Home » Suplementos » Esse é o Motivo Pelo Qual Você Sempre Tem Vontade de Urinar Quando Está Ansioso

Esse é o Motivo Pelo Qual Você Sempre Tem Vontade de Urinar Quando Está Ansioso

Nervosa urinando

Você provavelmente já passou por uma situação de ansiedade por conta do nervosismo de fazer uma apresentação importante no trabalho ou na faculdade, por exemplo, e acabou sentindo muita vontade de urinar. Você acha isso engraçado?

  Continua Depois da Publicidade  

Curiosamente, ter que ir ao banheiro – ou pelo menos sentir que precisa – é realmente um sintoma bastante comum de ansiedade. Embora não haja muitas pesquisas para explicar exatamente por que nossas bexigas se soltam quando a ansiedade aumenta, os especialistas em saúde têm discutido algumas teorias. Eis o que alguns disseram sobre por que nós sentimos o desejo de urinar e o que fazer sobre isso:

Nossa resposta de luta ou fuga provavelmente está nos fazendo urinar mais

Quando você está calmo e relaxado, sua bexiga se enche gradualmente com a urina dos rins. Ao longo do dia, seu corpo envia sinais para seu cérebro que dizem: “É hora de ir ao banheiro!” ou “Você pode aguentar um pouco mais”.

Quando você começa a se sentir ansioso, no entanto, as coisas não correm tão bem, em grande parte devido ao fato de que nossas bexigas estão intimamente ligadas ao sistema de medo do nosso corpo – também conhecido como nossa resposta ou mecanismo de “luta ou fuga”.

Quando essa resposta é ativada, nosso cérebro tende a anular todos esses sinais adoráveis ​​nos dizendo se é ou não hora de urinar. Ao mesmo tempo, nossos músculos da bexiga se contraem, o que coloca mais pressão na bexiga e nos manda correr para o banheiro.

  Continua Depois da Publicidade  

“Assim, quando você se sente ansioso, a resposta do seu corpo ao medo pode ser desencadeada, sobrecarregando os mecanismos da bexiga para reter a urina, fazendo com que você queira urinar”, Ashwini Nadkarni, psiquiatra associada do Brigham and Women’s Hospital e instrutora de psiquiatria da Harvard Medical School.

Além de tudo isso, alguns especialistas suspeitam que a resposta de luta ou fuga também pode colocar nossos rins em ação, fazendo com que eles produzam mais urina do que o normal, de acordo com a LiveScience.

Estamos mais sintonizados com nosso corpo quando estamos ansiosos

Quando sentimos ansiedade, também tendemos a nos tornar hiperconscientes de nosso próprio corpo e de como nos sentimos em nossa própria pele, suspeitam os especialistas em saúde. Por exemplo, a cada batimento cardíaco pode parecer que seu peito está batendo forte, você pode se concentrar bastante em sua respiração ou pode ter um desejo irresistível de urinar.

“As pessoas vão aplicar um filtro seletivo e se concentrar na sensação de que precisam urinar, quando, na verdade, podem não fazer tanto quanto pensam”, disse Nadkarni.

Em outras palavras, sim, você pode ter que urinar – mas provavelmente não é tão urgente quanto você pensa que é neste momento. Seu cérebro está apenas enganando você.

A boa notícia: existem maneiras de gerenciar isso

Não é preciso dizer que a última coisa que você quer se preocupar quando está apertado é tentar encontrar um banheiro. A ansiedade é perturbadora e distrai o suficiente sem ter que pensar na sua bexiga também.

  Continua Depois da Publicidade  

“Se acontecer de vez em quando, por exemplo, antes de uma entrevista de emprego ou de um primeiro encontro, o nível de interrupção pode ser mínimo. Se estiver acontecendo com mais frequência, pode valer a pena pensar em seus níveis gerais de estresse”, disse Jessy Warner-Cohen, psicóloga de saúde do Centro Médico Judaico de Long Island, em Nova York.

A boa notícia é que existem algumas estratégias que você pode tomar para tentar dominar sua bexiga. Muitos profissionais de saúde mental recomendam a prática de terapia cognitivo-comportamental, ou TCC, para ajudar a controlar a ansiedade – e, portanto, a bexiga – de forma mais regular.

A TCC também pode ajudar as pessoas a entenderem que a micção frequente é simplesmente um subproduto de sua ansiedade e também que elas provavelmente não precisam urinar tanto quanto pensam, explica Nadkarni.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com Warner-Cohen, a prática de técnicas de mindfulness também pode ajudar. “Reconheça que as sensações que você está sentindo são típicas e você está realmente seguro”, disse Warner-Cohen. “Envolva-se na ‘respiração abdominal’, inspire lentamente e concentre-se em sua respiração, em vez de em qualquer outra coisa que esteja acontecendo”.

Além disso, exercícios de músculos pélvicos podem ajudar no treinamento da bexiga, o que pode controlar o quanto você urina, de acordo com Fara Bellows, uma urologista do Ohio State Wexner Medical Center. Também recomenda-se limitar a ingestão de líquidos – especialmente bebidas cafeinadas como café ou chá – antes de fazer qualquer coisa que possa fazer você se sentir ansioso.

Se você tentar essas coisas e ainda tiver dificuldades em segurar a urina, você poderá ter uma condição como “bexiga hiperativa”, caso em que você realmente não poderá controlar o que está acontecendo com a bexiga. Se você suspeitar que pode ter um problema mais sério, um urologista pode ajudar a determinar por que sua bexiga não quer cooperar e insiste em fazer todas as tentativas.

Você sente muita vontade de urinar quando fica nervoso ou ansioso? Já passou por uma situação embaraçosa por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*