Dieta vegana envelhece? O que dizem os cientistas

Especialista da área:
atualizado em 10/11/2020

O estilo de vida e a dieta vegana, em que produtos e alimentos de origem animal são excluídos completamente do cardápio, vêm ganhando cada vez mais popularidade e têm sido a escolha de muita gente.

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Essa pode ser a dieta ideal para quem quer se manter saudável e ainda por cima salvar o planeta. Entre os benefícios da dieta vegana, ela pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e ajudar a prevenir determinados tipos de câncer.

Além disso, uma dieta vegana pode ajudar a diminuir o seu colesterol significativamente. No entanto, ela também poderia trazer uma série de desvantagens. Alguns cientistas começam a acreditar que ela pode ser responsável pelo envelhecimento precoce da pele.

Será isso verdade?

Como qualquer hábito alimentar, é importante você saber os prós e os contras. Pensando na importância disso, selecionamos algumas informações que irão ajudar você a entender como a dieta vegana pode impactar a sua saúde.

Algumas pessoas que adotam essa dieta reclamam do aspecto envelhecido da pele, por exemplo. Os especialistas informam que isso ocorre devido à falta de proteína na dieta.

Se seu corpo não recebe a proteína que precisa, isso pode fazer com que a sua pele fique seca, amarelada e sem brilho. Além do mais, caso não esteja compensando a falta de proteína, você pode perder a elasticidade e o tônus muscular.

Dessa forma, a dieta vegana, em muitos casos, pode causar este aspecto envelhecido da pele. No entanto, com alguns cuidados básicos, é possível evitar isso.

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A acne também pode ser um problema para os adeptos da dieta vegana. De acordo com os especialistas, a ligação entre o veganismo e a acne severa reside no fato de que as dietas veganas tendem a ter pouca vitamina A e ácidos graxos ômega-3.

A dieta vegana pode causar insuficiência de nutrientes importantes

Além do possível envelhecimento da pele já citado, existem ainda outros malefícios ligados à dieta vegana.

A insuficiência de vitamina B12 é um exemplo. Ela é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e para evitar a anemia. Portanto, você pode ter que repor esta substância.

Numa dieta vegana, pode ser difícil ingerir a quantidade de ferro necessária. Isso pode acarretar na anemia, na queda de cabelo e numa queda da sua imunidade.

Apesar das contraindicações, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar esta dieta a mais saudável possível para o seu caso.

Como combater os efeitos negativos de uma dieta vegana

Você pode ter uma dieta vegana e receber todos os nutrientes de que precisa.

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Incorpore fontes de proteínas de origem vegetal em todas as refeições, de preferência em formas mais naturais, como os legumes, as nozes e os grãos integrais. Por outro lado, evite os substitutos excessivamente processados, como algumas carnes de soja.

Além de aumentar a ingestão de proteínas, é preciso tomar prebióticos, probióticos e suplementos de colágeno caso esteja preocupado com o envelhecimento da sua pele. Os esfoliantes também podem ajudar você a se livrar da pele seca e opaca.

 E você? É vegano ou está pensando em aderir a este tipo de alimentação? Conte para a gente nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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