Do Que é Feito o Tofu – Composição, Ingredientes e Cuidados

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Conhecido como um alimento vegano, ele é motivo de vários debates, devido a isso, vale a pena entender do que é feito o tofu, sua composição, ingredientes e todos os cuidados necessários com este alimento.

Um alimento tradicional da Ásia, o tofu é uma fonte de proteína e por isso muito conhecido por ser um substituto saudável da carne e muito utilizado na dieta vegana usado em várias receitas que vão desde de as asiáticas mais tradicionais até o tão popular hambúrguer de tofu.

Para que você entenda melhor sobre este alimento controverso, veja agora do que ele é feito, seus ingredientes e composição.

Do que é feito o Tofu

A primeira coisa quando se quer saber do que é feito o tofu é que o tofu é um alimento que entre os seus ingredientes tem como principal o leite de soja.

Este leite é condensado se transformando em uma coalhada de soja processada que é feita a partir da soja moída na água, aquecida e coagulada com minerais como sal de cálcio ou magnésio.

Essa coalhada é então pressionada em bloco, cortada e vendida como tofu. Este é um processo semelhante ao da fabricação de queijos.

Com origem na china, há rumores de que um cozinheiro chinês descobriu o tofu a mais de 2.000 anos misturando acidentalmente um lote de leite de soja fresco com nigari.

O Nigari é o que resta quando o sal é extraído da água do mar, e é um coagulante rico em minerais responsável por fazer com que essa coalhada se solidifique e possa manter a sua forma.

Hoje em dia você irá encontrar vários tipos diferentes de tofu, desde o extra macio ao extra firme, e você irá escolher de acordo como ele será usado.

Por exemplo, o tofu extra macio pode ser ideal para sobremesas, como por exemplo para fazer cheesecake, já o extra firme pode ser cortado em cubos e grelhados ou assados no forno.

Motivo de debate

A sua composição e ingredientes é um dos motivos que faz com que as pessoas debatam sobre do que é feito o tofu, já que grande parte da produção de soja mundial é geneticamente modificada (OGM) e grande parte da composição do tofu é leite de soja.

Existem muitos mitos sobre os alimentos geneticamente modificados ou como também são conhecidos, alimentos transgênicos.

Mas embora sejam controversos, as pesquisas que foram realizadas até agora não os consideraram prejudiciais à saúde das pessoas.

No entanto, se você estiver preocupado com isso, basta optar pelas marcas de tofu orgânicos, pois eles não terão em sua composição ingredientes geneticamente modificados.

Valores Nutricionais

O tofu é um alimento que contém muitos nutrientes. Ele é rico em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais que o seu corpo precisa.

Além disso, ele também fornece carboidratos, gorduras e uma grande variedade de vitaminas e minerais.

Uma porção de 100 gramas de tofu contém:

Calorias: 70 kcal

Proteínas: 8 g

Fibra: 1 g

Carboidratos: 2 g

Gorduras totais: 4 g

Cálcio: 20% da IDR*

Fósforo: 12% da IDR*

Magnésio: 9% da IDR*

Manganês: 31% da IDR*

Selênio: 14% da IDR*

Ferro: 9% da IDR*

Cobre: 11% da IDR*

Zinco: 6% da IDR*.

*IDR: Ingestão diária recomendada

No entanto, esses valores nutricionais podem variar de acordo com o coagulante utilizado pelo fabricante.

O Nigari por exemplo, adiciona mais magnésio enquanto que o carbonato de cálcio precipitado adiciona mais cálcio.

O tofu contém antinutrientes

Como acontece com a maioria dos alimentos vegetais, ele também contém vários antinutrientes. São eles:

  • Fitatos: Os fitatos podem reduzir a absorção de minerais, como o ferro, cálcio e zinco.
  • Inibidores da tripsina: São compostos que bloqueiam a tripsina, uma enzima necessária para digerir as proteínas de maneira adequada.

Porém, cozinhar ou lavar os grãos de soja pode inativar ou eliminar alguns desses nutrientes.

A germinação da soja pode reduzir os fitados em até 56% e os inibidores de tripsina em até 81% além de aumentar o conteúdo de proteínas em até 13%.

A fermentação também pode reduzir os antinutrientes, e por esse motivo os alimentos probióticos de soja, como o natto, tempeh ou tamari, são pobres em antinutrientes.

É importante ressaltar que o conteúdo antinutriente do tufo não é motivo de preocupação quando se quer entender do que é feito o tofu, a menos que você esteja seguindo uma dieta desequilibrada e tendo o tofu como a sua principal fonte de zinco ou ferro.

Contém Isoflavonas

A soja contém compostos naturais de plantas chamados isoflavonas que são benéficos para a saúde e muitos dos benefícios para a saúde do tofu são atribuídos ao seu alto conteúdo desses compostos.

As isoflavonas funcionam como fitoestrógenos, o que significa que podem se ligar e ativar os receptores de estrogênio em seu corpo produzindo efeitos semelhantes ao hormônio estrogênio, embora sejam mais fracos.

Uma porção de 100 gramas de tofu contém de 20,2 a 24,7 mg de isoflavonas.

Cuidados com o consumo de tofu

Tofu e o câncer de mama

Os alimentos à base de soja têm uma má reputação já que muitas pessoas afirmam que eles podem causar câncer, principalmente câncer de mama.

É por esse motivo que muitas mulheres evitam consumir tanto o tofu como outros alimentos à base de soja, porém, os alimentos integrais de soja podem ter um efeito totalmente contrário e inclusive diminuir o risco da doença.

De acordo com o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (AICR), a soja, incluindo o tofu, é um dos principais alimentos que previnem o câncer.

De acordo com site da AICR “Como a soja contém compostos semelhantes ao estrogênio, havia medo de que ela aumentasse o risco de câncer relacionado ao hormônio. As evidências mostram que isso não é verdade”.

Se você já sofreu com o câncer de mama, não há razão para evitar o consumo de soja e seus derivados. Inclusive existem evidências de que esses alimentos podem diminuir o risco de recorrência de câncer de mama embora não seja suficiente para recomendar o seu consumo proposital como forma de prevenção e diminuição do risco.

Por outro lado, devido aos seus fracos efeitos hormonais, alguns médicos dizem às mulheres com tumores de mama sensíveis ao estrogênio devem limitar a sua ingestão de soja.

Sendo assim, o ideal é conversar com o seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

Tofu e problemas na tireóide

Comer diariamente tofu bem como outros alimentos à base de soja é geralmente considerado seguro, porém, você pode precisar moderar a ingestão desses alimentos se tiver problemas na tireóide.

Alguns profissionais de saúde aconselham que as pessoas com a função tireoidiana ruim devem evitar o tofu devido ao seu conteúdo em goitrogênio.

No entanto, um relatório recente da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluiu que a soja e as isoflavonas de soja não apresentam preocupações em relação a função tireóide ou com o câncer de mama e uterino.

Tofu e o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos em bebês

Pesquisadores concordam que bebês não devem consumir às isoflavonas de soja, pois elas podem atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

Embora isso não tenha sido bem estudado em humanos, alguns estudos realizados em animais sugerem que grandes quantidades de soja podem interferir na fertilidade.

Se você tiver preocupações a respeito do consumo deste alimento, fale com o seu médico.

Preparação e variedades de tofu

O tofu pode ser comprado em pacotes a granel ou individuais.

Eles estão disponíveis no mercado tanto refrigerados como não, desidratado, liofilizado, dentro de vidros ou latas.

Geralmente, para se fazer tofu não é necessário um processamento pesado, portanto escolha variedades que tenham uma lista pequena de ingredientes em sua embalagem.

Normalmente os tofus são compostos por soja, água, coagulantes como sulfato de cálcio, delta gluconolactona ou cloreto de magnésio e talvez algum tempero.

Cuidados ao utilizar

Uma vez que a embalagem do tofu é aberta, ele precisa ser lavado antes de ser consumido e suas sobras podem ser mantidas na geladeira por até uma semana cobrindo com água desde que você a troque frequentemente.

O tofu também pode ser congelado em sua embalagem original por até cinco meses.

Finalmente, também é possível fazer o seu próprio tofu com apenas soja, água e limão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia do que é feito o tofu? Consome com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário