Dormir Bem Pode Ser Mais Crucial para a Perda de Peso do que sua Dieta

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Durante muito tempo, os especialistas em saúde acreditavam que comer depois do jantar, e especialmente tarde da noite, poderia causar consequências indesejadas na dieta e perda de peso. Mas uma nova pesquisa sugere que esses efeitos podem, na verdade, se originar de não dormir o suficiente.

Um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Okayama, no Japão, e publicado recentemente na Nutrition, Prevention & Health, comparou a relação entre comer ou jejuar antes de dormir com a saúde do indivíduo.

Pesquisadores descobriram que comer uma última refeição pelo menos duas horas antes de dormir não estava associado a diferenças a longo prazo nos níveis de glicose no sangue em adultos saudáveis. O estudo também sugeriu que dormir mais regularmente poderia ser uma solução melhor do que a dieta, especialmente quando se trata de prevenir doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

“Durações curtas de sono e privação de sono estão relacionadas a hábitos alimentares pouco saudáveis e metabolismo da glicose prejudicado”, escreveram os pesquisadores. Padrões de sono inconsistentes também foram associados com a obesidade mais do que aqueles que comiam logo antes de ir dormir.

O estudo analisou dois anos de dados coletados de 1.573 adultos saudáveis e idosos sem condições pré-existentes em Okayama, no Japão. Mais de 60% dos pesquisados eram mulheres, e dois terços deles tinham mais de 65 anos de idade e eram aposentados.

Outros fatores incluídos no estudo se concentraram em: se as pessoas fumavam, se eram ativas, se comiam rápido ou devagar, quanto peso elas ganharam desde que completaram 20 anos de idade, quanto álcool elas beberam e se elas pulavam ou não o café da manhã.

É importante notar que as descobertas deste estudo estão correlacionadas, e evitar comer antes de dormir ainda é considerado mais saudável para você. Mas pesquisas recentes podem apoiar a noção de que fazer um lanche na hora de dormir pode realmente ser benéfico.

Comer 30g de proteína 30 minutos antes de deitar foi sugerido para aumentar a qualidade muscular, o metabolismo e o controle geral do peso, de acordo com um estudo do British Journal of Nutrition publicado no ano passado.

Comer um alimento rico em proteína, como queijo cottage, pode ajudar na sua dieta, mas parece que o sono está desempenhando um papel muito maior em nossa saúde do que os pesquisadores pensavam inicialmente. Uma série de novas pesquisas sugere que aqueles que não dormem pelo menos 7 horas por noite comem dietas piores, e outras sugerem que a insônia pode aumentar muito o risco de doenças cardiovasculares.

Você acredita que precisa dormir melhor para perder peso com mais facilidade? Está cansado de mudar a dieta e não ter resultados, provavelmente porque dorme mal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário