Exercícios para tendão de Aquiles inflamado

publicado em

Os exercícios para o tendão de Aquiles inflamado podem fazer parte do tratamento da tendinite de Aquiles ou tendinite do calcâneo, que são justamente os nomes que se dão à inflamação no tendão de Aquiles.

Para entender a condição e os exercícios que podem ajudá-la, é importante ter em mente que o tendão de Aquiles é um dos tendões mais fortes do corpo humano, formado pela musculatura posterior da perna (tríceps sural) e inserido no osso calcâneo.

Ele é importante para o impulso durante a caminhada e corrida, para arrancadas e ainda atua na absorção de impactos após saltos. 

Da mesma forma, a inflamação no tendão de Aquiles é um problema comum entre saltadores e corredores que aumentaram repentinamente a intensidade ou duração das suas corridas, além de pessoas que praticam exercícios físicos apenas nos finais de semana.

Os sintomas da tendinite de Aquiles afetam a parte inferior da perna acima do calcanhar e podem incluir dor no tornozelo e no próprio calcanhar.

  Continua Depois da Publicidade  

A dor da tendinite de Aquiles geralmente se inicia na forma de uma dor moderada na parte de trás da perna ou acima do calcanhar após correr ou praticar outra atividade esportiva. Além disso, episódios de dor mais severa podem acontecer depois de períodos prolongados de corrida ou subida de escadas.

Adicionalmente, é possível que o paciente tenha sensibilidade ou rigidez, especialmente de manhã, algo que geralmente melhora após fazer uma atividade leve. Os sintomas da tendinite de Aquiles ainda incluem fraqueza na perna ou inchaço ao redor do tendão de Aquiles.

É importante ter cuidado com a condição, pois a tendinite crônica ou as tendinites de repetição são um fator de risco para a rotura ou ruptura do tendão. Saiba mais sobre a tendinite do tendão de Aquiles.

Tratamento

No tratamento conservador para o tendão de Aquiles inflamado ou tendinite de Aquiles estão inclusas medidas como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Usar analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico.
  • Repouso temporário para evitar a piora da lesão.
  • Aplicar gelo no local.
  • Utilizar calçados adequados.
  • Evitar o excesso de esforço no tendão.
  • Controlar a obesidade.

Inicialmente, a diminuição na prática de atividade física pode ser necessária. Entretanto, a fisioterapia, quando feita adequadamente, pode ser uma aliada no tratamento, uma vez que atua no alongamento e fortalecimento de todo o complexo do tríceps sural.

Além disso, o paciente pode fazer exercícios de alongamento em casa, sob a supervisão do ortopedista que cuida do seu caso.

Quando o tratamento conservador não traz o efeito necessário, então a saída é a realização de uma cirurgia para a reparação do tendão de Aquiles.

Portanto, antes de conhecer os exercícios para tendão de Aquiles inflamado e colocá-las em prática, agende sua avaliação médica para saber qual exatamente é o seu problema, seguir todos os estágios do tratamento e saber quando os exercícios pode ser integrados e quais deles podem ser benéficos para o seu caso em particular.

Cada paciente é único e o que pode contribuir ou atrapalhar o tratamento de cada quadro precisa ser avaliado e determinado pelo médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Exercícios para tendão de Aquiles inflamado

É importante ter acompanhamento profissional antes de escolher os exercícios para tendão de Aquiles inflamado e na hora de executá-los para não correr o risco de fazer movimentos que possam agravar o quadro.

Com esse alerta em mente, confira alguns exemplos:

Alongamento de panturrilha em pé

alongamento de panturrilha

Comece o exercício na posição em pé, a uma distância de um braço da parede. Os pés devem estar apontando para a frente.

Então, ponha as mãos na parede, à altura dos ombros. Dê um passo para a frente com uma perna, ao mesmo tempo em que a outra perna é mantida estendida para trás. Mantenha o calcanhar no chão e dobre levemente o joelho da perna que está na frente.

Segure o alongamento por 10 a 15 segundos e repita na outra perna. Faça o exercício o número de vezes indicado pelo profissional que te acompanha.

  Continua Depois da Publicidade  

Alongamento do músculo sóleo

A posição inicial do exercício é em pé, em frente a uma parede com as mãos encostadas na parede à altura do peito, os joelhos levemente dobrados e o pé lesionado para trás.

Gentilmente, apoiar na parede até sentir a parte inferior da panturrilha alongar. Vire levemente o pé lesionado para dentro, mantendo o calcanhar no chão. Mantenha a posição ao longo de 30 segundos.

Faça o exercício o número de vezes indicado pelo profissional que te acompanha.

Equilíbrio em uma perna

Para fazer esse exercício, você vai precisar de um suporte firme, como uma cadeira, no qual possa se apoiar, por uma questão de segurança.

A posição inicial é em pé com os pés paralelos. O próximo passo é levantar um dos pés do chão e manter o equilíbrio em uma perna por 20 a 30 segundos antes de alternar para a outra perna.

Faça o exercício o número de vezes indicado pelo profissional que te acompanha.

Fortalecimento do tendão de Aquiles

Para este exercício, você vai precisar de uma faixa elástica. 

Sente-se e mantenha os pés apoiados no chão. Ponha o elástico ao redor da parte da frente dos pés, segurando as extremidades da faixa com as mãos.

Então, flexione os pés para baixo, oferecendo resistência à tensão do elástico. Retorne à posição inicial. Faça o exercício o número de vezes indicado pelo profissional que te acompanha.

Elevação dos calcanhares

37121301 elevação da panturrilha apoiado no banco

Este exercício também deve ser feito com o auxílio de uma cadeira.

Segure na cadeira e suspenda o corpo sobre os dedos dos pés, tirando os calcanhares do chão. Aqui, você deve ficar na ponta dos pés. Mantenha a posição por três segundos e, lentamente, retorne à posição inicial. Você também pode fazer esse exercício unilateral, ou seja, uma perna por vez.

Faça o exercício o número de vezes indicado pelo profissional que te acompanha.

Fontes e referências adicionais

O que você achou desses exercícios para tendão de Aquiles inflamado? Já sofreu com essa condição incômoda? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário