Dieta Detox Líquida – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

As chamadas dietas rápidas são as mais procuradas pelas pessoas. Todos desejam resultados rápidos e notáveis, mas o que muitas pessoas não sabem é se essa perda de peso é realmente saudável. Atualmente podemos facilmente encontrar as famosas dietas detox, as quais estão sendo divulgadas em livros e revistas destinados àqueles que querem conquistar medidas menores em um curto período de tempo.

A dieta detox líquida é uma dessas que estão se tornando as queridinhas dos adeptos de dietas. Podemos contar com inúmeras considerações sobre a ingestão de alimentos sólidos, então é importante entendermos porque criaram uma dieta líquida específica para desintoxicação.

Agora você poderá entender um pouco melhor sobre os benefícios oferecidos pela dieta, e assim reconhecê-la como uma alternativa para você entrar em forma antes do verão.

O que é?

Há diversas pessoas que acreditam que ao reduzirem o consumo de alimentos sólidos, podem perder peso, pois as digestões podem ocorrer de forma mais rápida e eficiente se consumirem apenas alimentos líquidos. Podemos destacar inclusive que há pessoas que processam os alimentos sólidos para que líquidos possam contribuir de forma mais eficiente para o equilíbrio do corpo.

O objetivo da dieta detox líquida é exatamente esse, tornar as digestões mais rápidas e contribuir para a eliminação das toxinas indesejáveis ao organismo. A dieta é recomendada para ser mantida por no máximo dois dias, já que a ingestão calórica é extremamente restrita, mas é fundamental que você mantenha uma alimentação saudável após as 48 horas de desintoxicação, pois caso contrário, os resultados conquistados podem estar comprometidos.

Essa dieta é muito utilizada por celebridades, e a atriz Gwyneth Paltrow é uma das quais levantam a bandeira da dieta detox líquida. Afirma-se que o plano alimentar líquido pode reduzir o peso, oferecer energia e até fortalecer o organismo e sistema imunológico.

Como funciona?

Para se determinar a fazer a dieta detox líquida, você deverá reconhecer que deve abrir mão de comer qualquer alimento sólido durante 48 horas. A dieta deve ser adotada nesse período, exatamente para não ocasionar distúrbios alimentares devido à proibição do hábito de mastigação.

A dieta é bem simples, ela contém as refeições tradicionais de seu dia. Ela apenas se difere pelo fato de não permitir o consumo de nenhum alimento sólido, ou seja, caso queira comer qualquer coisa, deverá processar, ou optar por sucos detox e outras bebidas. Para te ajudar a planejar os sucos veja alguns ingredientes aqui.

Não há dificuldade, a única exigência é que você saiba preparar o caldo para ser consumido nas refeições. É fundamental que você saiba realizar o cozimento dos legumes e verduras sem comprometer as propriedades contidas nos mesmos.

Caldo desintoxicante de Rúcula com brócolis

A dieta detox líquida é baseada em uma alimentação líquida, logo, nada melhor que conhecer uma receita que ofereça nutrientes e principalmente saciedade para colaborar no controle de fome e ansiedade.

Abaixo você poderá conhecer melhor como preparar o caldo de brócolis e rúcula, pois esses alimentos podem contribuir com diversos nutrientes e principalmente serem digeridos de forma rápida e eficiente, resultando na desintoxicação esperada para a perda de peso.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho socado
  • Meia cebola picada ou cortada em cubinhos
  • 1 molho de brócolis em cortes finos
  • 3/4 xícara de rúcula
  • 3/4 xícara de agrião
  • Meio limão
  • 2 xícaras e meia de água
  • Pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo

  • Ponha o azeite em uma panela antiaderente e leve em fogo médio;
  • Adicione o alho e a cebola, faça um refogado em 1 minuto;
  • Acrescente o brócolis e aguarde cozinhar por em média 4 minutos ou até identificar aparência verde brilhante;
  • Acrescente a água, a pimenta, após ferver, abaixe o fogo e ponha a tampa sobre a panela;
  • Cozinhe o caldo por 8 minutos, ou até identificar que o brócolis conquiste consistência macia;
  • Leve o caldo ao liquidificador, e junte com a rúcula;
  • É fundamental que você atente para a combinação de líquidos quentes, ponha aos poucos e atente para a resistência do refratário do liquidificador;
  • Sirva o caldo junto comum pouco de limão fresco.

Cardápio

Café da manhã

  • 200 ml de água com 1 limão espremido
  • 1 copo de iogurte grego ou desnatado
  • 1 colher (de sopa) de quinoa

Lanche da manhã

  • 300 ml de suco detox

Almoço

  • 300 ml de suco detox
  • Caldo de legumes

Lanche da tarde

  • 300 ml de suco detox. A bebida pode ser preparada com vegetais e legumes que beneficiem a desintoxicação do corpo. Não se esqueça de priorizar os alimentos verdes que são muito eficientes na eliminação de toxinas.

Jantar

  • Salada de legumes temperada com limão
  • 300 ml de suco detox

Ceia

  • 1 iogurte grego ou desnatado
  • 1 colher (de sopa) de quinoa

Dicas

Faça sucos e vitaminas com frutas e alimentos frescos, principalmente aqueles ricos em vitaminas e componentes que podem favorecer à nutrição de seu corpo.

  • Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia.
  • Consuma chás e bebidas que ofereçam efeito termogênico, para que assim a queima de gorduras seja contínua.
  • Evite consumir alimentos gordurosos, oleosos, doces, massas, condimentos, bebidas alcoolicas e cafeína.
  • Durma pelo menos 8 horas, é fundamental que seu corpo se recupere para as atividades do dia seguinte.
  • Não permaneça muito tempo sem se alimentar, os longos períodos sem refeições podem resultar em ansiedade e até compulsão alimentar.
  • Não adote a dieta detox líquida por um longo período de tempo. Você deve ter notado que o plano alimentar possui baixa quantidade calórica, e essa alimentação limitada pode contribuir para a ocorrência de diversos efeitos colaterais. É recomendado que o plano alimentar seja adotado por 48 horas, mas caso sinta mal estar, interrompa imediatamente a dieta.

Avaliação médica

A adesão de uma dieta sem fundamentação comprovada pode resultar em diversas consequências à sua saúde. Se você desejar iniciar a dieta detox líquida, busque uma avaliação de um médico, apenas ele poderá informar quais reações a dieta restrita pode oferecer ao seu organismo.

Em caso de desaprovação, o médico poderá recomendar uma outra dieta que melhor se adeque às características de seu corpo, principalmente quanto ao seu metabolismo. É importante reconhecer que a dieta possui baixíssimo consumo calórico, pois essa deficiência pode ocasionar efeitos secundários e mal estar. Tonturas, dores de cabeça e fraqueza são os sintomas mais comuns. É exatamente por isso que o conhecimento de um médico pode auxiliar na identificação de qualquer reação adversa.

Exercícios físicos

Não pense que a dieta detox líquida oferecerá benefícios e resultados surpreendentes. Essa dieta pode contribuir para que seu corpo se mantenha limpo e livre de toxinas indesejáveis, mas os resultados podem ser ainda mais visíveis se você se determinar a praticar hábitos saudáveis e que contribuam para que seu corpo se mantenha permanentemente em equilíbrio.

Os exercícios poderão auxiliar na queima de calorias e ainda favorecer ao funcionamento metabólico. Quando falamos de limpeza, não podemos apenas nos limitar a falar sobre a eliminação de toxinas contidas nos alimentos. A limpeza também pode ser referente à sua pele. As atividades físicas podem induzir à transpiração, que também pode ser considerada uma forma eficiente de eliminação de toxinas indesejáveis ao organismo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem vontade de fazer uma dieta detox líquida de dois dias? Acredita que conseguiria segui-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário