O que pode causar dor no ombro e como tratar

publicado em

Quem já sentiu rigidez e fraqueza e dor no ombro sabe como isso pode incomodar. Afinal, fica bem mais difícil alcançar algo em uma prateleira alta, dirigir, pentear os cabelos e até escovar os dentes.

E se alguém der um tapinha no ombro ou apertá-lo para cumprimentar ou parabenizar, então? O incômodo pode ser ainda mais forte. Assim, quando essa dor não passa, é importante ir ao médico para checar o problema.

Mas o que será que pode provocar essa dor no ombro? O cirurgião ortopédico Mark Schickendantz apresentou as principais causas do problema, assim como suas possíveis soluções. Então, vamos conhecê-las?

1. Lesões no manguito rotador

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que cercam a articulação dos ombros. Eles ligam a escápula (osso que ajuda a movimentação dos ombros) ao osso do braço superior.

O uso excessivo desse grupo de músculos do ombro pode causar lesões no manguito rotador, como tendinite e bursite. Enquanto a tendinite é a inflamação e irritação do tendão do manguito rotador, a bursite é o inchaço das bursas.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, as bursas são pequenas bolsas próximas à articulação, que fornecem um líquido responsável por reduzir o atrito entre os ossos, tendões e ligamentos.

A tendinite e a bursite podem surgir devido a tarefas que levam os braços para cima como tênis, yoga ou pintura. “Geralmente, a dor é pior no repouso e melhora com a atividade”, explicou Schickendantz.

Possíveis soluções

O tratamento pode incluir repouso, aplicar gelo e tomar anti-inflamatórios não esteroides, como Ibuprofeno.

2. Rupturas no manguito rotador

Ombro dolorido

Uma dor no ombro à noite, que torna difícil adormecer ou acorda a pessoa durante a noite, pode ser indício de uma ruptura em um ou mais tendões do manguito rotador. Outro sinal dessa lesão é dor ao levantar o braço sobre a cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, rupturas no manguito rotador também podem causar fraqueza no ombro ao tentar levantar alguma coisa acima do nível dos ombros.

Quedas, extensões dos braços e repetição de um mesmo movimento podem causar o problema. Além disso, o manguito rotador enfraquece ao longo do tempo.

Possíveis soluções

O tratamento pode envolver repouso, evitar tarefas que agravem o quadro, aplicação de gelo, fisioterapia e anti-inflamatórios não esteroides. Em casos de dor mais severa, o médico pode receitar uma injeção de corticosteroide, que é um potente anti-inflamatório.

“Eu geralmente reservo o uso de corticosteroides para alguém que tem dor forte à noite e não está respondendo bem às medicações orais”, afirmou Schickendantz.

Se nenhuma dessas medidas surtir efeito, o médico poderá indicar uma cirurgia para corrigir o tendão do manguito rotador.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Osteoartrite

Em um quadro de osteoartrite, a cartilagem se deteriora, o que provoca dor e rigidez. A condição gera uma dor profunda na parte de trás dos ombros. Conforme a doença piora, a rigidez também surge nos ombros.

Quem tem a doença costumar perder a habilidade para alcançar atrás das costas com os braços. Por exemplo, o paciente não consegue mais coçar as costas ou ajeitar um cinto.

Não há uma causa específica da osteoartrite: geralmente, ela surge devido ao desgaste do tempo mesmo. Mas, em alguns casos, uma lesão antiga nos ombros pode dar início a um processo degenerativo que resulta na doença anos depois.

Possíveis soluções

O tratamento da osteoartrite pode abranger aplicação de gelo, fisioterapia e anti-inflamatórios não esteroides. Porém, nos quadros graves, o médico pode indicar uma cirurgia de substituição da articulação do ombro (artroplastia).

Cada caso é um caso

As soluções que apresentamos aqui são apenas possibilidades do que o médico pode indicar para cuidar de um problema que causa dor no ombro. Mas, além do que mostramos acima, há outras possíveis causas para a dor na região.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, você realmente precisa ir ao médico para investigar a sua dor no ombro, ter certeza do que realmente causou o problema e saber qual o tratamento mais eficiente para o seu caso em particular.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a consulta médica.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já teve uma dor no ombro persistente? Qual tratamento seguiu para amenizar o problema? Conte para nós nos comentários!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário