Tipos de Dieta

Dieta para esteatose hepática – Alimentos, cardápio e dicas

Publicado por
Marcela Gottschald

Ao ser diagnosticado com esteatose hepática, muitas pessoas ficam receosas sobre como deve ser a dieta para tratar esse problema.

Assim, é comum surgirem dúvidas como “Preciso cortar todas as fontes de gordura?”, “Existem alimentos proibidos para quem tem a doença?”.

Então, para responder a essas e outras perguntas sobre a esteatose hepática, a seguir vamos entender o que é essa doença, quais as suas causas e os problemas que ela pode causar, além de descobrir como deve ser a dieta ideal para o seu tratamento.

Veja também: Principais exames para avaliar a saúde do fígado

O que é esteatose hepática?

O inchaço na região do abdômen é um dos sintomas da esteatose hepática

Também chamada de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), a esteatose hepática é um problema no fígado que ocorre pelo acúmulo de gordura no órgão, que acaba gerando um processo inflamatório.

continua depois da publicidade

Assim, as células de gordura se infiltram no fígado, o que com o tempo afeta o funcionamento do órgão, gerando uma série de sintomas, como:

  • Pele e olhos amarelados
  • Náuseas e vômitos
  • Desconforto abdominal
  • Mal estar
  • Inchaço na região do abdômen
  • Fezes de coloração clara
  • Urina escura
  • Coceira na pele

Entretanto, esses sintomas só aparecem em casos avançados da doença. No estágio inicial, ela não apresenta sintomas.

O ideal é fazer testes de sangue regularmente e verificar os níveis das enzimas presentes no fígado. Quando inflamado, o fígado pode liberar enzimas como a aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), indicando que você está com essa condição.

Além disso, os fatores de risco para o seu desenvolvimento são muitos, e incluem:

continua depois da publicidade

Em casos mais graves ou não tratados da forma adequada, a esteatose hepática pode evoluir para um caso de fibrose e de esteato hepatite, que podem, por sua vez, causar a cirrose.

Especialistas afirmam que ao perder peso, os níveis das enzimas do fígado são normalizados, e a inflamação no fígado tende a diminuir.

Estágios da doença no fígado

Alimentos obrigatórios na dieta para esteatose hepática

De forma geral, os alimentos considerados bons para pessoas com esteatose hepática são aqueles ricos em fibras alimentares, gorduras boas e carboidratos complexos, além de serem pobres em gorduras saturadas e trans.

Outro ponto importante é que a alimentação, nesses casos, deve ser o mais natural possível, evitando assim alimentos processados.

1. Frutas e vegetais frescos

Esses alimentos são ricos em antioxidantes, que protegem as células contra o estresse oxidativo e contra os danos causados pelo acúmulo de gordura. Além disso, são ricos em fibras alimentares, que auxiliam no controle do colesterol.

continua depois da publicidade

2. Grãos e cereais integrais

Esses alimentos são ricos em fibras e carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que, além de ajudar no controle do colesterol, também contribuem para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Alguns exemplos são o feijão, lentilha, arroz integral e cereais.

3. Peixes, nozes e castanhas

Esses alimentos, ricos em gorduras saudáveis, contribuem para a melhora dos níveis de colesterol, melhora da sensibilidade à insulina, e beneficiam a saúde em geral.

Como exemplos, temos os óleos de peixes (salmão e sardinha) e óleos vegetais como o azeite de oliva que são ótimas fontes de ômega-3, e gorduras monoinsaturadas, presentes em alimentos como abacate, nozes e azeitonas.

4. Proteínas magras

Os alimentos ricos em proteínas, porém pobres em gorduras, são excelentes aliados em uma dieta para gordura no fígado. Alguns exemplos são:

  • Tofu
  • Leite e iogurte desnatados
  • Peito de frango
  • Peixes de carne branca
  • Cortes magros de carne vermelha.

Alimentos que devem ser evitados

O álcool não é uma boa ideia para o paciente que tem esteatose hepática

Além de incluir alimentos saudáveis na dieta, existem alguns que devem ser evitados, para assim melhorar os níveis metabólicos e reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

continua depois da publicidade

1. Gorduras trans e saturadas

Evite alimentos fritos e cozidos com óleos, pois eles podem aumentar ainda mais o acúmulo de gordura no fígado. Se não puder evitar, utilize óleos mais saudáveis, como o de oliva, o de canola ou o de girassol.

2. Álcool

Mesmo que a esteatose hepática não seja causada pelo consumo excessivo de álcool, é importante evitar esse tipo de bebida ao máximo, pois o álcool pode prejudicar ainda mais a função do fígado.

3. Sódio

O ideal é limitar o consumo de sódio para evitar acúmulo de líquido abdominal e pressão arterial alta. Para isso, reduza a quantidade de sal na comida e principalmente a ingestão de alimentos processados, que contêm muito sódio em sua composição.

4. Alimentos processados

Os alimentos processados e ultraprocessados, em sua maioria, são ricos em sódio, gorduras saturadas e trans, além de conterem aditivos químicos que podem ser danosos para a saúde.

Por isso, o ideal é evitá-los ao máximo, e sempre dar preferência a alimentos naturais e integrais.

Exemplo de cardápio na dieta para esteatose hepática

A dieta para pessoas que têm gordura no fígado pode variar bastante, dependendo do peso, altura e outras características pessoais. Mas, em geral, ela segue as recomendações citadas acima.

Então, disponibilizamos a seguir um exemplo de cardápio para pessoas que sofrem de esteatose hepática:

  • Café da manhã: Produto lácteo desnatado com granola ou cereais integrais.
  • Lanche da manhã: Suco de frutas com duas torradas e uma fatia de queijo magro, como a ricota ou cottage.
  • Almoço: Uma porção de proteínas magra, como peito de frango grelhado, com arroz integral e salada de sua preferência, lembrando de não utilizar molhos de salada ricos em sódio.
  • Lanche da tarde: Uma fruta ou uma porção de nozes e castanhas.
  • Jantar: Uma porção de peixe cozido ou assado com vegetais, como brócolis ou alface, por exemplo.
  • Lanche da noite: Um copo de leite desnatado morno ou uma fruta.

Entretanto, é importante consultar um nutricionista, para que o profissional possa montar um cardápio balanceado e adaptado para suas necessidades e preferências individuais.

Dicas e cuidados

Além da modificação da dieta, existem outras formas de potencializar o tratamento da gordura no fígado, que envolvem normalmente mudanças no estilo de vida. São elas:

  • Realização de atividade física, para aumentar a perda de peso e o controle do colesterol e da glicemia.
  • Manter uma boa hidratação, para auxiliar o organismo a excretar as toxinas.
  • Evitar o uso excessivo de chás, pois, apesar de muitos deles serem benéficos, o excesso pode causar danos ao fígado, principalmente quando já há algum problema pré-existente, como a esteatose.

Vídeo: 8 principais sintomas de gordura no fígado

Veja a seguir nossa nutricionista falando sobre os 8 sintomas mais comuns de gordura no fígado.

Vídeo: 6 piores alimentos para o fígado

Não deixe de conferir também o vídeo que apresenta alguns dos piores alimentos para o fígado.

Fontes e referências adicionais

Você precisa aderir a uma dieta para esteatose hepática? Já foi diagnosticado com essa condição? O que faz para tratar? Comente abaixo!

4.1 de 5 (31 Votes)
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Descobri hoje que tenho esteatose hepatica acentuada grau3 não sei como proceder agora já que não tenho convênio vc pode me orientar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu⭐estou com gordura no fígado álcool gordura fritura tudo isso vou parar carne branca verdura banana mais vou melhorar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Oii me chamo marcilene meu marido foi diagnosticado com diabete colesterol alto com gordura no fígado gostaria de saber se vc faz uma cardápio para nos ajudar e ajudar outras pessoas com esse mesmo problema a médica falou q ele tem q fazer uma dieta mais n sabemos por onde começar muito obrigado pela atenção

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Meu fígado está com esteatose hepática, gostaria de ficar livre deste problema.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Não sou gorda, não bebo,minha alimentação é pobre em gorduras e carboidratos e mesmo assim tenho gordura no fígado nível 3. Alguém me explica,Sempre é atribuído a gordura no fígado a sobre peso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Maria, boa tarde. O consumo de medicamentos também causa isso. Primeiro passo vc deve se consultar e iniciar o tratamento indicado pelo médico.
      Tome chá de alcachofra, dente de leão, água morna com 1 limão espremido injejum todo dia, comer pouco e ingerir mais frutas e verduras, frutas vermelhas e cítricas. Beber bastante água ao longo do dia. Fazer caminhadas diariamente. Dormir no máximo as 23 horas ou antes disso, a última refeição até 18 horas. Chá dw camomila, chá de hortelã a noite.1 a 2 Maçãs dia.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • tambem to preocupada e muito inchada e estava fazendo dieta quando comecei com dor no lado direito.
    muito mal estar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fiz uma ultrassonografia e foi acusado Hepatomegalia com Esteatose leve difusa...estou muito preocupada, pois meu médio gastro não viu como um caso grave..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fiz uma ultrassonografia e foi acusado Hepatomegalia com Esteatose leve difusa...estou muito preocupada, pois meu médio gastro não viu como um caso grave..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fui diagnosticada com esteatose hepática,ainda não iniciei nenhum tratamento ,e a dieta tem sido por minha conta.Pois ainda não tive a oportunidade de consultar um nutricionista.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • É caso para se cuidar sim, procure um hepatologista. A esteatose hepatica é muito séria se não controlada a tempo. A gordura no fígado tem cura se tratada

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • É caso para se cuidar sim, procure um hepatologista. A esteatose hepatica é muito séria se não controlada a tempo. A gordura no fígado tem cura se tratada em tempo. Hoje sofro pois meu namorado está muito ruim, o estado é muito triste

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Já tive esteatose hepática e fiquei curada somente com restrição de carboidratos. É uma dieta difícil mas funciona muito bem, Em um ano fiquei completamente boa. O difícil é você ir a uma festa de aniversário e ter que levar uma marmitinha de frutas.
    kkk. Agora com 83 anos voltei a ter a bendita doença mas já sei o que fazer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald