Chá para ansiedade

Remédio para Ansiedade Natural – 9 Opções

Ao longo dos últimos anos, os índices de diversas doenças e transtornos cresceram de forma rápida. Alguns problemas que antes eram pouco conhecidos ou mesmo difíceis de encontrar hoje são comuns e estão presentes na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. A ansiedade é um transtorno sério e que deve ser adequadamente tratado para não gerar complicações na vida do paciente.

Muitos consideram a ansiedade como o “mal do século” e este problema pode gerar muitos sintomas físicos e mentais. Ela pode estar presente tanto em crianças e adolescentes, como em adultos.

Existem diversos tratamentos para a ansiedade e muitos deles são naturais. Vamos conhecer 9 opções de remédio para ansiedade natural e as diversas opções de remédio para ansiedade caseiro.

O que é o problema de ansiedade?

A ansiedade é um sentimento inerente do ser humano que faz parte de um sistema complexo relacionado à sobrevivência da espécie. A ansiedade está bastante relacionada ao medo, seja este real ou imaginário, sem previsibilidade ou controle, apresentando diversos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e comportamentais.

Existem diversos tipos de ansiedade, entre eles a ansiedade generalizada, ansiedade social, o transtorno de ansiedade, a crise de ansiedade e os ataques de ansiedade. Cada um devendo ser tratado de forma adequada e específica.

De acordo com a “American Psychiatric Association”, os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de situações que induzem o medo, a ansiedade ou o comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. Quando existe comportamento de ansiedade e preocupação persistentes e excessivas em diversos setores, como, por exemplo, no trabalho, na família, na escola, entre outros, este é considerado um transtorno e deve ser tratado de forma correta para evitar problemas mais graves.

A ansiedade é considerada um transtorno mental, mas que pode apresentar diversos sintomas físicos, entre eles a inquietação, impaciência, irritabilidade, sensação de cansaço e fadiga, dificuldades de foco e de concentração, tensão muscular, problemas de sono, roer as unhas, dores, enjoos, lapsos de memória, difícil controle das preocupações, entre outros. A preocupação excessiva gasta tempo e energia, trazendo prejuízos para a vida pessoal e profissional do indivíduo, podendo variar de casos moderados a graves.

Entre os sintomas psicológicos estão os medos irracionais, apresentando-se como uma simples fobia ou mesmo de forma exagerada, presença de lembranças ruins, preocupação, perfeccionismo, autoconsciência excessiva, pânico, compulsividade, vergonha de sair ou de falar com outras pessoas, entre muitos outros sintomas.

Em geral, recomenda-se o tratamento através de acompanhamento psiquiátrico, com a utilização de medicamentos, e também o tratamento psicológico, com a aplicação da psicoterapia (com o uso da Terapia Cognitiva-Comportamental), podendo-se utilizar os dois tratamentos em conjunto dependendo da gravidade do transtorno. Para casos mais leves, é possível buscar alternativas de tratamentos como o uso de remédio para ansiedade e nervosismo.

Quais os tipos e como usar um remédio para ansiedade natural?

Se você está ansioso e preocupado com a vida financeira, a saúde, o trabalho, a família, os relacionamentos, você provavelmente irá se sentir mais irritado, terá alguns pensamentos negativos e também poderá presenciar vários sintomas físicos e mentais.

Quando a ansiedade ainda apresenta sintomas leves, esta pode ser tratada com alternativas mais naturais do que os medicamentos recomendados pelos psiquiatras que podem, inclusive, gerar efeitos colaterais.

Apesar de existirem muitas opções de remédio para ansiedade natural, você precisa, primeiramente, buscar a orientação de um médico para que este verifique o grau de ansiedade presente e para que este possa lhe auxiliar na busca por alternativas menos agressivas ao organismo.

Veja, a seguir, 7 opções de remédio para ansiedade natural e saiba como controlar este problema no seu dia a dia de forma prática e fácil:

1. Camomila

A camomila é uma das mais antigas e mais conhecidas plantas medicinais, utilizada como remédio natural para muitas doenças, inclusive como remédio para ansiedade e nervosismo. Esta planta é bastante usada em forma de chá, podendo ser tomado a qualquer hora do dia ou da noite, e suas folhas secas são ricas em substâncias bioativas, entre elas os flavonoides.

A camomila também pode ser encontrada em forma de suplementos, aumentando a concentração dos ingredientes e facilitando sua utilização no dia a dia. Um estudo realizado pela University of Pennsylvania Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que um grupo de pacientes com o Transtorno de Generalizado de Ansiedade apresentou redução significativa dos sintomas após oito semanas de uso do suplemento de camomila.

Entre os inúmeros benefícios da camomila para a saúde estão a redução de dores de estômago, auxílio no combate de resfriados e gripes, ajuda a aliviar as dores de cabeça, suas propriedades anti-inflamatórias, estímulo ao sistema imunológico e alívio das dores causadas por cólicas menstruais.

Ela é excelente para combater os sintomas causados pela ansiedade, ajudando a reduzir a tensão muscular, aumentando a calma e melhorando a qualidade do sono.

2. Chá verde

O chá verde é proveniente de uma planta chamada de Camellia sinensis, é bastante conhecido e muito utilizado por pessoas que desejam reduzir peso e medidas, pois ajuda a ativar o metabolismo, promovendo maior gasto calórico.

Além disso, o chá verde contém um aminoácido chamado de L-teanina, que faz dele um excelente remédio para ansiedade caseiro.

Diversos estudos sobre este aminoácido mostraram que a L-teanina tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e auxiliar no controle dos batimentos cardíacos. Um estudo específico mostrou que a utilização de 200 mg de L-teanina ajudou na redução de forma significativa dos sintomas de ansiedade, deixando as pessoas mais calmas e mais focadas.

3. Valeriana

A valeriana, conhecida como Valeriana officinalis, é uma planta de flores brancas e rosadas, com aroma adocicado, bastante encontra na Europa e na Ásia. Assim como o chá verde, a valeriana também é um excelente remédio para ansiedade natural e possui o aminoácido L-teanina em sua composição, entre outras substâncias com propriedades calmantes e sedativas.

A valeriana pode ser utilizada em forma de chá e também em forma de suplementos. Ela ajuda a melhorar a qualidade do sono, reduzindo os sintomas de insônia causados pela ansiedade, ajudando a acalmar e a melhorar a concentração.

4. Erva-cidreira

A erva-cidreira, Melissa officinalis, é uma planta medicinal também chamada de melissa, melissa-romana, bálsamo-de-limão, entre outros. A erva-cidreira vem sendo utilizada há muitos séculos como um remédio para ansiedade natural. Esta planta é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão, atuando também na parte do cérebro, que controla o sistema nervoso autônomo.

A erva-cidreira possui diversos óleos essenciais voláteis na planta, entre elas o citronela, que possui efeito sedativo, mesmo em concentrações baixas. A erva-cidreira pode ser consumida em forma de chá ou de cápsulas como suplemento, sendo encontrada de forma fresca ou em forma de extrato, ajudando a relaxar, melhorando a qualidade do sono, sendo indicado para o tratamento da ansiedade, da depressão, da enxaqueca, de perturbações nervosas, entre outros sintomas.

5. Ômega 3

O ômega 3 é uma gordura saudável que possui diversos benefícios para a saúde. Ele contém propriedades anti-inflamatórias, funcionando como um excelente remédio para ansiedade e nervosismo.

Uma pesquisa mostrou que um grupo de estudantes que realizava a ingestão de 2,5 mg de um composto de ácidos graxos de ômega 3 durante um período de 12 semanas teve uma redução significativa nos sintomas de ansiedade.

O ômega 3 ajuda na produção de neurotransmissores que são fundamentais para equilibrar o humor e ajudar no controle do estresse. Este nutriente pode ser consumido através da alimentação, sendo bastante encontrado nos peixes, frutos do mar, na linhaça, no azeite de oliva, nas castanhas e nozes, entre outros alimentos. Ele também pode ser utilizado em forma de suplemento, ajudando na ingestão diária desta gordura saudável, sendo facilmente encontrado nas lojas de produtos naturais e de suplementos.

6. Magnésio

O magnésio é um nutriente fundamental para o organismo e desempenha diversas funções no corpo, sendo também um ótimo remédio para ansiedade natural. Ele pode ser obtido através da alimentação, mas o suplemento de magnésio é o mais recomendado para auxiliar na ingestão correta diária. O magnésio ajuda no relaxamento dos músculos e também atua no sistema nervoso, promovendo a redução dos sintomas da ansiedade.

Além disso, o magnésio estimula a produção do GABA (ácido gama-aminobutírico), um aminoácido responsável pela redução dos sintomas da ansiedade no sistema nervoso. Ele estimula o controle da pressão arterial, a melhoria da qualidade do sono e a redução da tensão muscular, ajudando também na produção de um efeito sedativo.

7. Complexo de vitaminas B

As vitaminas do complexo B são fundamentais para o organismo, participando de diferentes funções. Estas vitaminas também ajudam a combater o estresse e os sintomas da ansiedade, melhorando o humor. A vitamina B6, por exemplo, é um excelente remédio para ansiedade e nervosismo, equilibrando os níveis de açúcar no sangue, mantendo o sistema nervoso saudável e aumentando o humor.

As deficiências de vitaminas do complexo B podem gerar sintomas de depressão, ansiedade, descontrole emocional, irritabilidade, dores musculares, cansaço e fadiga. O complexo de vitamina B é facilmente encontrado em forma de suplementos em lojas de produtos naturais.

8. Passiflora

Esta erva é um sedativo natural. Em muitos países ela é um principio ativo para um remédio para ansiedade e nervosismo. A erva é muito utilizada também para problemas de insônia.

Assim como outros sedativos, ela pode dar moleza no corpo, aquela sensação de preguiça, e isso pode ser mais ou menos intenso dependendo da pessoa.

É indicado que não se misture várias ervas sedativas de uma só vez. Se escolher utilizar alguma, faça uso dela e avalie os resultados.

9. Ashwagandha

Esta é uma erva frequentemente usada como remédio para ansiedade natural por sua capacidade de melhorar a resposta do organismo ao estresse. Pesquisadores encontraram resultados significativos na melhora dos sintomas da ansiedade nas pessoas que fizeram uso da Ashwagandha. Além disso, os estudos apontaram que a erva também é capaz de melhorar o foco e reduzir o cansaço.

Conclusão

A ansiedade é um problema sério e que deve ser tratado de forma adequada. Existem muitas opções de remédio para ansiedade natural que podem ser utilizados para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Sempre procure um profissional da área da saúde antes de utilizar qualquer medicamento ou tratamento.

Referencias adicionais:

Você já experimentou algum destes tipos de remédio para ansiedade natural que listamos acima? O que seu médico receitou e recomendou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*