Dieta Delivery – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/04/2020

Encarar uma dieta não é um dos desafios mais simples, às vezes a vontade de seguir em frente acaba encontrando obstáculos diante da logística da coisa. Como assim?

Bem, para que a dieta obtenha êxito, é necessária uma mudança de hábitos alimentares, em primeiro lugar. Pratos mais saudáveis, bem menos calóricos e mais balanceados precisarão ocupar o lugar das velhas receitas que nos fizeram engordar, e que deverão ser deixadas de lado. É aí que começam a surgir os primeiros problemas.

As dietas hipocalóricas exigem outros ingredientes, outras formas de preparo, e muitas vezes desestimulam quem está tentando segui-las, e ao mesmo tempo deve cozinhar normalmente para os demais habitantes da casa, que não estão em dieta.

Há ainda os casos de pessoas que não cozinham, sempre comem fora de casa, e vão precisar de uma ajuda extra nesse quesito.

Como uma luz no final do túnel, surgiu de uns tempos para cá a dieta delivery, que permite, mais facilmente, a adesão a novos padrões alimentares, facilitando a vida de quem está tentando perder alguns quilinhos.

Como Funciona

Simples. Como o próprio nome sugere, uma dieta delivery nada mais é que a entrega, em local previamente combinado, de pratos congelados ou não, desenvolvidos para pessoas com necessidades de redução calórica em suas refeições.

Você escolhe uma entre várias empresas que prestam esse serviço. Algumas dessas escolhas podem ser feitas pelo site, onde há alguns menus, tabelas calóricas dos ingredientes utilizados nas porções, e algumas outras informações.

Você também pode ligar para essas empresas e pedir informações pessoalmente.

De uma forma ou de outra, será através dessas orientações que a escolha da dieta delivery se tornará possível.

Essas empresas, em sua maioria, mandam os pratos embalados em porções individuais, etiquetados, congelados, prontos para o consumo. Há possíveis variáveis quanto à escolha desses pratos serem congelados ou não. É uma questão de preferência e necessidades individuais.

Se esses pratos forem entregues em domicílio, com dietas prontas para vários dias consecutivos, a opção pelos congelados é mais interessante. No entanto, dependendo do lugar onde a pessoa se encontra, também pode ser mais saboroso provar algum prato feito no mesmo dia.

Como Trabalham Algumas Empresas Especializadas

No universo das pessoas em dieta, não existem somente os que estão tentando perder peso por questões estéticas. Algumas dessas empresas de dieta delivery também privilegiam outras carências, como por exemplo.

  • Diabéticos

Nesse caso, há pratos elaborados com adoçante, isentos de açúcar e carboidratos.

  • Cardíacos

Dietas com baixo teor de sódio e praticamente sem gorduras.

  • Convalescentes

Nem sempre alguém que recebeu alta está em condições de cozinhar, ou tem alguém por perto com tempo para fazê-lo. Nesses casos, é possível encontrar cardápios leves, apropriados para essa fase.

  • Crianças

Há muitas crianças que precisam fazer dieta, já apresentando índices assustadores de colesterol e triglicérides, por exemplo. Os pais poderão encontrar uma forma de tratarem esses problemas, com sugestões prontas, que saem do lugar comum, do dia a dia, e incitam a criança a degustar esses pratos com mais vontade.

  • Atletas

Para se criar massa muscular, além de muita dedicação física, é preciso também uma restrição alimentar rigorosa, abrir mão de muitas coisas, e passar a consumir alimentos específicos, que ajudam nesse desenvolvimento.

Nem sempre a família vai seguir a mesma dieta, o que torna difícil para quem pretende fazê-lo. É possível encontrar uma dieta delivery específica para esse tipo de atividade.

  • Gestantes

Algumas gestantes engordam além da conta. Não é aconselhável fazer dietas malucas durante a gestação, principalmente porque a carência de alimentos saudáveis pode afetar o bebê, mas, ao mesmo tempo, é preocupante o ganho excessivo de peso por parte da mãe.

Nesses casos, as dietas para gestantes, desenvolvidas para alimentar mãe e bebê de forma saudável, sem aumento de peso, vão ser de grande ajuda.

  • Celíacos

Outra questão complicada de resolver. Refeições, lanches, e tudo mais, onde a presença do glúten é proibida. As empresas que se prestam a uma dieta delivery sem glúten oferecem sugestões interessantes e diferentes do tradicional.

  • Os “bariátricos”

A cirurgia bariátrica popularizou-se, mas quem se submete a essa cirurgia, precisa de uma dieta líquida, de baixas calorias, balanceada e específica para as primeiras semanas. Há ainda outro tipo de dieta, já mais pastosa, para as semanas seguintes e assim por diante. Há também o auxílio profissional para esses casos.

  • Vegetarianos

Já mais popular, as dietas vegetarianas fazem parte do cardápio de algumas empresas de dieta delivery, inclusive, prestando serviço aos que não seguem o vegetarianismo à risca, mas gostam de alguns de seus pratos.

  • Veganos

Ainda um tipo de dieta bem restritiva, específica, mais difícil de ser encontrada com a opção de delivery, mas à medida que for se popularizando, provavelmente será mais uma opção de dieta a ganhar mercado.

  • Terceira idade

Fase da vida onde a restrição a vários alimentos se torna muito comum, mas a necessidade de alimentação balanceada e diferenciada é bastante importante. Os vovôs e vovós também têm um aliado nesse campo. Há algumas opções de dieta delivery para essa faixa etária também.

  • Zero lactose

Para os que adoram leite e derivados, mas estão impedidos de consumi-los. As empresas de dieta delivery não os deixaram esquecidos. Há também um segmento de mercado voltado para eles.

Certamente, nos grandes centros urbanos, encontraremos outros serviços nessa linha, ainda mais segmentados.

Para Quem Quer Perder Peso

No caso da dieta delivery voltada especificamente para perda de peso, há mais empresas atuando nessa área, com propostas de cardápio diferenciadas.

  • Alguma oferecem cardápios seguindo as receitas do método Dukan.
  • Dietas para quem já atingiu o peso desejado e precisa somente de manutenção.
  • Detox para quem precisa de desintoxicação do organismo.
  • Dieta para pessoas com problemas de retenção hídrica. É um programa balanceado que acelera o metabolismo, reduzindo medidas, mantendo a massa magra e desinchando.
  • Quem faz academia encontra na alimentação correta um complemento à perda de peso. Há dietas ricas em proteínas, isentas de carne vermelha e de carboidratos.

Dicas

  • Antes de fazer a opção por essa ou aquela empresa, informe-se. Há muita variedade disponível, mas algumas oferecem cardápios padrão com 600, 800 e 1000 calorias, que nem sempre vão de encontro às suas necessidades.
  • Há empresas que pedem o preenchimento de um questionário pelo cliente. De acordo com as respostas, a empresa poderá indicar cardápios mais adequados a casa pessoa, sem, no entanto, serem personalizados.
  • Encontramos também, nesse segmento de dieta delivery, serviços de nutricionistas. Obviamente vai encarecer as refeições, mas também a personalização da dieta poderá trazer resultados muito melhores.
  • Em nenhuma dessas empresas, os preços são baratos. Esse segmento de mercado é diferenciado, exige ingredientes mais específicos, como também mais rigor no desenvolvimento dos pratos.

A escolha de uma empresa de dieta delivery, como podemos notar, não é tão simples assim, envolvendo uma série de detalhes em relação a cardápios, preços, qualidade dos pratos (isso envolve sabor, higiene, embalagem), pontualidade na entrega, atendentes atenciosos e dispostos a fornecer o maior número de informações possível, e talvez o principal: os resultados. Agora é com você!

Você já conhecia o conceito de dieta delivery? Qual seria a sua necessidade para adotar uma? Acredita que funcionaria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário