A Dieta do Além do Peso – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Além do Peso foi um reality show mostrado dentro do Programa da Tarde e, posteriormente, no Hoje em Dia, ambos exibidos pela Rede Record. O reality mostrava a rotina de pessoas comuns, que sofriam com obesidade, e tiveram que modificar sua rotina e alimentação como forma de emagrecer de maneira saudável.

Acompanhados por uma psicóloga, uma nutricionista, preparador físico e uma endocrinologista, um total de oito participantes competia semanalmente para atingir metas e permanecer até o final do programa. Segundo a página do programa, a transformação dessas pessoas ia além da aparência e passava por uma mudança de comportamento.

Para atingir seus objetivos, os participantes enfrentavam uma maratona de atividades e permaneciam juntos durante 12 horas por dia.

eduardo-antes-e-depois

A dieta do Além do Peso

Quem sofre com excesso de peso ou até mesmo a obesidade e acompanhou alguma edição do reality, provavelmente pode ter se inspirado ou sentido vontade de seguir a mesma trajetória que os participantes do quadro.

Uma forma de seguir o mesmo caminho é conhecer como funciona a dieta do Além do Peso. A nutricionista do reality show, Bianca Chimenti Naves explicou como funciona o programa alimentar da atração.

Ela apresentou quais quatro regrinhas importantes que favorecem a dieta que promete eliminar 1% do peso corporal por semana. Ou seja, para uma pessoa que pesa 80 kg, isso significa perder 3,2 kg mensalmente.

Sem mais delongas, confira a seguir quais são essas regrinhas:

  1. Diminuir a ingestão de alimentos industrializados, ricos em açúcares e abundantes em gorduras.
  2. Comer mais frutas, verduras e legumes, além de consumir três porções de derivados magros do leite – que podem ser queijo ou iogurte, por exemplo -, que são fontes de cálcio, um mineral fundamental para a saúde dos ossos.
  3. Aumentar a ingestão diária de água.
  4. Fazer as refeições calmamente e reservar tempo para que os alimentos sejam bem mastigados.

A nutricionista também orientou uma alimentação mais dividida, que contemple alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, além de cereais. Segundo ela, isso ajuda a garantir que o organismo se mantenha saciado.

Outro conselho da profissional é ter o chamado “jantar de gala”, uma espécie de refeição do lixo comedida, em que a pessoa pode relaxar e consumir os alimentos que não come geralmente no dia a dia da dieta. 

Para ela, isso é importante para que o indivíduo conheça a si mesmo e aprenda a se controlar e saber escolher o que deve comer ou não.

A dieta do Além do Peso contempla o consumo de carboidratos – importantes para o fornecimento de energia ao corpo e ao cérebro – e de proteínas de origem animal – que colaboram com a manutenção da massa muscular e contribuem com o funcionamento adequado do organismo. 

alemdopeso2

Cardápio da dieta do Além do Peso

Agora chegou o momento de conhecermos um modelo de cardápio para o programa alimentar. Ele foi apresentado pela nutricionista Bianca Chimenti Naves. Confira:

– Café da manhã

1 porção de fruta (por exemplo: 1 banana ou ½ mamão papaia ou 2 fatias de melão ou 1 taça de salada de frutas), 2 colheres de sopa de farelo de aveia (por ser rico em fibras, ele ajuda a dar saciedade e a controlar os níveis de glicose no sangue, que quando sofrem picos, estimulam o apetite), 2 ovos cozidos ou 1 iogurte desnatado ou 2 fatias de queijo magro ou 1 copo de leite desnatado com café.

– Lanche da manhã

1 barrinha de cereal ou 5 a 6 unidades de biscoito integral.

– Almoço

Salada de folhas verdes, legumes e verduras crus, cozidos ou refogados à vontade, 3 colheres de sopa de arroz integral ou 3 colheres de sopa de purê de batatas ou 1 colher de servir de batata assada ou 1 escumadeira de macarrão integral ao sugo, 1 concha pequena de feijão ou 2 colheres de sopa de lentilha, ervilha, grão-de-bico ou soja cozida, 120 g de filé de carne bovina ou de peito de frango ou de peixe grelhado, assado ou cozido.

– Lanche da tarde

1 iogurte desnatado ou 1 copo de leite desnatado ou 2 fatias de queijo magro, 1 xícara de granola light ou 2 colheres de sopa de farelo de aveia e 1 porção de fruta (por exemplo: 1 banana ou ½ mamão papaia ou 2 fatias de melão ou 1 taça de salada de frutas).

– Jantar

Salada de folhas à vontade, 1 prato fundo de sopa de carne e vegetais com abobrinha, chuchu, abóbora, cenoura, beterraba e carne bovina, frango ou peixe ou 120 g de filé de carne bovina ou peito de frango ou peixe grelhado, assado ou cozido.

– Lanche da noite 

1 iogurte desnatado ou 2 fatias de queijo magro.

Dicas de outros especialistas

A endocrinologista Rosa Rahmi aconselhou consultar-se com um médico antes de iniciar a dieta do Além do Peso para investigar se não existem fatores de risco como diabetes, colesterol alto e problemas na tireoide. A ideia é evitar problemas como um enfarte durante a prática de atividades físicas.

Ela também aconselha a exclusão de refrigerantes, que são pobres em nutrientes e ricos em açúcar, e das comidas de fast food, dando preferência a combinação de arroz, feijão, carne e salada em refeições balanceadas.

carol-antes-e-depois

O preparador físico Alexandre Bró também afirmou que fazer caminhada é uma boa tática ao alcance de todos e que 30 minutos diários já ajudam a diminuir o peso corporal.

Alexandre ainda completou dizendo que ao começar uma vida ativa, a preguiça e as dores irão embora, o que serve de motivação para seguir em frente e não desistir do novo e saudável estilo de vida.

Já o psicólogo Alessandro Viana aconselhou esquecer o passado e focar-se em prazeres como o de entrar em uma roupa que antes não entrava.

Ele também orienta identificar as frustrações que estimulam a ingestão de comida como forma de escapar da realidade. Segundo o psicólogo, tomar conta do emocional – e não apenas da questão física – é importante para evitar o efeito sanfona e obter um resultado duradouro.

Cuidados 

Antes de aderir à dieta do Além do Peso, assim como qualquer outro programa alimentar, é fundamental que você procure o acompanhamento de um médico e um nutricionista.

Assim, você poderá ter a segurança de saber qual tipo de plano e cardápio são os mais adequados para o seu caso, tendo em vista não somente alcançar os objetivos em relação à perda de peso, mas também levando o bom estado da saúde em conta.

Até porque não basta somente perder peso. É essencial que isso aconteça com saúde, de modo que a rotina alimentar possa ser sustentada permanentemente, garantindo bons resultados a longo prazo, além de contar com a segurança de que o programa alimentar permite que o organismo receba todos os nutrientes dos quais necessita para funcionar corretamente.

Isso é algo que foi disseminado pelo reality Além do Peso, tendo em vista que os participantes contavam com auxílio e acompanhamento de profissionais da área da saúde, além de passarem por uma transformação de comportamento, e não simplesmente de aparência.

O que você achou de como funciona a dieta do Além do Peso para emagrecer? Toparia participar do programa? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “A Dieta do Além do Peso – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Seria tudo pra minha vida já até entrei no programa da cirurgia bariatrica. Mais assumo o.medo da cirurgia e.quem sabe com o.programa conseguiria emagrecer já estou hipertensa e a auto estima zerada

  2. Achei ótima a dieta !!!estou pesando 132 olá,sou hipertensa preciso desesperadamente emagrecer!!Nossa participa do programa é o q mais queridooo!

  3. Eu adoraria participar, sem contar que estou previsando muito…quero ser mae e obesa desse jeito nao da é muito arriscado.