Saiba a Verdade Sobre as Dietas Rápidas

Especialista:
atualizado em 20/04/2020

Todo mundo quer dar um jeitinho na vida. As pessoas simplesmente querem encontrar dietas para perder peso que sejam fáceis e rápidas de se fazer. Às vezes esses jeitinhos podem ser muito benéficos. Existem algumas coisas na vida nas quais os jeitinhos são uteis. A respeito de perda de peso, os jeitinhos geralmente não são uma boa escolha. Existem diversos programas de dietas rápidas que prometem reduzir o peso rapidamente. Na verdade, alguns desses planos de dieta realmente reduzem muito peso, mas eles não fazem de uma forma muito saudável. Se você estiver considerando fazer uma dieta rápida, um modismo para se perder peso, você poderá querer repensar a sua decisão. Você pode muito bem perder peso nessas dietas, mas saiba como você provavelmente vai perder o peso antes de começar qualquer dieta nova.

O problema das Dietas Rápidas

Imagine pegar uma pedra por dia e colocá-la em uma pilha e fazer essa mesma coisa a cada dia por vários anos. Depois de um tempo, a pilha terá crescido consideravelmente e será muito grande. Você decide retirar as pedras da pilha e colocá-las de volta no lugar, mas você quer fazer isso em alguns poucos dias. Essa é uma pequena metáfora de como essas dietas funcionam. As pessoas passam anos e anos comendo mal e sem se exercitar e então querem fazer uma dieta rápida que irá remover todo aquele peso em apenas algumas poucas semanas. Mesmo se você pudesse encontrar um programa que realmente faça isso, imagine o estresse que ele provocaria no seu corpo. O corpo humano não é feito para mudanças bruscas e muitas consequências maléficas à saúde estão geralmente associadas com qualquer tipo de mudança drástica que acontece rapidamente. De uma forma simples, tentar retirar a gordura corporal que você acumulou durante vários anos em um pequeno espaço de tempo é uma receita para o desastre. Uma dieta rápida que promete mudanças com um esforço mínimo mais do que provavelmente irá destruir a sua saúde.

Dietas Rápidas Nunca Duram

Você pode ter escutado pessoas reclamarem sobre a perda de peso ioiô. Esse é um grande problema para as pessoas que estão tentando perder peso. O que acontece durante o ciclo vicioso é que as pessoas fazem uma dieta rápida, perdem um pouco de peso, saem da dieta e rapidamente ganham novamente o peso. Esse ciclo é repetido por algumas pessoas durante toda a sua vida adulta. A constante mudança entre estar de sobrepeso e então perder peso é extremamente estressante para o seu corpo. Se você passou por esse ciclo mais de uma vez, você sabe o quão frustrante pode ser.

Então, por que as pessoas continuam a flutuar entre um peso controlado e a obesidade? É simplesmente porque um programa de dieta rápida nunca é fácil de manter por um longo período de tempo. Assim que você sai da dieta da moda, é típico ganhar novamente o peso. A dieta rápida em geral é feita baseada no conceito de limitar as calorias de uma forma ou de outra. Você pode perder peso se você restringir as calorias, mas no dia que você parar com a restrição das calorias será o dia que o peso irá começar a voltar. As pessoas não estão adaptadas a viverem em um estado de fome constante, mas é nisso que muitas dietas se baseiam. Esses tipos de dietas funcionam por pequenos períodos de tempo, mas ninguém pode comer tão poucas calorias por muito tempo. Mais cedo ou mais tarde a fome vence e as pessoas saem das suas dietas. Na maioria dos casos, as pessoas não voltam rápido à dieta restritiva, então é muito fácil ganhar todo o peso perdido – e mais um pouco.

Dietas rápidas podem ser perigosas

Muitas dietas da moda podem ter consequências piores do que simplesmente a variação do peso e falham no objetivo de manter mais magro. Algumas dietas rápidas são totalmente perigoso para você. Já existiram dietas que restringiam totalmente certos tipos de nutrientes por longos períodos de tempo. O corpo humano precisa de uma dieta saudável e equilibrada, que inclua todos os nutrientes essenciais. Se você restringir o que o seu alimento precisa por longos períodos você logo irá acabar adoecendo. Há pouco tempo atrás existiam dietas que defendiam níveis de gordura próximos a zero como parte do plano de alimentação. As pessoas que fizeram esse tipo de dieta limitaram todo o consumo de gordura, incluindo as gorduras saudáveis. Deixar a gordura fora da dieta frequentemente leva a um déficit calórico, então as pessoas realmente perdiam peso nessas dietas de caloria zero, mas elas também deixavam de comer os ácidos gordurosos essenciais como os ácidos ômega 3, que são essenciais para a boa saúde. Se uma dieta rápida lhe disser para restringir nutrientes importantes por longos períodos, não será uma dieta a ser seguida.

Como perder peso – A forma certa

Não deve existir nenhuma pressa em uma dieta perder peso. É ruim para a sua saúde tentar perder quantidades grandes de peso de forma rápida. Uma dieta equilibrada que seja rica em vitaminas, minerais, fibras e proteína de alta qualidade é a melhor dieta para perder peso. Pequenas refeições nutritivas devem ser feitas a cada duas ou três horas para manter o metabolismo funcionando de forma consistente e para prevenir a queda nos níveis de açúcar. O aumento no consumo de proteína deve ser parte da sua dieta também. Isso é especialmente importante para as pessoas que estão começando programas de exercício. Adicionar proteína extra na sua dieta é essencial para preservar o tecido magro do corpo e apoiar a boa saúde em geral.

Você concorda com as dietas rápidas? Acha que para perder peso vale tudo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário