Subir e Descer Escadas Emagrece? Dicas e Benefícios

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quer você esteja tentando perder peso, tonificar ou diminuir a gordura corporal, subir e descer escadas emagrece e pode ser benéfico à sua rotina de exercícios. Já que as escadas são comumente encontradas em casas e prédios comerciais, elas são um método acessível de exercício.

Você pode perder 5 quilos usando as escadas com métodos simples de queimar calorias e tonificar músculos das pernas e costas. Tenha em mente, no entanto, que subir escada emagrece mais do que descendo, pois você queima mais calorias dessa maneira, fazendo de prédios altos um local ideal.

Solução Simples

Talvez a forma mais fácil de usar as escadas para fazer exercícios é subir as escadas ao invés de subir de elevador ou escada rolante durante suas atividades diárias, como no trabalho, escola ou shopping. Suba as escadas para sua sala de aula ou escritório e quando você tem que fazer alguma coisa durante o dia, vá de escada. Suba escadas durante metade da sua hora de almoço, se puder. Pode parecer uma perda de tempo subir algumas escadas aqui e ali, mas você se surpreenderá com como uma pequena mudança ajuda. Aproximadamente 10 calorias são queimadas em cada minuto que você sobe escadas, com base em um indivíduo de 75 quilos.

Subindo e Descendo

É uma boa decisão ir de escada ao invés de elevador quando precisa ir a algum lugar. Você pode usar esse mesmo método como um exercício. Para usar as escadas como uma forma de exercícios, não é preciso roupas, sapatos ou equipamento especial. Para prevenir escorregões, resultando em uma queda, é importante usar sapatos com solas antiderrapantes. Comece na base da escada e suba até o topo. Dê a volta e desça. Dê a volta novamente e repita o exercício. Para melhores resultados, suba as escadas por pelo menos 30 minutos. Aproximadamente 300 calorias serão queimadas nesse tempo.

Corrida na Escada

Uma vez que você esteja confortável com os básicos de subir escadas como exercício, desafie a si mesmo com um exercício mais avançado: corrida na escada. Idealmente, uma escadaria com vários lances, como as encontradas em escolas ou prédios altos, será melhor para esse exercício. Entretanto, note que um simples lance de escadas também funcionará.

Começando no nível mais baixo, na base das escadas, corra subindo o lance de escadas. Se há mais de um lance, corra subindo tantos quanto puder. Tenha em mente que o que sobe, desce, então não se esforce demais. Caminhe de volta, descendo as escadas, para chegar ao seu ponto inicial. Para prevenir ferimentos nos joelhos ou pernas, nunca corra descendo um lance de escadas. Repita esse exercício por pelo menos 30 minutos, e trabalhe para chegar a uma hora.

Treino de Resistência

Duas a três vezes por semana, incorpore treinos de resistência aos seus exercícios. Isso pode ser feito facilmente ao usar pesos nos tornozelos. Se você não tiver um desses, e você se sente confortável e estável enquanto sobe, use alteres enquanto faz o exercício.

Desafio

Continue a se desafiar conforme sua força aumenta. Diminua a quantidade de tempo de descanso entre as séries, faça mais repetições, suba mais lances e aumente a quantidade de pesos que consegue carregar.

8 Razões de Por Que Subir e Descer Escadas Emagrece

Ir de escadas é a forma perfeita de se exercitar no trabalho. A maioria dos prédios tem muitas escadas disponíveis. Também há escadas em shoppings, hospitais e outros locais públicos que você visita. Embora você possa achar o elevador muito mais fácil, subir e descer escadas emagrece, sendo uma forma melhor para entrar em forma. Aqui estão oito razões para incorporar as escadas nos seus exercícios. Você não terá esses benefícios com o elevador.

1. Tonifica as Pernas

Subir e descer escadas todos os dias pode tonificar suas pernas rapidamente. Conforme você sobe as escadas, você usa todos os músculos das suas pernas para fazer seu corpo subir. Suas coxas e panturrilhas ganham um ótimo exercício. Você provavelmente já usou um step na sua rotina de exercícios. Você sabe como suas pernas ficam tonificadas com esse equipamento. Escadas normais oferecem os mesmos benefícios. Antes de decidir apertar aquele botão do elevador para ir até o terceiro andar, lembre que subir escada emagrece e use-a.

