Um estudo publicado na revista ABC Cardiol mostrou como o corpo reage com o jejum intermitente. De acordo com a pesquisa, o modelo alimentar associado à dieta low carb ajuda na prevenção de risco cardiovascular e no tratamento de pessoas com pré-diabetes.

O trabalho acompanhou um grupo de aproximadamente 500 pessoas durante dois anos. Elas foram separadas em dois grupos: um se submeteu a um jejum de 16 horas, de três a quatro vezes por semana, aliado a uma dieta low carb – com menos de 130 g de carboidratos por dia; enquanto o outro, considerado grupo de controle, onde as pessoas mantiveram seu padrão de dieta habitual.
Após o período do teste, observou-se a redução do peso corpóreo, redução dos níveis de hemoglobina glicada e da glicose de jejum, redução de LDL e redução de lesão micro e macro vascular. Isso destacou que a associação das duas dietas reduzia a evolução do pré-diabetes e complicações micro e macro vasculares.
Dentre as principais doenças notadas, estavam a retinopatia – conhecida como doença do fundo dos olhos -, a neuropatia e a angina, que é a dor no peito.
“Além de ajudar no emagrecimento, essas práticas trazem inúmeros benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Mas é importante consultar um profissional antes de iniciar qualquer mudança na dieta”, pontuou o médico cardiologista Rizzieri Gomes.