram em um estado tóxico para começar. Evite açúcares refinados, fast food e aditivos, e foque em comer alimentos completos que aumentam sua saúde e felicidade. Não faz sentido desintoxicar o corpo se você vai enchê-lo de toxinas novamente. Tomar ações como beber chá verde e depois ir ao McDonald’s não vai te dar os mesmos efeitos de beber chá verde e meditar por uma hora.

Só porque você está tomando uma abordagem diária da dieta detox, você não tem que se culpar se não fizer um dia, ou comer alguma coisa não saudável aqui e ali. A meta é melhorar continuamente e você não está em uma corrida. Tente continuar fazendo ajustes na sua vida, assim você vai aprender como fazer uma dieta detox da melhor maneira para você mesmo. Isso pode requerer que você deixe hábitos e crenças antigos arraigados, mas com o tempo você criará novos caminhos neurais e a detox diária virá fácil e naturalmente.

Veja aqui mais detalhes sobre a dieta detox, com mais dicas interessantes, cardápio e dicas para ter mais resultados e evitar efeitos colaterais.

Que parte de uma dieta detox é o mais difícil para você conseguir adaptar ao seu estilo de vida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário