A Dieta do Gelo Emagrece? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Criada pelo professor-assistente de medicina da Universidade Rugters, nos Estados Unidos, Brian Weiner, que também é gastroenterologista, a dieta do gelo parte da premissa que comer gelo é um truque eficiente para maximizar a queima de calorias. Será que essa dieta do gelo emagrece mesmo? Como funciona o método?

Como funciona a dieta do gelo

O programa alimentar foi apresentado em um e-book intitulado The Ice Diet (A Dieta do Gelo). A publicação explica que o consumo de um litro de gelo – o que corresponde a aproximadamente quatro xícaras de gelo – a cada dia faz com que o corpo elimine mais calorias. De acordo com o Huffington Post, o gelo deve estar triturado ou em raspas.

A justificativa é que isso obriga o organismo a trabalhar para colocar todo o gelo ingerido em igualdade com a temperatura corporal. A vantagem prometida pelo gastroenterologista é que o gelo impulsiona o metabolismo, tornando-o mais eficiente e queimando mais calorias.

O criador da dieta promete que ingerir esse tanto de gelo durante o dia resultará na eliminação de em torno de 160 calorias a mais, que, de acordo com ele, equivale à quantidade de energia queimada durante uma corrida de aproximadamente 1,6 km.

Além disso, o professor Weiner argumentou em seu site que o consumo do gelo também pode trazer certo nível de saciedade. O que também dá uma força no emagrecimento, por favorecer o controle do apetite e colaborar com a tarefa de diminuir a quantidade de calorias que é consumida ao longo do dia.

Antes que alguém se pergunte, não, o gastroenterologista não recomenda o consumo de apenas gelo. Até porque não é possível sobreviver dessa maneira. A ideia do programa é seguir uma alimentação saudável e simplesmente integrar na rotina a ingestão de um litro de gelo todos os dias.

Outra orientação importante em relação à dieta é de não morder e/ou mastigar o gelo para que os dentes não sejam danificados. De acordo com a professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Patricia Meredith, o hábito pode deixar os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries dentárias.

A professora alertou ainda que morder e/ou mastigar o gelo pode causar estragos em coroas e enchimentos nos dentes, além do fato da temperatura gelada poder causar estragos no esmalte dentário.

Também é importante saber que ao seguir o método, a pessoa provavelmente experimentará um frio desconfortável.

A dieta do gelo emagrece? 

Ok, já entendemos como o programa alimentar funciona. Mas será que a dieta do gelo emagrece? A nutricionista Elisa Zied explica que ainda que seja possível emagrecer algum peso chupando gelo diariamente, é provável que ao parar com o hábito a pessoa recupere todo os quilos ou gramas eliminados.

Por outro lado, a nutricionista também acredita que o costume possa fazer com que as pessoas que a seguem consumam mais água ao longo do dia. Isso pode prevenir contra o excesso de comilança, tendo em vista que muitas pessoas tendem a confundir a sensação de sede com a sensação de fome.

Ainda assim, Elis Zied acredita que para emagrecer é melhor substituir os alimentos pouco nutritivos por comidas saudáveis como fontes de proteínas e vegetais. A justificativa é que tal tática não auxiliará somente a emagrecer e a se manter longe dos quilos perdidos, como também a melhorar a saúde de maneira geral.

Um grave problema em relação à ideia de que a dieta do gelo emagrece é que não existe nenhum estudo clínico conduzido pelo professor Brian Weiner que possa comprovar os seus efeitos. Há apenas observações divulgadas em uma carta ao editor publicada no ano de 2010 no Annals of Internal Medicine (Anais de Medicina Interna, tradução livre).

Outra complicação do programa alimentar refere-se à questão do tempo. Todo mundo já sabe como a vida nos dias de hoje é corrida, não é mesmo? Logo, não é tão simples assim encontrar tempo para chupar quatro xícaras de gelo para queimar 160 calorias.

Isso torna-se ainda mais inviável ao descobrirmos que, seguindo essa proporção, para eliminar aproximadamente 450 g é necessário consumir 92 ½ xícaras de gelo semanalmente.

Já de acordo com o especialista em física Andrew Zimmerman Jones, ainda que a pessoa conseguisse consumir 450 g de gelo por dia, ela demoraria dois meses para perder 450 g de peso corporal.

Ele ainda explicou que, partindo de um ponto de vista biológico, a energia envolvida no processo de derreter o gelo e diminuir a sua temperatura pode não resultar na queima das calorias provenientes do estoque de energia do corpo.

Apesar de admitir que chupar gelo até queima uma quantidade um pouco maior de calorias do que simplesmente beber água, Zimmerman garante que essa quantia não é suficiente para contribuir com o processo de perda de peso.

Cuidados

Antes de seguir qualquer tipo de programa alimentar, mesmo que seja indicada e elaborada por um gastroenterologista e acadêmico como a dieta do gelo, não deixe de consultar seu médico e nutricionista.

Isso é importante para se certificar de que o método é realmente o mais indicado para você. Ainda é fundamental ter o acompanhamento desses profissionais para saber como seguir o plano, garantindo que ele terá resultados positivos. E não somente para se certificar que a dieta do gelo emagrece, mas também no que se refere à sua saúde.

É necessário ter em mente que o gelo não é um produto mágico do emagrecimento. Veja que a quantidade de calorias perdidas que a dieta promete também não é tão alta assim.

Logo, para emagrecer de verdade é preciso ter o auxílio dos profissionais de saúde para encontrar um método que te ajude a queimar mais e consumir menos calorias de maneira saudável, sem comprometer o fornecimento de energia e nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Você conhece alguém que tenha praticado e afirme que a dieta do gelo emagrece? Tem curiosidade de experimentá-la para ver como funciona? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “A Dieta do Gelo Emagrece? Como Funciona?”

  1. Amo comer gelo já se tornou um vício não consigo ficar nem um dia sem comer, perdi muitos kilos também, só que não sabia porque ,vim descobrir pela internet .emagrece sim e é fato .

  2. Como gelo há anos, mas não sabia de fato que pode emagrecer. Eu sou viciada em comer gelo.
    Não passo um dia sem comer.
    Ajuda até a hidratar as pessoas que não tem hábito de beber água com frequência.

  3. Conheço uma pessoa que come gelo, tenho sim curiosidade de saber se realmente funciona , tô pensando em fazer tbm.

  4. Meu nome é Cassia, estou viciada em comer geló, até a sinusite que atacava, já não sinto mais nada nem dores de cabeça também não, acho que achei o remédio pra tratar a sinusite, impressionante como faz efeito.

  5. Como gelo tem uns 3 anos …alem de tirar minha ansiedade percebi que comoe alimento de tudo e que nesses 3 anos perdi 10 kilos tenho mais disposicao e melhorou minhas dores nas pernas pelo excesso de peso….e ate fiquri mais joven…sou formada em Educacao Fisica….nao quero parar de comer gelo nunca mais….nosso organismo troca a sensacao de sede por fome o q nos faz engordar

  6. Estou comendo gelo agora. Esqueci de comprar água mineral, é isso ou passar sede hahaha.