O Distrito Federal, os estados de Minas Gerais e Acre e a cidade do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência devido ao aumento significativo dos casos de dengue. No entanto, os sintomas são bastante semelhantes aos da Covid-19, o que pode confundir algumas pessoas.
Quais são as diferenças entre a dengue e a Covid-19?
No mais, os pacientes com Covid-19 normalmente sentem a respiração mais pesada e ruidosa, tosse, espirro, dor de garganta, perda de olfato e paladar e, eventualmente, falta de ar. A dengue não apresenta nenhum desses sintomas e quem for contaminado pelo mosquito Aedes aegypti costuma apresentar grandes placas avermelhadas espalhadas pelo corpo entre seus sintomas.
Como semelhanças, a dengue e o coronavírus carregam febre, dor de cabeça, dor no corpo e cansaço como alguns dos sintomas. Ademais, profissionais da saúde ressaltam que alguns casos de Covid-19 não apresentam os sintomas respiratórios nos primeiros dias de infecção, ou até mesmo a coinfecção. Portanto, antes de mais nada, procure um médico assim que sentir que tem algo diferente.
A avaliação médica é de extrema importância, já que ambas doenças evoluem muito rapidamente. No caso da dengue grave, podem ocorrer dois fenômenos não vistos na Covid: o choque hipovolêmico (pressão baixa muito intensa) e hemorragia. Se não tratadas a tempo, essas condições podem levar à morte.