2. Aumenta o Fluxo de Sangue

Usar as escadas melhora a circulação nas suas pernas. Uma boa circulação reduz suas chances de doenças cardíacas, AVC e hipertensão. Você também previne coágulos nas suas extremidades inferiores.

3. Queime Calorias

Você queima calorias quando sobe as escadas. Embora as calorias que você queima não sejam tantas quanto as que você queima na esteira, qualquer quantidade ajuda. Você também tem mais energia pelo resto do dia.

4. Perca Gordura Abdominal

Suas pernas não são as únicas que ficam firmes. Você pode perder gordura no abdômen ao subir escadas. Quando mais calorias você queima durante a semana, mais peso você perde. Gordura abdominal é a mais difícil de perder. Ela leva a doenças cardíacas e vários outros problemas de saúde. Junto com cardio, exercícios abdominais e subir escadas podem tonificar seu abdômen.

5. Firme Suas Nádegas

Subir escadas firma suas nádegas. Você trabalha seus glúteos sempre que levanta as pernas. O movimento de levantamento firma e fortalece suas nádegas.

6. Perca Peso Mais Rápido

Definitivamente, subir e descer escadas emagrece. Esse exercício de baixo impacto te ajuda a perder peso mais rápido. Você queima calorias o dia todo.

7. Mais Energia

Energia te ajuda a se exercitar por mais tempo e mais rápido a cada exercício que você faz. Sua energia aumenta com sua habilidade de subir e descer escadas sem se cansar muito. Há vários tipos de energia, incluindo física e mental. Com exercícios nas escadas, você melhora as duas. Você fica mais alerta e pronta para enfrentar o dia.

8. Reduz a Dor

Você pode começar a ter dor nas juntas e artrite conforme envelhece. Ficar sentado por longos períodos de tempo também aumenta essa dor. Incorporar escadas nos seus exercícios pode ajudar a aliviar o estresse nas suas juntas. Suas juntas se tornam mais fortes e flexíveis. Dor nas costas é outra razão para usar as escadas. Usar as escadas alivia o estresse no seu quadril e costas durante as atividades diárias, como se curvar e levantar.

Incorporar escadas no seu plano de exercícios pode levar a um estilo de vida mais saudável.

Você costuma optar pelas escadas ou pelo elevador no seu cotidiano? O seu trabalho é muito parado em um escritório? Você procura se movimentar de alguma forma? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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24 comentários em “Subir e Descer Escadas Emagrece? Dicas e Benefícios”

  1. Tem uma forma de subir escadas para melhor aproveitamento, tipo postura, a elevação das pernas, onde trabalho tem 49 degraus, quando chego ao escritório meus joelhos estão quase caindo e as pernas pesando 100kg cada, sou muito sedentaria.

  2. Fazem 02 meses q subo os 5 andares do prédio onde trabalho todos os dias (96 degraus) e realmente notei q o meu abdômen diminuiu um pouco.

  3. Uma conta BÁSICA para ter uma ideia de perda de peso com escadas.
    Se adicionar esse exercício em sua rotina sem mudar mais nada.
    Calorias aproximadas para subir 1 degrau = 0,15 caloria. Para descer= 0,05 caloria.
    Faça a conta de quantos sobe e desce por semana e multiplique pelos valores para saber gasto calórico semanal com essa atividade.
    Depois calcule que para perder 1 kg é necessário queimar cerca de 7 mil calorias.
    Ou seja, o processo é lento mas com resultado duradouro e muito saudável pra qualidade de vida. Lembrando que não é interessante perder mais que 1 kg por semana para a saúde e para evitar efeito sanfona.

  4. Olá, subo escadas uns 4 anos. Cheguei a perder 8 kg. Mas parei e engordei o dobro. Há um mês comecei subir novamente. Moro no 16°andar e subo 5 vezes 16 andares. No total são 80 andares todos os dias. Pra minha supresa.. ganhei 5 kilos. Vou rezar pra ser massa magra. Porque as roupas estão mais folgadas. Mas não vou desistir. Vou continuar e ver o que acontece.

  5. Ola bom dia, meu nome é Graziela subo de escada todos os dias.Comecei a subir de escada em setembro de 2017. Comecei subindo poucou andares. Moro no 22 andar e subo depois que deixo meus filhos na escola. Antes eu não tinha disposição. Agora estou super disposta e com muito mais energia. Sem contar que pedir 15 kilos e meu corpo está muito melhor.Fica aqui a dica vale muito a pena ????

  6. Eu vou começar a fazer isso todos os dias seguindo estás regras exposta pelo site
    Hoje subi e desci a minha escada mais de 20 x seguidas me senti muito bem
    Não posso parar tenho que persistir
    Não aguento mais ser gordo??

  7. oi eu queria saber se posso ser considerada moderadamente ativa ou levemente ativa eu tenho educaçao fisica 2 dias por semana e nos outros 5 dias faço 30 m a subir e a descer escadas as vezes dou caminhadas de uma hora gostaria muito de saber obg

  8. Tenho 43 anos e tenho me obrigado a fazer exercícios de 3 a 4 vezes por semana. Junto a isso tenho subido os 13 andares do meu prédio de escada. Depois de engordar 12 quilos depois dos 40 espero que essas atitudes me ajudem a emagrecer.

  9. Tenho 38 anos e nunca fiz exercícios agora estou caminhando 30mt 3* por semana e quero incluir subir escadas com a finalidade de ajudar a eliminar celulite.Por quantos minutos devo começar a subir os lances ou devo contar por degraus

  10. eu moro em casa mas depois de procurar um lugar no dia de chuva para caminhar achei maximo as escadas do shoping sem transito as escaads so pra mim deves enquando vem um segurança ver se estou bem se eu preciso de ajuda mas no mais seguro …o problema que ao desser parece q vou cair de canssaço mas isso eu sei que acostumo ate eu fazer mais rapido estou firme

  11. Trabalho anoite,arrumei um saida por falta de tempo!subo 16 andares de escada e minha vida em geral ta melhorando muito.

  12. Moro em casa de sobrado, os quartos são em cima, e são 15 degraus ao subir. E guando ganho peso extra faço sessões em sequência p/ perde o que havia ganhado. Guando eu morava em casa térrea eu pesava 30 kilos à mais do que um peso saudável , hj peso 52 kilos p/ 1.58, altura agora sou magra de mais e me sinto muito disposta aos 41 anos.

  13. Olá. Tomei coragem na semana retrasada e comecei com o exercício de subir escada. Moro num décimo segundo andar tbm, sendo que meu prédio tem 16 andares. Estou subindo todos os dias 120 andares no total, com sequência de 1×12 + 6×16 + 1×12. Subo pela escada e desço de elevador, pois não gosto do impacto gerado nos joelhos ao descer. Sinto que posso subir mais, mas estou moderando, pois estou sedentário tem mais de 30 anos. Só posso dizer que estou me sentindo muito bem com isso e recomendo, acho até bem melhor do que caminhada (principalmente por eu morar num lugar que está ficando cada vez mais violento). Então, galera… subam as escadarias e sejam felizes!

  14. É sério isso? Ooww, eu vou aproveitar! Se todo dia que eu chegar da escola (seg. a sex.) eu subir de escada, quanto eu perco em um mês? tem como saber mais ou menos? <3 me animei.. hahaha esse lance de subir escadas parece meio estranho apesar, mas espero que me ajude.

  15. Olá Boa noite.
    Também moro no décimo segundo andar, e tenho colocado o exercício de subir as escadas em 3 series com intervalos de 1 minuto e 30 segundos.
    Gostaria de saber se posso aumentar a dificuldade colocando um kilo em cada canela. Pratico treino de corrida terça e quinta com médio de 10km e 8km em média por vez. Gostaria de saber se posso incluir mesmo treino de escada para fortalecer a musculatura para uma melhor performance nas corridas.

  16. Me mudei a 2 semanas em um apto no décimo segundo andar e só uso o elevador quando eu faço compras do contrário só uso as escadas. Estou com as panturrilhas um pouco doloridas mais estou amando e não vejo a hora de ficar bem resistente. As vezes fico tão cansada q tenho medo de ter um troço. Gostaria de saber se tem uma regra para iniciantes.

    • Você pode ir subindo até achar que está com o batimento cardíaco acelerado demais. Então você espera um pouco e só depois volta a subir. É um ótimo exercício mesmo.

  17. Trabalho no oitavo andar de um edifício, e subo os 20 lances de escadas todos os dias pelo menos duas vezes ao dia. As vezes me sinto culpado por não frequentar mais a academia. Tenho 47 anos e pretendo envelhecer bem.