O papel-alumínio é um daqueles produtos que não sai da sua lista de compras, pois te ajuda bastante no dia a dia, especialmente com as suas preparações culinárias? Então, você já deve estar bem familiarizado com ele.
Mas, será que mesmo tendo usado o produto tantas vezes, você saberia dizer e explicar a diferença entre um lado e o outro do papel-alumínio (a parte brilhante e a parte mais fosca)?
O lado brilhante
O lado brilhante do papel-alumínio é mais refletivo e, por este motivo, algumas pessoas acreditam que ele deve ficar virado para o lado de fora, ou seja, oposto à comida que estiver sendo assada.
No entanto, o que acontece é que a maior parte dos fogões esquenta o alimento por meio da propagação de calor, circulando a energia das áreas mais quentes para as mais frias. Assim, a convecção (transferência de calor) não leva em consideração quão refletivo é o conteúdo dentro do fogão.
Na verdade, o lado brilhante precisa ficar virado para o lado de dentro, em contato com o alimento. Isso porque quando a comida está sendo assada no forno, ela automaticamente se torna uma fonte de calor que tende a emitir radiação.
Portanto, manter o lado brilhante voltado para dentro seria como mirar um laser no espelho, de modo que parte da radiação reflita no papel e retorne para a comida, mantendo o alimento mais aquecido e fazendo com que temperaturas mais altas sejam atingidas mais rápido.
Outro motivo para deixar o lado brilhante do papel-alumínio voltado para a comida é que graças ao fato de ser mais liso, ele tem menos chances de grudar nos alimentos.
E o lado fosco?
Mas e se o intuito for utilizar o papel-alumínio para armazenar um produto na geladeira ou manter algo mais frio por mais tempo? Então, a recomendação é embrulhar os alimentos em questão com o lado fosco do papel-alumínio voltado para dentro, ou seja, em contato direto com o alimento.
Outro cuidado importante quando se trata desse tipo de uso do produto se refere ao papel-alumínio que esteja rasgando ou apresente furinhos. Quando isso acontecer, será necessário trocar por uma folha nova, para evitar que a comida tenha contato com outros itens e acabe pegando o cheiro e/ou sabor de outros ingredientes na geladeira. As informações são do Concursos no Brasil.