Dormir no Frio Ajuda a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 29/08/2019

A ideia de perder peso enquanto dorme pode parecer boa demais para ser verdade. Mas é isso que alguns cientistas defendem em um novo estudo científico. Os pesquisadores descobriram que dormir no frio ajuda a emagrecer porque o metabolismo do corpo acelera para manter o corpo aquecido.

Especialistas acham que descansar em quartos frios, ou sob cobertores finos, leva o metabolismo do corpo a acelerar, favorecendo na tese de que dormir no frio ajuda a emagrecer.

Dormir no Frio para Emagrecer

Dormir no frio ajuda a emagrecer conforme estudos de especialistas, em principal quando as pessoas apreciam adormecer sem roupa, apenas com edredom fino. Peritos do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, pediram aos voluntários do sexo masculino para dormirem em quartos climatizados durante o experimento, para ver como a temperatura influencia o peso.

Características do Estudo

Aos sujeitos da pesquisa, foram dadas refeições idênticas para garantir a mesma quantidade de calorias ao longo do período de 4 meses. Eles também receberam os mesmos lençóis e roupas de dormir para ter certeza de que estas características não afetassem o experimento.

Os homens dormiram em diferentes temperaturas: 1 mês a 18°C, 2 meses com 23°C e 1 mês em 27°C. Os cientistas notaram que, durante a semana em que dormiam na temperatura mais baixa, os seus corpos alterados perderam maior quantidade de peso.

Poder da Gordura Marrom

Especialistas dizem que a quantidade de “gordura marrom”, que produz calor pela queima de calorias, foi produzida em dobro durante as semanas nas temperaturas frias, efetivamente acelerando o metabolismo dos homens. Quando indivíduos dormiam nos climas elevados, o efeito caminhava em marcha à ré.

Palavras do Especialista

O pesquisador Francesco Celi indicou ao New York Times: “Estes eram todos homens jovens e saudáveis. Apenas ao dormir no frio ganharam vantagens metabólicas, diminuindo os riscos de diabetes e outros problemas metabólicos”. Não se pode ignorar o fato de que a gordura marrom produz 300 vezes mais calor do que qualquer órgão do corpo e por isso queima calorias rapidamente. Abundante em bebês, cai a níveis próximos de zero à medida em que as pessoas ficam adultas.

Quantas calorias gasta a mais

Os cientistas estimam que o corpo gasta de 30 a 40 calorias a mais em 8 horas de sono pelo efeito frio.

Manter a Casa Fria

Pesquisadores holandeses dizem que manter temperaturas frias dentro de casa e no escritório pode ser uma arma adicional na luta contra a obesidade. “Isto significa deixar os corpos trabalharem para controlar a temperatura naturalmente”, disse o autor do estudo, Dr. Lichtenbelt, professor associado no departamento de biologia humana na Universidade de Maastricht Medical Center.

Neste estudo, sua equipe explorou se a frequente exposição às temperaturas frias leves iriam aumentar o gasto de energia do corpo. Em outras palavras, o metabolismo das pessoas seria uma arma para queimar calorias. Pesquisas anteriores da equipe holandesa demostraram que as pessoas gradualmente se adaptam a temperaturas ambiente mais frias.

Efeito Calafrio

O corpo humano resiste ao frio por calafrios, que produzem calor. Esta consiste na principal explicação às temperaturas promoverem a perda de peso, e consequentemente na afirmação de que dormir no frio ajuda a emagrecer. Estudos têm mostrado que as pessoas gastam cinco vezes mais energia quando tremem, em comparação ao descanso.

Considerações Finais

Os cientistas ainda não sabem se o corpo para de queimar mais calorias do que o normal no frio quando se acostuma a essa temperatura. Embora sejam estudos curiosos e interessantes, é pouco provável que uma pessoa passe a adotar tais hábitos de vida, que geralmente geram desconforto, para queimar mais calorias.

Para essa finalidade, fazem mais sentido outras estratégias simples como parar o carro mais longe do destino final (para ser obrigado a andar mais), praticar uma atividade física regularmente, beber bastante água para manter o corpo em perfeito funcionamento para queimar gordura e eliminar toxinas, e comer de forma saudável, não abusando das calorias.

Você já tinha ouvido que dormir no frio ajuda a emagrecer? Acredita que estes estudos podem mesmo comprovar isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário