Empresa Farmacêutica Afirma Ter Encontrado Anticorpo Bloqueador do Coronavírus

Especialista:
atualizado em 19/05/2020

Além de ser facilmente transmitido, como indicou um teste que mostrou como um vírus se espalha rapidamente, o novo coronavírus pode causar danos expressivos no organismo de uma pessoa. A doença provocada por ele, chamada de COVID-19, também já deixou muitas vítimas fatais: até a tarde da segunda-feira, 18 de maio, já eram aproximadamente 316,2 mil mortos pela doença em todo o mundo.

Tudo isso torna a busca por uma vacina, medicamento ou tratamento contra a doença muito necessária e urgente. Tanto que vacinas contra o novo coronavírus estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo e um órgão americano autorizou o uso emergencial de um remédio contra o novo coronavírus.

Agora, a empresa farmacêutica Sorrento Therapeutics dos Estados Unidos anunciou ter feito uma descoberta que considera ser um avanço na busca por um tratamento contra a COVID-19.

Ao divulgar detalhes de sua pesquisa pré-clínica, a companhia afirmou que encontrou um anticorpo que oferece 100% de inibição da infecção do novo coronavírus em células saudáveis depois de quatro dias de incubação. O anticorpo em questão foi nomeado como STI-1499.

O estudo pré-clínico da Sorrento ainda não passou por uma revisão por pares, ou seja, ainda não foi revisado por outros especialistas. Além disso, a pesquisa foi feita em laboratório, não em seres humanos. Portanto, a descoberta ainda não pode ser considerada a solução definitiva contra o novo coronavírus.

Entretanto, considera-se que os resultados do estudo sejam um desenvolvimento promissor na luta contra a COVID-19. Segundo a farmacêutica, o anticorpo STI-1499 se destacou entre bilhões de outros candidatos testados, devido à sua habilidade para bloquear a interação entre a proteína S (responsável pela adesão do vírus nas células do hospedeiro) do novo coronavírus e um receptor celular humano.

Em outras palavras, isso significa que o anticorpo em questão impediria o vírus de se ligar à célula saudável do organismo, que é justamente o que resulta na incubação do vírus no corpo e na infecção.

A natureza da potencial eficácia do anticorpo significa que a Sorrento acredita, pelo menos por enquanto, que o STI-1499 será o primeiro a ser incluído no coquetel de anticorpos que está sendo desenvolvido pela empresa farmacêutica para conceder proteção contra o novo coronavírus, inclusive nos casos em que houver a mutação do vírus.

O tal coquetel será composto por um grande número de diferentes anticorpos que demonstrem eficácia em bloquear a ligação da proteína S. O intuito é promover várias vias de proteção desenvolvidas para permanecer eficientes mesmo que o novo coronavírus sofra mutações na transmissão de pessoa para pessoa ou dentro do organismo de um único indivíduo.

Neste sentido, um dos questionamentos que os cientistas precisam responder é quanto o novo coronavírus é capaz de mutar, uma vez que muitos outros coronavírus, como o vírus causador do resfriado comum, apresentam uma tendência de mutar rapidamente, dificultando o desenvolvimento de tratamentos.

Além disso, a Sorrento também pretende trabalhar em cima de um tratamento apenas com o anticorpo STI-1499 e já está discutindo com as autoridades reguladoras sobre como agilizar o desenvolvimento, assim como está aumentando a sua capacidade de produção.

Entretanto, como ainda se trata de um resultado preliminar, embora promissor, é necessário aguardar os resultados dos próximos experimentos com o anticorpo para ver se ele realmente funciona conta a COVID-19 e esperar para ver se as autoridades reguladoras de saúde aprovam o seu uso contra o novo coronavírus.

Enquanto isso não acontece, o que nos resta é reforçar muito bem todas as medidas de prevenção contra a COVID-19. Caso ainda reste dúvidas, veja aqui como evitar o contágio do novo coronavírus quando precisar sair de casa e, também muito importante, seja você uma pessoa que está praticando o isolamento completamente ou parcialmente, veja quantas vezes você deve limpar e desinfetar sua casa para se proteger.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem acompanhado as diversas tratativas de criar um remédio ou vacina para o novo coronavírus mundo afora? Já foi contagiado pelo vírus? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário