Quantas Vezes Você Deve Limpar e Desinfetar sua Casa Contra o Coronavírus?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Mesmo que você não saia de casa, os especialistas dizem que você deve seguir estas diretrizes de limpeza para reduzir a propagação do COVID-19.  

Agora que boa parte da população está praticando a quarentena, se distanciando socialmente e não saindo de casa com muita frequência – talvez apenas para ir ao mercado ou farmácia rapidamente – você pode estar se perguntando quantas vezes ainda deve desinfetar sua casa.

Antes de tudo, vale a pena entender como evitar o contágio pelo novo coronavírus quando você precisar de casa para algum dos motivos citados acima.

Em seguida, é importante entender por que você precisa desinfetar as superfícies de casa. O vírus se espalha quando uma pessoa tosse ou espirra através gotículas. Elas podem se espalhar pelas superfícies ou por nossas mãos, com as quais tocamos as coisas, transferindo os vírus de nossas mãos para as superfícies em que tocamos.

O novo coronavírus pode sobreviver em diferentes superfícies por vários períodos de tempo. Inclusive, já fizemos uma reflexão específica: se o coronavírus não sobrevive no cobre, por que as superfícies não são cobertas por ele?

Mas, voltando a nossas casas, é muito importante limpar maçanetas, mesas, pias, bancadas e todas as superfícies que tocamos regularmente, mas a regularidade da limpeza e desinfecção depende da sua situação específica e do que está ocorrendo ao seu redor em relação à pandemia do coronavírus.

Limpar x Desinfetar

Antes, vale registrar que há uma diferença entre limpar e desinfetar – você deve fazer uma rotina de limpeza regular, que inclui a remoção de sujeira e poeira, e produtos de limpeza domésticos regulares são bons para isso.

Já para desinfetar superfícies, você deve usar alvejante ou álcool 70%, pois está procurando matar os germes dessa forma.

Se ninguém em casa estiver com coronavírus

Mesmo que ninguém em sua casa esteja doente, você ainda deve limpar as superfícies regularmente e desinfetá-las diariamente como medida de precaução básica.

A frequência com que você precisar desinfetar as superfícies de casa depende se você está na categoria de alto risco para o COVID-19 (veja quais são as condições de saúde pré-existentes que podem dificultar o tratamento contra a doença), quantas pessoas vivem em sua casa e com que frequência todos compartilham itens e superfícies comuns.

Você provavelmente precisa desinfetar superfícies toda vez que receber uma visita de qualquer tipo em casa, se é que isso ainda está ocorrendo no seu caso, e desinfetar com mais frequência se tiver alto risco ou se um membro da família trabalha fora de casa.

Lógico, você não precisa limpar sua casa inteira de cima para baixo todos os dias, mas sim se concentrar em superfícies que são tocadas frequentemente – maçanetas, mesas, pias, interruptores de luz, controles remotos, torneiras, armários e etc.

Chaves de casa e do carro, óculos e outros itens que você pode tocar muito (e levar para fora de casa) também são bons itens para limpar. Inclusive, você sabia que seu smartphone pode ser um dos maiores responsáveis pela infecção do coronavírus?

Se alguém de casa estiver com coronavírus

Já se algum morador da sua casa estiver com sintomas do coronavírus, desinfecte as superfícies com uma frequência ainda maior – sempre que aqueles que não estiverem doentes possam entrar em contato com elas.

Você pode usar luvas para se proteger de produtos químicos agressivos e ainda minimizar seu risco de contrair o vírus. Lave as mãos com muita frequência também – especialmente se você tocar em algo que a pessoa com sintomas possa ter tocado. 

Lembre-se de lavar por pelo menos 20 segundos para eliminar efetivamente os germes e lembre-se de que sabão e água são a melhor opção. Entenda por que lavar as mãos é tão importante na luta contra o coronavírus.

Ao desinfetar sua casa, dê atenção maior àquelas superfícies mais tocadas, já que muitas mãos podem estar depositando e capturando vírus ou outros germes.

Você tem limpado e desinfetado sua casa com maior frequência durante a pandemia do coronavírus? Quantas vezes por dia ou por semana? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário