Dor atrás do joelho – Causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 02/06/2021

A maior articulação do corpo fica no joelho e esse local está sujeito a lesões. Saiba quais as causas de dor atrás do joelho e como tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

O joelho é uma parte complexa do nosso corpo. De fato, o joelho contém ossos que podem sofrer fraturas ou deslocamentos. Além disso, a cartilagem, os ligamentos e os tendões do joelho também podem sofrer distensões e até mesmo rompimentos.

Qualquer uma das hipóteses acima pode causar dor na parte posterior do joelho. Além disso, inflamações no local por causa do uso excessivo ou do desgaste natural do joelho também podem causar dor.

Veja então o que pode ser a dor atrás do joelho e o que fazer.

Causas

homem com dor atrás do joelho

Geralmente, a dor no joelho ocorre depois da prática de atividades físicas ou após sofrer uma lesão. Mas muitas outras coisas podem gerar esse desconforto, como por exemplo:

Cãibra

A cãibra acontece quando um músculo fica rígido demais, causando dor. Apesar de ser mais comum na panturrilha, algumas pessoas podem ter cãibra no músculo da parte de trás da coxa – e a dor acaba irradiando para o joelho.

As cãibras costumam ocorrer durante um treino físico e também por causa da desidratação. Por isso, é muito importante se hidratar bem.

  Continua Depois da Publicidade  

Cisto de Baker

O cisto de Baker é um tipo de saco cheio de líquidos que pode se formar na parte posterior do joelho.

O líquido que compõe o cisto é o líquido sinovial – que serve para lubrificar a articulação do joelho. No entanto, quando sofre uma lesão ou uma inflamação, o joelho passa a produzir muito desse líquido.

Assim, o excesso de líquido sinovial forma um cisto que pode causar dor em todo o joelho. Além disso, outros sintomas de um cisto de Baker incluem:

  • Inchaço na parte detrás do joelho;
  • Rigidez articular;
  • Dificuldade para flexionar o joelho.

Tendinite

Vários tipos de tendinite podem causar dor atrás do joelho, como por exemplo a tendinite dos isquiotibiais e a tendinite patelar.

No caso da tendinite patelar, ocorre uma lesão no tendão que conecta a rótula do joelho à tíbia (que é o osso da perna). Geralmente, isso acontece ao pular ou mudar rapidamente de direção.

Por isso, esse tipo de lesão é mais comum em atletas ou praticantes de esportes como basquete e vôlei, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Artrite

A artrite é uma doença que causa problemas nas articulações. Por isso, se você sente dor e rigidez articular com frequência, pode ser que você tenha artrite.

Vale lembrar que existem vários tipos de artrite. Dessa forma, é importante consultar um médico para diagnosticar o tipo que você tem e começar o tratamento correto.

Lesão do menisco

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o menisco. O menisco é um pedaço de cartilagem que serve para amortecer o impacto e estabilizar a articulação do joelho.

Assim, se o menisco sofre uma lesão, essas funções de amortecimento e estabilização são afetadas. Como resultado, você sente dores no joelho, além de outros sintomas como inchaço e fraqueza.

Mais causas

O joelho e seus arredores estão sujeitos a vários tipos de lesões. Por isso, as possibilidades são inúmeras. As condições abaixo também podem causar dor no joelho. Mas geralmente, sintomas adicionais além da dor são observados. É o caso de:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Trombose venosa profunda, que também causa inchaço, calor e vermelhidão na pele;
  • Condromalácia, que pode causar problemas de mobilidade, fraqueza e sensação de atrito entre os ossos.

Como tratar

tratando a dor no joelho

É sempre bom consultar um ortopedista para ver se existe uma lesão no seu joelho. Mas, quando a dor é ocasional, você pode aliviar com os seguintes métodos:

Método RICE

Para aplicar essa técnica, você vai precisar de gelo. Além disso, é importante seguir o passo a passo que consiste em:

  • Descanso (R-rest): descansar o joelho para que a recuperação seja mais rápida e para evitar mais danos;
  • Gelo (I-ice): aplicar gelo por 20 minutos várias vezes ao dia para reduzir o inchaço e a inflamação;
  • Compressão (C-compression): comprimir o local usando uma bandagem de compressão ou uma toalha, mas sem apertar demais;
  • Elevação (E-elevation): deixar o joelho elevado apoiado em vários travesseiros.

Remédios

A dor no joelho pode melhorar com o uso de remédios para dor no joelho, como por exemplo:

  • Anti-inflamatórios não esteroides – como a aspirina;
  • Corticoides;
  • Pomada ou gel anti-inflamatório.

Mas, antes de usar qualquer medicamento, o ideal é consultar primeiro um profissional da saúde de sua confiança.

Mais opções de tratamento

Quando a dor atrás do joelho é consequência de uma lesão mais grave – como por exemplo o rompimento de um tendão – o tratamento pode ser mais difícil e envolver:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Sessões de fisioterapia;
  • Injeção de corticóides;
  • Cirurgia do joelho.

Por fim, se a sua dor é causada por cãibras ou prática intensa de atividade física, vale a pena melhorar a sua alimentação e fazer pausas estratégicas para evitar o overtraining.

De qualquer forma, é fundamental procurar um médico para verificar se há uma lesão séria ou se você pode tratar a dor no joelho em casa usando gelo e remédios de venda livre.

Vídeo

Veja no vídeo abaixo as dicas da nossa nutricionista para acabar de vez com a dor no joelho:

Fontes e referências adicionais

Você alguma vez sentiu dor atrás do joelho? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário