Erva Mate ou Chá Verde: Qual É Melhor Para Perder Peso?

Especialista da área:
atualizado em 18/04/2016

Tanto a Erva Mate quanto o Chá Verde são exaltados por seus benefícios para perder peso, mas o que há realmente nestes produtos que facilitam a perda de peso? Veja abaixo informações adicionais sobre erva mate e chá verde e descubra a melhor maneira de utilizá-los ao tentar perder peso.

Erva Mate

A erva mate é uma bebida sul americana feita de folhas de uma árvore chamada de mate. Ela é cultivada nas florestas tropicais da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, e é uma bebida nacional por aqui.

  Continua Depois da Publicidade  

Por séculos, tribos sul americanas consumiram a erva mate por seus efeitos rejuvenescedores, tais como clareza e vitalidade. As folhas da árvore contêm 15 aminoácidos, 24 minerais e vitaminas e antioxidantes. Além disso, a erva mate contém cafeína, teobromina e teofilina, encontradas em chocolate, café e chá. Esses ingredientes estimulam o sistema nervoso central, diminuem o apetite, aumentam o relaxamento muscular e funcionam como diurético.

Em relação a perder peso, a erva mate mostrou-se muito útil, tanto na perda, quanto no controle do peso. A erva mate causa a termogênese ou o aumento de queima de calorias, aumento de diurese e supressão de apetite, todos favorecendo as chances de perder peso. Uma xícara média de erva mate possui 50 miligramas de cafeína.

Chá Verde

Chá verde é uma bebida produzida das folhas de uma planta asiática chamada camellia sinensis. O chá verde é diferente do chá preto porque as folhas são menos processadas e tratadas de modo a preservar melhor seus nutrientes.

O chá verde contém um grande número de oxidantes que ajudam a reforçar o sistema imune e a saúde de modo geral. A Sociedade Americana de Câncer apóia a crença de que o chá verde ajuda a prevenir e a tratar certas formas de câncer. Estudos adicionais mostraram que o chá verde ajuda a tratar Alzheimer e artrite.

Para te ajudar a perder peso, o chá verde causa a termogênese ou aumento de queima de calorias. Muito da termogênese causada pelo chá verde é em função da cafeína nas folhas e da epigalocatequina galato ou EGCG. No Diário Americano de Nutrição Clínica, pesquisadores suportam que o chá verde causa termogênese, mas ele também causa oxidação de gordura. A média de uma xícara de chá verde possui 50 miligramas de cafeína.

  Continua Depois da Publicidade  

Erva Mate ou Chá Verde

Uma das principais razões pelas quais o chá verde e a erva mate nos auxiliam a perder peso é por provocarem a termogênese no organismo. Não há pesquisas provando qual destes produtos é mais efetivo para perder peso.

A termogênese causada pelo chá verde e pela erva mate aumenta a queima de calorias em 80 a 100 calorias por dia, mas para perder 0,5kg de gordura, os indivíduos devem consumir 3.500 calorias a menos do que queimam. A melhor maneira de perder peso é ingerir 500 calorias a menos por dia.

Cada um destes produtos possui benefícios únicos para perder peso. Além da termogênese, a erva mate mostrou-se ser um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de água e a diminuir o apetite. O chá verde também mostrou-se promotor da oxidação de gorduras.

Você já experimentou tomar a erva mate ou o chá verde para te auxiliar a perder peso? Você conseguiu ver resultados satisfatórios? Comente abaixo se você acha que eles realmente surtem efeito!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário