A Dieta do Feijão Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Quem, quando criança, não ouvia a mãe dizer que tinha que comer feijão para crescer forte e saudável? Isso era muito comum, não é mesmo?

Também pudera, o alimento que costuma fazer par com o arroz na culinária brasileira é fonte de proteínas, carboidratos, flúor, fibras, ferro, cálcio, potássio, cobre, fósforo, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B. Uma concha com 125 g de feijão carioca pode apresentar 77 calorias.

Mas você sabia que a leguminosa também é a protagonista de um programa alimentar? Isso mesmo! Estamos falando da dieta do feijão para emagrecer. Vamos entender como funciona?

A dieta do feijão para emagrecer 

Antes de descobrirmos como o programa alimentar funciona, vamos procurar entender porque o feijão pode contribuir com o processo de perda de peso. Apesar da leguminosa ser rica em carboidratos, ela também é uma ótima fonte de fibras, apresentando 6,5 g do nutriente a cada porção de 100 g.

As fibras ajudam a emagrecer porque, após serem ingeridas, formam um gel no corpo e permanecem por mais tempo dentro do estômago. O resultado disso é o aumento da sensação de saciedade, o que faz com que o apetite demore mais para voltar e favorece a diminuição da quantidade de calorias que são ingeridas no dia a dia. Algo que é bastante benéfico para a perda de peso, tendo em vista que para emagrecer é necessário gastar uma quantia mais alta de calorias do que a taxa calórica que é ingerida.

Além disso, o feijão favorece o bom funcionamento do intestino. E isso está associado a um funcionamento mais eficiente do organismo, o que ajuda a perda de peso.

Como funciona a dieta do feijão para emagrecer

A ideia do programa alimentar consiste em substituir os açúcares e amidos presentes na alimentação por feijões. Os carboidratos presentes nas leguminosas são considerados “do bem”.

Os feijões foram escolhidos por fazerem parte do grupo dos carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo e não causam picos nos níveis de glicose no sangue.

Com isso, eles fornecem uma energia mais duradoura, ao contrário dos carboidratos simples, que são absorvidos rapidamente e trazem uma elevação muito rápida nas taxas de açúcar no sangue, causando picos, seguidos de quedas bruscas nesses índices. O resultado disso é o aumento do apetite.

Assim, carboidratos complexos como os feijões ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo, o que evita aqueles desejos loucos por comida pouco tempo depois de uma refeição.

Outro ponto a favor dos feijões é o alto teor nutricional que eles apresentam, como mostramos no início deste artigo. Isso é importante já que o organismo necessita de tais componentes para funcionar direitinho.

A dieta do feijão para emagrecer determina que cada refeição inclua feijões, vegetais – preferencialmente os verdes como espinafre, brócolis, acelga e rúcula –, ovos ou uma fonte de proteína animal como peixe, carne de vaca ou frango.

Também é permitido adicionar tofu ou lentilhas, se assim desejar, e é necessário consumir bastante água no dia a dia. Além disso, o programa recomenda a prática de exercícios físicos durante, no mínimo, três vezes a cada semana.

Variedades de feijões que podem marcar presença na dieta

Além do já famoso feijão carioca, você pode utilizar outras variedades da leguminosa em suas refeições, tais como:

  • Feijão-de-lima;
  • Feijão verde;
  • Feijão branco;
  • Feijão marrom;
  • Feijão fradinho;
  • Feijão fava;
  • Feijão preto;
  • Feijão azuqui;
  • Feijão rajado.

O que deve ser evitado na dieta do feijão para emagrecer?

Existem alguns grupos de alimentos que não devem fazer parte do programa alimentar. Confira quais são eles nas diretrizes a seguir:

  • Ficar longe de alimentos refinados – carboidratos simples – tais como pão branco, açúcar e massa;
  • Evitar arroz (inclusive o integral) e cereais;
  • Manter-se afastado de bebidas açucaradas, produtos laticínios e bebidas alcoólicas.

A dieta do feijão para emagrecer também recomenda que a ingestão de frutas seja minimizada.

Cuidados

Antes de aderir a qualquer tipo de programa alimentar, o que inclui a dieta do feijão para emagrecer, é fundamental que você procure o acompanhamento de um médico e um nutricionista. Assim, você poderá ter a segurança de saber qual tipo de plano é mais adequado para o seu caso, tendo em vista não simplesmente alcançar os objetivos em relação à perda de peso, mas também levando o bom estado da saúde em consideração.

Até porque não basta somente perder peso. É essencial que isso aconteça com saúde, de modo que a rotina alimentar possa ser sustentada permanentemente, garantindo bons resultados a longo prazo, além de assegurar que o programa alimentar permite que o organismo receba todos os nutrientes dos quais necessita para funcionar corretamente.

Vimos que a dieta do feijão para emagrecer determina a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Antes de escolher o seu tipo de treinamento, consulte-se com o médico de confiança para saber qual tipo de modalidade e em qual intensidade o seu corpo está apto para treinar.

Além disso, procure uma boa academia e/ou um bom personal trainer. O profissional é o mais indicado para te ensinar as técnicas apropriadas dos exercícios, corrigir seus erros de postura e movimentação e prestar socorro imediato caso você sofra algum tipo de lesão ou machucado. Em suma, ele torna o seu treinamento mais seguro.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou de como funciona a dieta do feijão para emagrecer? Utilizaria este método para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “A Dieta do Feijão Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”

  1. Eu aamei sou apaixonada por feijão estava procurando se poderia comer feijão na dieta e achei esse artigo muito bom , fiquei feliz 😍 vou fazer esse dieta muito obrigada mesmo de coração …. Só de pensar que muitas pessoas falam mal do feijão , acho que para incentivar as pessoas a comprarem arroz integral pras industria s ganharem mais com isso , pois já não existe feijão integral , ele é completo já tem fibras e vitaminas … Sensacional 🤗 obrigada mais uma vez