Tofu: saboroso e cheio de benefícios para a sua saúde

Especialista:
atualizado em 24/02/2021

O tofu é uma ótima opção para substituir alguns alimentos de origem animal. Da mesma forma, incluir este alimento na sua dieta pode ser uma boa ideia, já que ele é extremamente saudável.

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Versátil e com opções variadas, o tofu pode ser encontrado de diversas maneiras e também é um coringa em diversas receitas.

Descubra então os benefícios do tofu e conheça uma receita saborosa e super fácil de se fazer em casa.

Pode ser utilizado para substituir proteína animal

O tofu nada mais é do que um tipo de queijo vegano. Este queijo especial se obtém a partir da coalhada do leite de soja.

Rica fonte de proteínas, ele é uma das principais escolhas para substituir os queijos tradicionais de origem animal ou até mesmo a carne.

Aliás, você encontra diversos tipos de tofu no mercado. A diferença está na firmeza e na quantidade de água extraída. Por exemplo, há o tofu macio, médio, firme, extra firme bem como o super firme. Todos eles são indicados para um tipo de receita e paladar diferente.

É possível comer tofu em saladas, sanduíches, grelhado, assado e como patê, por exemplo.

De acordo com a lenda, o tofu surgiu há mais de 2 mil anos na China. Este queijo foi um acidente e surgiu quando um cozinheiro chinês misturou leite de soja fresco e nigari, que é um composto de cloreto de magnésio.

Benefícios para a saúde

Além de ter uma história rica, este queijo vegetal também traz diversos benefícios à saúde e é considerado um dos alimentos mais seguros para a dieta.

Primeiramente, ele ajuda o sistema muscular e os ossos do seu corpo. Isso porque, como é rico em cálcio, ele pode prevenir a osteoporose.

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Da mesma maneira, ele fornece as proteínas necessárias para que você mantenha seus músculos saudáveis e funcionando corretamente.

O tofu ainda é rico em ômega-3, o que ajuda a combater o colesterol alto. Sendo assim, ele previne a aterosclerose, uma condição que ocorre devido ao acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias.

Tofu pode ajudar a prevenir contra alguns tipos de câncer

Apesar de todos estes benefícios, o que mais chama a atenção dos especialistas são as propriedades anticancerígenas deste alimento.

O tofu pode ajudar a prevenir e combater o câncer por conter os fitoquímicos isoflavona. Da mesma forma, como é rico em antioxidantes, ele ajuda a prevenir o câncer de mama e de próstata.

Para quem precisa perder peso, o tofu é uma ótima opção, já que é pobre em calorias.

Por fim, o tofu pode ainda melhorar a saúde do coração, evitando doenças cardiovasculares, amenizar os sintomas da menopausa e ajudar no controle do açúcar no sangue.

Contraindicações

Embora o tofu seja um alimento extremamente saudável e seguro, ainda existem algumas contraindicações, principalmente as relacionadas com o consumo de soja.

Por exemplo, a ingestão exagerada de alimentos à base de soja pode suprimir a função da tireoide. Desta maneira, pode provocar o hipotireoidismo.

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Da mesma forma, é preciso verificar se você não alergia ou intolerância a alimentos ricos em soja. O consumo exagerado, nestes casos, pode levar a diarreia e a flatulência.

Receita de tofu para deixar sua alimentação mais saudável

Tofu
Imagem meramente ilustrativa

Tofu é um alimento rico, fácil de preparar e que você pode consumir de diversas maneiras. Por isso, trouxemos uma receita especial para você aproveitar este alimento da melhor forma:

Tofu grelhado vegano

Ingredientes:
  • 1  fatia de tofu com aproximadamente 1,5 cm de espessura;
  • 1 colher (chá) de orégano;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • Sal a gosto;
  • 1 dente de alho amassado.
Modo de preparo:

Misture bem o alho, o sal, o azeite e o orégano e passe nos dois lados da fatia de tofu. Deixe então descansar no tempero por pelo menos 30 minutos. Em seguida, use uma chapa ou frigideira antiaderente para grelhar durante 5 minutos.

Não se esqueça de virar de vez em quando.

E você? Gosta de tofu e já conhecia os benefícios deste alimento? Conte para a gente nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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