Feijão Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/07/2020

Fonte de proteínas, cheio de fibras e auxilia a digestão: mas será que comer feijão engorda ou emagrece? Devemos incluir na dieta?

O feijão é um prato importante para muitas pessoas que comem de forma saudável e é usado como uma fonte de proteínas por vegetarianos. Você pode ter ouvido falar sobre os benefícios do feijão, particularmente para perder peso. É verdade que feijão pode ser parte de uma dieta para emagrecer, mas simplesmente adicionar feijão à sua dieta não causará milagrosamente a redução do peso.

Ao contrário do pensamento de muitas pessoas que pensam que feijão engorda, adicioná-lo à sua dieta diária é bom para controlar o peso, o que ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doença cardíaca.

Aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista entrando em detalhes para entender se o feijão engorda ou emagrece:

Feijão engorda ou emagrece?

Veremos agora em maiores detalhes os efeitos da leguminosa no peso, que respondem ao questionamento se o feijão engorda ou emagrece:

– Saciedade

O feijão contém fibras e consumir mais do nutriente ajuda a diminuir a controlar o peso porque as fibras auxiliam o corpo a se sentir satisfeito mais rápido e equilibra seus níveis de açúcar no sangue, o que contribui com a diminuição da fome excessiva.

Em outras palavras, as fibras podem ajudar a prevenir que você procure o pote de biscoitos no meio da tarde. A maioria dos tipos de feijão tem entre 11 e 15 gramas de fibra por xícara. Homens com 50 anos ou menos precisam de cerca de 38 gramas de fibra por dia, enquanto mulheres na mesma faixa etária precisam de cerca de 25 gramas. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem ingerir 30 e 21 gramas por dia, respectivamente.

– Proteínas

As proteínas também desempenham um papel importante na perda de peso: além de serem outro nutriente que promove a saciedade, elas são essenciais para a construção de massa magra. Feijão carioca e preto oferecem entre 12 e 16 gramas de proteína por xícara – quase o mesmo que 1 xícara de iogurte natural desnatado.

Mas, tome cuidado ao usar feijão como uma fonte principal de proteína. Embora tenha proteínas, ainda é um carboidrato, então fique com carnes magras e peixe para proteína e use feijão como uma fonte de carboidrato a menos que você esteja em uma dieta vegetariana. Entenda melhor se o feijão é carboidrato ou proteína.

– De olho nas calorias

Um equilíbrio de calorias é fundamental para perder peso: coma menos calorias do que queima e você emagrece. Desde que possa encaixar feijão na sua ingestão de caloria diária, você pode comê-lo, porém o feijão engorda se você comer uma quantidade abusiva dele por dia, e não fizer atividades o suficiente para queimar essas calorias, assim como ocorre qualquer outro alimento que contém calorias.

Uma xícara de feijão carioca tem 206 calorias e uma xícara de feijão preto, 227. Para colocar em perspectiva, uma mulher de 60 quilos moderadamente ativa precisa de 2000 calorias por dia para manter seu peso ou um pouco menos para perder peso, enquanto um homem de 87 quilos similarmente ativo precisa de 2800 calorias por dia para manutenção do peso ou menos para emagrecer.

– Escolha o tipo certo de feijão

Comprar o tipo errado de feijão engorda: existem versões que contêm gordura e sal em demasia. Feijão em lata geralmente contém sal adicionado a eles, então lave-os antes de cozinhá-los para remover o sal. Além disso, o feijão preparado com molhos pode conter gorduras, açúcar e sal extras, o que apresenta calorias desnecessárias que podem resultar no ganho de peso.

Conheça variados tipos de feijão, seus benefícios, calorias e nutrientes.

– Cuidado com o preparo

Da mesma forma, os acompanhamentos utilizados na receita de feijão podem atrapalhar o controle do peso. Em vez de aliar a leguminosa a ingredientes cheios de calorias e gorduras como bacon e linguiça, deixe o feijão de molho de um dia para o outro e cozinhe. Você pode comer o feijão cozido com temperos naturais e pouco sal, esperar o feijão esfriar e fazer uma salada, por feijão em sopas ou fazer um molho saudável, como um purê de feijão.

A melhor forma de incluir feijão na sua dieta é substituir alimentos calóricos ou sem nutrientes pela leguminosa. Considere trocar suas batatas fritas ou macarrão por diferentes tipos de feijão.

Vídeo bônus:

E aí, gostou das dicas?

Você já chegou a acreditar que o feijão engorda? Como e em qual quantidade e frequência você o utiliza em sua dieta semanal? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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14 comentários em “Feijão Engorda ou Emagrece?”

  1. A gente que vive de dietas, precisamos tomar cuidado para não ter anemia e o feijão, evita esse grande mal. Por isso, sou da gangue do feijão. Fiz muitas mudanças na minha vida, parei de consumir muitos alimentos, mas jamais deixo o feijão!

  2. Eu achava que feijāo engordava um pouco mas comia sempre pouco. Mas descobri o que engordava era o arroz brando , a farofa temperada e paio ou bacon. Agora só como o feijão com salada ou arroz integral e notei diferença.

  3. O feijão faz muitíssimo bem a saúde obrigada. Masss; é um dos alimentos mais ricos em LECTINA o que detona a sua saúde. E pra deixar o feijão livre da Lectina tem que deixar de molho de um dia pro outro, trocando a água colocando um pouco bicarbonato na água, depois lave novamente.

  4. Eu amo feijão, como sempre, quase todos os dias no almoço, qnd ele esta feesquinho então e o tal do feijão bolinha deliciaaaa.

  5. Eu gosto de bater o feijão no liquidificador e tomar como caldo a noite substituindo minha janta ,eu consumo 2 conchas cheias para o meu caldo noturno e tive essa duvida se engorda ou não essa quantidade .

  6. eu não consigo comer sem feijão,eu como até feijão com feijão,e nunca engordei tenho 63 anos de idade 1,70 de altura com um peso médio entre 69 a 70 quilos,e vocês sabem o que eu vou fazer em 2016 ? vou vender feijão,e alem do mais vou criar uma campanha COMA FEIJÃO. QUE E FORTE,E NÃO ENGORDA.

  7. Eu adoro feijão como três colheres por dia e não como arroz branco normalmente substituo por cuzcuz ou batata doce ou algum outro carboidrato saudável