Feijão engorda ou emagrece? Dicas e receitas

Especialista:
atualizado em 20/10/2020

Fonte de proteínas, cheio de fibras e ainda auxilia a digestão: mas será que comer feijão engorda ou emagrece? Devemos incluir na dieta?

Arroz e feijão são bases importantes para muitas pessoas que comem de forma saudável, além disso o grão também serve como substituto de carne para vegetarianos. Você já deve ter ouvido sobre os benefícios de comer feijão, principalmente para perder peso. Confira a análise completa.

Diferentes tipos de feijão engorda ou emagrece
Diferentes tipos de feijão: vermelho, carioca, preto e fradinho.

Valor nutricional

É verdade que feijão pode ser parte de uma dieta de perda de peso, embora simplesmente adicionar feijão à sua dieta não causará a perda de peso.

Um equilíbrio de calorias é fundamental para perder peso, isto é, coma menos do que você queima e você perderá peso. Obviamente, o feijão engorda, assim como qualquer outro alimento, se você acabar comendo uma grande quantidade por dia, e não fizer exercícios que queimem calorias suficientes.

Confira a seguir a tabela nutricional que reúne as informações sobre a composição de calorias e nutrientes nos tipos de feijão mais comuns nas mesas dos brasileiros, considerando 100 gramas de feijão ainda cru, sem adição de sal ou temperos.

ComponenteFeijão CariocaFeijão FradinhoFeijão PretoFeijão Vermelho
Energia306 kcal302 kcal294 kcal313 kcal
Carboidrato40 g38,3 g37,6 g46 g
Proteína22,1 g20,2 g22,4 g22,5 g
Gorduras1,87 g2,37 g1,28 g1,06 g
Fibra alimentar20,4 g23,6 g21,5 g15,2 g
Colesterol0 g0 g0 g0 g
Cálcio106 mg99,9 mg122 mg121 mg
Ferro6,99 mg5,53 mg9,83 mg6,69 mg
Sódio0,95 mg10,3 mg0 mg12 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TBCA

Feijão engorda ou emagrece?

Ao contrário do pensamento de muitas pessoas de que feijão engorda, adicioná-lo à sua dieta diária é bom para diminuir a gordura corporal e controlar o peso. Isso ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doença cardíaca.

Feijão ajuda na digestão

O feijão é uma leguminosa, ou seja, pertence à família dos legumes. Em geral eles contêm muita fibra solúvel, o que traz vários benefícios à saúde.

O feijão contém fibras que ajudam a diminuir o apetite e controlar o peso, porque as fibras promovem a sensação de saciedade e equilibram os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a fome.

Além disso as fibras também ajudam na digestão, previnem a prisão de ventre, diminuem a absorção de gordura e ajudam a regular os níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Isso porque as fibras solúveis absorvem água no trato digestivo, formando uma massa gelatinosa, importante para desacelerar a digestão e capturar as gorduras, que são então eliminadas nas fezes.

Homens com até 50 anos precisam de cerca de 38 gramas de fibra por dia, enquanto mulheres na mesma faixa etária precisam de cerca de 25 gramas. O consumo de 100 gramas de feijão fradinho, já é capaz de fornecer 23,6 gramas do total necessário.

É fonte de proteínas

Alimentos de base animal como frango, carne vermelha, leite e ovos podem ser os primeiros a aparecerem na mente quando você pensa em alimentos ricos em proteínas, mas o feijão é uma fonte de proteínas, além de ser rico em ferro.

Para se ter uma ideia, uma única porção de feijão possui 22,1 g de proteína, o que é capaz de suprir aproximadamente a metade da necessidade diária desse nutriente (considerando a média de 55 g para homens e 45 g para mulheres).

Além de ser importante para a composição dos músculos e manutenção de diversos processos do corpo, as proteínas têm um papel importante na perda de peso.

Em um estudo publicado em 2013, pesquisadores descobriram que participantes que comiam o dobro da quantidade diária recomendada de proteína perdiam mais gordura e mantinham mais massa muscular.

Cuidado com feijão enlatado

O feijão pode engordar se comprado de forma errada, pois existem tipos industrializados que contêm gordura, além de excesso de sal e açúcar. Dessa forma tem calorias em excesso que podem resultar no ganho de peso. É o caso do feijão em lata preparados com molhos por exemplo.

Formas de consumir e cuidados com o preparo

O feijão pode ser adicionado à sua dieta de formas variadas, a melhor forma de inclui-lo é substituir alimentos calóricos e sem nutrientes por ele. Tome cuidado com os acompanhamentos utilizados na receita de feijão que podem atrapalhar o controle do peso.

Em vez de aliar a leguminosa a ingredientes cheios de calorias e gorduras como bacon e linguiça, prefira temperos naturais e pouco sal.

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro e então cozinhe. Em seguida, confira algumas formas de prepará-lo para o consumo:

  • Deixe o feijão esfriar e faça uma salada com eles, acompanhada de vegetais como tomate e cebola;
  • Você pode colocar feijão em sopas, cozidos, e no famoso feijão com arroz;
  • Para uma forma um pouco mais exótica de comê-lo, você pode fazer um molho saudável, como um purê de feijão. Adicione temperos a gosto e coma com pão integral, bolacha água e sal ou vegetais.

Use o feijão para preparar as sugestões de receitas abaixo:

Assista abaixo ao vídeo da nossa nutricionista tratando deste assunto.

E aí, gostou das dicas?

Você já chegou a acreditar que o feijão engorda? Como e em qual quantidade e frequência você o utiliza em sua dieta semanal? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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14 comentários em “Feijão engorda ou emagrece? Dicas e receitas”

  1. A gente que vive de dietas, precisamos tomar cuidado para não ter anemia e o feijão, evita esse grande mal. Por isso, sou da gangue do feijão. Fiz muitas mudanças na minha vida, parei de consumir muitos alimentos, mas jamais deixo o feijão!

  2. Eu achava que feijāo engordava um pouco mas comia sempre pouco. Mas descobri o que engordava era o arroz brando , a farofa temperada e paio ou bacon. Agora só como o feijão com salada ou arroz integral e notei diferença.

  3. O feijão faz muitíssimo bem a saúde obrigada. Masss; é um dos alimentos mais ricos em LECTINA o que detona a sua saúde. E pra deixar o feijão livre da Lectina tem que deixar de molho de um dia pro outro, trocando a água colocando um pouco bicarbonato na água, depois lave novamente.

  4. Como feijão sim sempre coloco jerimum e maxixes na hora do cozimento e consumo o feijão com arroz e salada

  5. Eu amo feijão, como sempre, quase todos os dias no almoço, qnd ele esta feesquinho então e o tal do feijão bolinha deliciaaaa.

  6. Eu gosto de bater o feijão no liquidificador e tomar como caldo a noite substituindo minha janta ,eu consumo 2 conchas cheias para o meu caldo noturno e tive essa duvida se engorda ou não essa quantidade .

  7. – Feijão não engorda, nunca pensei assim até porque, consumo feijão diariamente duas vezes ao dia!

  8. eu não consigo comer sem feijão,eu como até feijão com feijão,e nunca engordei tenho 63 anos de idade 1,70 de altura com um peso médio entre 69 a 70 quilos,e vocês sabem o que eu vou fazer em 2016 ? vou vender feijão,e alem do mais vou criar uma campanha COMA FEIJÃO. QUE E FORTE,E NÃO ENGORDA.

  9. Eu adoro feijão como três colheres por dia e não como arroz branco normalmente substituo por cuzcuz ou batata doce ou algum outro carboidrato saudável