5 laxantes naturais para ajudar contra a prisão de ventre

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Quem já sofreu com a prisão de ventre sabe como o problema pode ser incômodo. Mas é pior ainda quando o intestino preso chega ao ponto de gerar um inchaço significativo na barriga.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, não é de se espantar que ao primeiro indício de prisão de ventre as pessoas já corram para buscar um medicamento laxante na farmácia ou na caixinha de remédios de casa.

No entanto, antes de fazer isso, vale a pena conhecer as receitas de laxantes naturais que também podem ajudar. Alguns exemplos você confere abaixo:

1. Chá laxante

A bebida leva ameixa, gengibre e hortelã. O chá ajuda a estimular a liberação das fezes paradas; inclusive, a ameixa é conhecida como um alimento que solta o intestino.

Além disso, o gengibre auxilia em relação aos gases, o que é interessante porque quem sofre com a prisão de ventre e costuma ter uma produção maior de gases. O passo a passo do chá laxante está no vídeo da nossa nutricionista a seguir:

2. Suco laxante natural

Suco laxante

Ele é feito com mamão, chia e óleo de coco. Ao mesmo tempo em que é um aliado contra a prisão de ventre, a bebida fica uma delícia!

O mamão contém alto teor de fibras solúveis, que ao passar pelo organismo absorvem água e ajudam a dar volume às fezes. Essas fibras auxiliam tanto contra a prisão de ventre quanto contra a diarreia. Ademais, as sementes de chia também têm muitas fibras, além de gorduras saudáveis.

Por sua vez, o óleo de coco ajuda a umectar (molhar) mais as fezes. Assim, o suco é muito bom especialmente para quem está com as fezes mais ressecadas. Aliás, a nossa nutricionista ensina a fazer o suco laxante no vídeo abaixo:

3. Geleia laxante

Você pode fazer essa receita e guardar na geladeira, para consumir uma colherz diariamente e ajudar a regularizar o trânsito intestinal. A geleia é feita à base de ameixa e linhaça e fica bem gostosa. Conheça os efeitos das sementes de linhaça no intestino.

Portanto, aprenda a preparar a geleia laxante com a nossa nutricionista no vídeo na sequência:

  Continua Depois da Publicidade  

4. Outro suco laxante

O segundo suco laxante é à base de mamão e tangerina, e também é rico fibras. O suco fica bem docinho e é uma boa opção para variar com as receitas acima. Uma dica é consumir uma em cada dia para variar e não enjoar.

No entanto, antes é preciso saber como preparar o suco laxante de mamão e tangerina, não é mesmo? Então, confira o passo a passo que a nossa nutricionista ensina no vídeo a seguir:

5. Vitamina laxante com kefir

Kefir

A nossa quinta e última receita leva kefir, ameixa e linhaça. Enquanto as fibras da linhaça e da ameixa ajudam a eliminar a fezes que estão paradas no intestino, o kefir ajuda a povoar novamente o intestino com bactérias do bem.

Essa ação do kefir é contínua e ajuda a melhorar a saúde intestinal não só no momento da sua ingestão, mas também posteriormente.

Assim, confira como fazer a vitamina laxante com a nossa nutricionista no vídeo a seguir:

Não se esqueça da água!

Ao consumir esses e outros laxantes naturais ricos em fibras, não se esqueça de manter uma boa ingestão de água. Ao aumentar o consumo de fibras, é fundamental hidratar essas fibras, pois elas funcionam melhor quando absorvem água.

Aliás, se uma pessoa consome muitas fibras, mas não bebe água, pode ter um efeito contrário do que se deseja: prisão de ventre com aumento dos gases.

Além disso, se você não tem costume de ingerir fibras, aumente o consumo do nutriente aos poucos. Elevar o consumo de fibras muito rapidamente pode causar gases, inchaço e cólica.

  Continua Depois da Publicidade  

Atenção!

Se mesmo com o uso de laxantes naturais como os da lista acima com os devidos cuidados, você não perceber melhoras em sua prisão de ventre, procure rapidamente o auxílio médico.

Pode ser que haja um problema mais profundo associado à prisão de ventre e que você precise de um tratamento mais amplo.

No vídeo a seguir, nossa nutricionista também apresenta os cinco laxantes naturais contra prisão de ventre e barriga inchada:

Fontes e Referências Adicionais

E aí, já usou algum desses laxantes naturais? Deu certo? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário