A Dieta dos Pontos – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/04/2020

É comum comprarmos aquelas revistas de dietas, buscarmos novidades sobre emagrecimento, mas a eficiência desses métodos nem sempre é provada. Existem práticas já testadas e atualizadas, como a dieta dos pontos. Ela pode ser adaptada e não restringe a alimentação de forma radical. Quem não gostaria de emagrecer sem abrir mão das delícias? A dieta dos pontos pode proporcionar essas exceções e cardápios variados. Ela é bem simples. O ponto principal é o controle de calorias do dia através de uma sistema de pontos dados a cada alimento.

O que é a dieta dos pontos?

Você está acostumado a policiar sua ingestão de alimento pelos valores calóricos, e isso é dispensado na dieta dos pontos. O método determina pontos específicos para cada alimento, assim, você poderá ingerir pontos equivalentes a seu objetivo. Logo, se você busca perder peso, terá uma quantia de pontos para alcançar diariamente. Se você busca ganho de peso, pode abusar dos pontos. Os pontos atribuídos aos alimentos devem ser somados e o valor deve ser inferior ao dado como meta diária.

Dieta sem restrições

Essa dieta funciona sem restrições, ou seja, você poderá comer seu chocolate, aquela bala que tanto deseja. Você deverá somar à meta diária, para que assim possa controlar e não prejudicar os objetivos traçados. Uma dica importante é saber “guardar” os pontos, utilize-os em momentos de ansiedade e eventos especiais. É importante não adaptar-se ao hábito de exceções, pois mesmo que a dieta não seja restritiva, seu corpo precisará se manter saudável e equilibrado para reagir de forma positiva à redução de peso.

Fique de olho nos valores nutricionais

Você pode se perder dentre os números de pontos e calorias, mas é importantíssimo analisar os nutrientes e vitaminas contidos nos alimentos. Lembre-se que seu corpo precisa de fibras para funcionar corretamente, saiba lidar positivamente com a liberdade que é oferecida. Você contabilizará os pontos de uma refeição? Reflita sobre os benefícios que aqueles alimentos estão lhe oferecendo, pense se vale a pena ou não. Não desconsidere fibras, proteínas e sais minerais, saiba lidar com os pontos que são oferecidos.

Conte pontos e não calorias

A dieta dos pontos tem metodologia diferente. Você está acostumado a olhar as tabelas nutricionais e controlar sua alimentação de acordo com as calorias, no caso da dieta dos pontos, você contará PONTOS. Exatamente, uma quantia de pontos é atribuída a determinados alimentos, assim, você tem liberdade de construir sua dieta particular. Mas por que não calorias? Quantas calorias tem 1 ponto? A proposta é realmente você se sentir mais livre e não contar calorias como um prisioneiro. A ideia é você se libertar e controlar, mas de forma livre sua alimentação. Você continuará controlando as calorias, mas de uma forma diferente. 1 ponto equivale a 3,6 calorias.

Não utilize quantia limitada de pontos

Não acredite que comendo o mínimo, você conquistará o corpo dos seus sonhos. Carboidratos também são fundamentais para reduzir peso. Utilize a meta de pontos oferecida pelo seu médico, ele sabe das suas necessidades nutricionais. Se você desrespeitar e limitar sua alimentação ao máximo, também prejudicará o funcionamento do seu organismo, assim retardando a conquista dos resultados positivos.

Dieta a longo prazo

A dieta dos pontos possui inúmeros benefícios, mas por ela oferecer liberdade e fácil adaptação, pode ser aderida por tempo indeterminado. Ela não restringe qualquer nutriente necessário ao organismo, então seu corpo não se tornará deficiente, caso escolha aderi-la por mais de um mês, por exemplo. O endocrinologista criador do método pensou sobre isso e objetivava oferecer um cardápio amplo e de fácil adesão. Assim, a dieta pode ser seguida sem restrição de faixa etária.

Suporte Tecnológico

Atualmente, existem diversas ferramentas que proporcionam segurança para não haver desculpas de descumprimento de dietas. Com a dieta dos pontos não é diferente, a gama de aplicativos tecnológicos que vem surgindo também abrange esse método. Você pode buscar por consulta de pontos, horários de refeições, cardápios e até registrar a evolução de seu organismo. Os diversos aplicativos oferecidos contam também com uma calculadora de pontos.

Você pode emagrecer até 4 kg por mês

Os seus objetivos serão conquistados de acordo com as suas escolhas. Se você optar por alimentos saudáveis e funcionais, seu organismo tenderá a funcionar de forma correta e saudável, assim proporcionando redução de medidas e benefícios de saúde para a pele, cabelo e etc. Saiba equilibrar os cardápios, assim você poderá alcançar resultados surpreendentes e motivadores.

Resultados mais rápidos com exercícios

Podemos afirmar que a dieta proporcionará perda de peso sim, mas se você busca resultados mais rápidos e melhor resistência física, é recomendada a prática de exercícios físicos junto com o processo de dieta. Os exercícios podem auxiliar com conseqüências como flacidez e ainda proporcionar ganho de massa magra.

Dieta amiga da rotina

Pela dieta não possuir restrições, é uma ótima amiga de uma rotina atribulada de dia-a-dia. Se você não tem tempo para atividades físicas diariamente ou para fazer refeições respeitando os períodos de descanso, a dieta dos pontos pode ser adequada aos seus minutinhos livres.

Acompanhamento médico

Diversos cardápios são divulgados na internet, mas apenas profissionais da saúde podem orientar de forma correta e esclarecer dúvidas pessoais. Cada indivíduo possui limitações e tolerâncias. É importante ter o acompanhamento de um profissional de nutrição, para que ele tenha conhecimento de seus objetivos e do funcionamento do seu organismo. O acompanhamento médico analisará a reação de seu corpo durante o processo de emagrecimento e poderá fazer alterações dentro das suas escolhas. A dica essencial é sempre ter o acompanhamento médico.

Cardápio de um dia da dieta dos pontos

A seguir, você poderá avaliar como funciona a distribuição de pontos em uma rotina de alimentação diária. É importante considerar os objetivos, você está em uma dieta, então não haverá exceções todos os dias.

Café da manhã

  • 1 xícara (chá) de café com adoçante (0 ponto)
  • 1 pão francês sem miolo com uma fatia fina de queijo branco (45 pontos)

Lanche da manhã

  • 1 xícara de chá-verde sem açúcar (0 ponto)
  • 1 pote (200 ml) de iogurte diet ou light (15 pontos)
  • 1 maçã (15 pontos)

Almoço

  • 1 copo (200 ml) de suco de limão com adoçante (0 ponto)
  • 1 prato (raso) de salada de alface e tomate temperada com vinagre a gosto (0 ponto)
  • 1 colher (sopa) de azeite na salada (20 pontos)
  • 1 filé magro de peito de frango grelhado (50 pontos)
  • 3 colheres (sopa) de arroz branco (30 pontos)
  • 1 concha de feijão (30 pontos)

Lanche da tarde 

  • 1 copo (200 ml) de leite semi-desnatado (25 pontos)
  • 1 xícara de chá-verde sem açúcar (0 ponto)

Jantar

  • 1 copo (200 ml) de suco de limão com adoçante (0 ponto)
  • Salada de alface, couve, pepino, tomate à vontade temperada com vinagre a gosto (0 ponto)
  • 1 filé magro de peito de frango grelhado (50 pontos)

Ceia

  • 1 pote (200 ml) de iogurte light (15 pontos)
  • 1 maçã (15 pontos)

Total de pontos: 310 (aproximadamente 1.120 calorias)

Tabela de pontos de cada alimento

Para seguir a dieta você deve consultar a tabela de pontos dos alimentos e fazer suas combinações para cada refeição. Com o tempo você saberá de cabeça esses pontos e fará as combinações sem ter que consultar a tabela. VEJA AQUI A TABELA DE PONTOS DOS ALIMENTOS.

Você já fez a dieta dos pontos? Tem alguma sugestão de cardápio ou dica para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “A Dieta dos Pontos – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Estou fazendo a dieta dos pontos com o App DS Dieta & Saúde, hà 11 dias, estou gostando muito, Já se foram 3kl. Sem fazer Atividades física, e sem passar fome.
    A verdade é que o App nos ajuda à ter uma reeducação alimentar, pois quando comemos algo que não é saudavel ele mostra uma carinha vermelha e se comemos alguma coisa saudavel o App Fica verde, e também tem um cardapio bem sugestivo!
    Eu uso a parte gratis do App, porém na parte Paga (que não é caro!).O Assinante tem dicas com á Nutricionista e com o personal trainer!
    também tem Varios tipos de cardapios pra vararas suas refeições!
    É isso pessoal, está é minha experiencia com a dieta dos pontos! 🙂 Espero ter ajudado em algo na vida de voces, fiquem com Deus! Bjinhos ♡♡♡