Dor no lado direito da barriga? O que seu corpo está querendo dizer

Especialista:
atualizado em 21/12/2020

Você provavelmente já sentiu aquela dor no lado direito da sua barriga. Extremamente comum, normalmente ela não é causa para grandes preocupações. Apesar disso, é importante prestar atenção quando ela aparecer.  

Em alguns momentos, ela pode indicar alguma condição mais grave. Principalmente quando acompanhada por outros sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, prestar atenção nestes outros sintomas pode ajudar você a averiguar o que está acontecendo.

Entenda o que pode ser esta dor no lado direito da barriga e descubra como tratar este sintoma.

A causa mais comum de dor no lado direito da barriga é gases

Antes de mais nada, dores na barriga podem ter diversas causas. A mais comum delas, no entanto, está relacionada com o excesso de gases e problemas como o intestino preso. Da mesma forma, pode se tratar apenas de uma constipação ou uma leve indigestão.

Ela é extremamente comum durante a gravidez. Do mesmo modo, pode atingir pessoas com prisão de ventre ou outras alterações do ritmo intestinal.

Para tratar estes casos, você deve simplesmente tomar algum sal de fruta, laxante ou outro medicamento para aliviar o sintoma. Os especialistas também indicam uma dieta com alimentos ricos em fibras e beber bastante água.

Dor no lado direito da barriga pode ser apendicite

Por outro lado, existem momentos em que você deve se preocupar com aquela dorzinha incômoda. Além de problemas estomacais e excesso de gases, ela pode indicar outras condições.

A apendicite por exemplo, é uma delas. A apendicite é uma inflamação do apêndice, uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso.

A dor da apendicite vai aumentando progressivamente, de uma leve cólica na região do estômago até uma dor mais aguda.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você sentir este tipo de dor e ainda tiver alguns sintomas como vômito, febre, pressão baixa acompanhados de pele amarelada, você pode estar sofrendo com apendicite.

Por ser grave, ela requer um tratamento cirúrgico. Portanto, procure um médico assim que estes sintomas aparecerem.

Outras causas comuns

dor de barriga

A dor no lado direito da barriga pode significar pedra nos rins e na vesícula. Neste caso, a dor normalmente aparece como uma cólica nesta região que pode durar minutos ou horas.

Hepatite aguda e pancreatite também são outras condições que aparecem como uma dor no lado direito da barriga. A hepatite é uma inflamação do fígado que tem diversas causas.

Nestes casos, pode haver também perda do apetite, dor de cabeça, urina escura e amarelamento da pele e olhos.

A dor no lado direito da barriga ainda pode significar pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas. Além disso, a ovulação também pode causar este tipo de dor.

Acima de tudo, é importante lembrar que caso suspeite de algo mais grave você deve sempre procurar um médico. Do mesmo modo, lembre-se de que a automedicação sempre pode agravar o problema!

Dicas para evitar condições que acarretam este sintoma

Como vimos, a dor no lado direito da barriga pode ter várias causas. Sendo assim, existem algumas atitudes que você pode tomar para evitá-la.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada, procure manter uma alimentação saudável e bem regrada. Juntamente com hábitos alimentares saudáveis, é importante beber muita água. Tudo isso pode evitar que você tenha gases e problemas nos rins.

Da mesma forma, bebidas gasosas como refrigerantes podem fazer com que você fique com uma sensação de inchaço e com gases.

Evite proteínas em excesso e diminua o sal. Estas atitudes podem evitar que você desenvolva pedras nos rins.

Você já experimentou esta dor no lado direito da barriga? Conte então para a gente nos comentários como foi!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário