Estudo aponta a necessidade de menos passos diários para evitar problemas cardíacos

publicado em

Se ter que dar 10 mil passos por dia para a caminhada trazer benefícios sempre foi o motivo de acabar desistindo de seu sonho de ser fitness, então, pode ir separando o tênis e roupas leves porque, segundo estudos, bastam menos da metade para já conseguir bons resultados.

Se antes a meta era de 10 mil passos por dia para a caminhada trazer benefícios, agora, no entanto, um novo estudo, realizado pela Women’s Health Initiative, apontou que com apenas 3.600 passos, e em ritmo normal, já é possível evitar problemas no coração.

O estudo foi realizado com cerca de 6 mil americanas com idades entre 63 e 99 anos ao longo de 7,5 anos. As participantes tinham que usar acelerômetros, por até sete dias seguidos, e realizar atividades leves a moderadas. 

Caminhada
A meta de 10 mil passos por dia não é viável para todas as pessoas

Durante o tempo que durou o teste, cerca de 407 mulheres tiveram insuficiência cardíaca. Mas, de acordo com os resultados, as participantes que caminharam essa quantidade de passos, 3.600, em um ritmo normal, obtiveram 26% menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca.

Ainda, segundo o estudo, a cada 70 minutos gastos em atividades leves, como tarefas domésticas, percebeu-se uma redução de 12% no risco de insuficiência cardíaca. Esse número aumentou para 16%, no caso de quem se dedicava a atividades moderadas, por cerca de 30 minutos. Aqui, vale subir escadas ou trabalhar no quintal.

  Continua Depois da Publicidade  

O estudo também mostrou que, por outro lado, a cada hora e meia de tempo sedentário, há um risco 17% à saúde do coração.

A origem da anterior meta de 10 mil passos

Vale saber que a meta anterior de 10 mil passos por dia é da década 1960, com origem no Japão, e veio por meio da empresa de pedômetros chamada Yamasa Clock.

A companhia lançava, na época, um dispositivo chamado “manpo-kei”, que significa “medidor de 10 mil passos”, promovendo a ideia (sustentada até hoje) de que caminhar 10 mil passos diariamente poderia levar a uma vida mais saudável.

O fato é que tal meta se popularizou internacionalmente como um padrão, servindo como uma base para a quantidade ideal de passos necessários para promover a saúde cardiovascular. O mais incrível, no entanto, é que isso foi aceito e virou padrão sem ter, sequer, nenhuma evidência científica.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante considerar que, embora não exista, necessariamente, um limite de passos a serem dados por dia, segundo alguns estudos já publicados, caminhar algo em torno de 20 mil passos pode não proporcionar benefícios adicionais significativos para a saúde.

Você sabe quantos passos dá por dia? Se esforça para caminhar ao menos um pouco diariamente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário