Cérebro

Excesso de Gordura na Barriga Pode Fazer seu Cérebro Encolher, Diz Estudo

Já sabemos que carregar gordura demais em torno da cintura aumenta o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Agora, um estudo publicado em janeiro de 2019 na revista Neurology sugere que o excesso de gordura na barriga também pode afetar o cérebro.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 9.652 participantes com idade média de 55 anos e compararam o índice de massa corporal (IMC) com o volume de matéria cinzenta e a matéria branca em seus cérebros. A matéria cinzenta é o tecido escuro no cérebro e na medula espinal que contém neurônios e é onde as sinapses são feitas, enquanto a matéria branca é feita de fibras nervosas que conectam a massa cinzenta. À medida que envelhecemos, o volume de matéria cinzenta e branca no cérebro diminui, o que aumenta nosso risco de doença de Alzheimer e demência.

Os pesquisadores descobriram que os participantes com IMC elevado tinham um volume muito menor de massa cinzenta no cérebro em comparação com os participantes com um IMC saudável.

Os resultados mostram que ter uma cintura grande afeta o sistema nervoso central, mas mais pesquisas são necessárias para verificar a correlação. “Embora nosso estudo tenha descoberto que a obesidade está associada a volumes mais baixos de matéria cinzenta, não está claro se anormalidades na estrutura cerebral levam à obesidade ou se a obesidade leva a essas mudanças no cérebro”, disse Mark Hammer, PhD, um dos autores do estudo, em um comunicado de imprensa.

“Nós também descobrimos ligações entre a obesidade e o encolhimento em regiões específicas do cérebro”, acrescenta.

“A barriga é, infelizmente, o local mais perigoso para armazenar gordura”, Lawrence Cheskin, MD, presidente do departamento de nutrição e alimentação na George Mason University e diretor do Centro de Controle de Peso da Johns Hopkins. Isso porque a gordura da barriga é mais ativa do que qualquer outro tipo de gordura corporal e pode circular na corrente sanguínea, fazendo com que a gordura no sangue suba.

Dito isto, perder gordura da barriga leva trabalho. Ele requer que você siga uma dieta saudável e rotina de exercícios e um plano para reduzir o estresse e dormir bem a cada noite. No entanto, esse esforço pode valer muito a pena, tanto para sua saúde física quanto mental.

Você imaginava que o excesso de gordura na barriga poderia influenciar também no cérebro? Pretende perder essa perigosa gordura abdominal agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*