Estudo Mostra Porque Devemos Ter um Farto Café da Manhã

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Que o café da manhã é uma importante refeição do dia você certamente já deve ter ouvido falar. Entretanto, de acordo com um estudo divulgado recentemente na publicação Diabetologia, é importante para a saúde não apenas comer uma coisinha ou outra na primeira refeição do dia, mas sim desfrutar de um bom café da manhã.

O estudo descobriu que consumir um café da manhã mais farto, com um número maior de calorias, e ter um jantar com um consumo pequeno de calorias pode ajudar a controlar os picos das taxas de açúcar no sangue de pessoas que possuem diabetes. E isso também pode se aplicar a pessoas que não sofrem com a doença.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de terem estudado um pequeno grupo de homens e mulheres, portadores da diabetes do tipo 2, ao longo de duas semanas. Eles dividiram esses participantes em dois grupos, e na primeira semana, um grupo tomou um café da manhã farto e teve um jantar pouco calórico, enquanto o outro tomou um café da manhã mais fraco e comeu bastante no jantar.

Na semana seguinte, os grupos tiveram as suas rotinas alimentares invertidas. Ao término do experimento, foram feitos exames de sangue que demonstraram que os níveis de açúcar registrados ao longo do dia eram mais baixos para as pessoas que tinham tomado um café da manhã mais farto.

Uma das autoras do estudo, a médica e professora da unidade de diabetes na Universidade de Tel Aviv, em Israel, Daniela Jakubowicz, explicou que o organismo humano trabalha em ciclos diurnos e noturnos. Assim, como ele produz diferentes níveis de hormônio dependendo do período do dia, ele também responderá ao consumo de alimentos de maneira diversa ao longo do dia.

Um exemplo dado pela médica e que esclarece bem como isso funciona é o pão. De acordo com ela, a taxa de açúcar no sangue de alguém pode ser de três a quatro vezes maior quando ela come o alimento a noite, do que seria se ele fosse consumido na parte de manhã.

A professora da Universidade de Tel Aviv ainda explicou os outros benefícios de se começar o dia com uma bela refeição: “De manhã, o organismo converte o alimento em energia, em vez de gordura. Isso também ajuda a acelerar o metabolismo e a perda de peso, além de diminuir a fome.”

O café da manhã apropriado

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Algo que não podemos deixar de mencionar aqui é que o fato de que tomar um bom e farto café da manhã fazer bem à saúde não é justificativa para exagerar nas guloseimas. Não basta apenas comer bastante durante a primeira refeição do dia, é preciso se alimentar de maneira equilibrada. Como fazer isso? Dê uma olhadinha nas dicas a seguir e descubra:

  • A palavra é equilíbrio: A nutricionista e escritora Monica Reinagel recomenda que o café da manhã tenha no mínimo 15 g de proteínas, cinco de fibras e no máximo cinco gramas de açúcar. Vale lembrar que, segundo a especialista, o açúcar encontrado nas frutas e laticínios não entram nessa conta.
  • Um pouco de tudo: O conselho da nutricionista de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Elisa Zied, é fazer com que o café da manhã seja bastante variado. É necessário ter pelo menos três grupos alimentares diferentes no cardápio e certificar-se de incluir sempre proteínas magras, carboidratos e gordura.
  • Divida as suas calorias: Para não passar da conta no consumo de calorias ao longo do dia, a dica da nutricionista Nicole Silber, também de Nova Iorque, nos Estados Unidos, é fazer uma distribuição da quantidade que deve ser consumida diariamente ao longo das refeições.

Dessa maneira, depois de descobrir o número de calorias que você deve ingerir diariamente – a quantia varia de pessoa para pessoa – reserve uma boa parte delas para o café da manhã. Esse número deve ficar por volta de 600 calorias.

Você tem o costume de tomar café da manhã? Ele geralmente é uma refeição farta e correta em quantidade e variedade de nutrientes? Comente abaixo!

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