Infiltração no esporão do calcâneo: para que serve e como é feita

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2022

Existe uma condição é chamada de fibromatose da fáscia plantar, conhecida popularmente como esporão do calcâneo ou fascite plantar. Um dos tratamentos mais efetivos para esse problema é a infiltração no esporão do calcâneo. 

Ela se manifesta através fortes pontadas na sola dos pés, em especial ao apoiá-los no chão pela manhã. Essa pontada, acompanhada de muita dor, piora ao caminhar e torna difícil, ou quase impossível, fazer algumas tarefas no trabalho, em casa e praticar atividades físicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, veja o que é a fascite plantar, as causas, para que serve e como é feita a infiltração no esporão do calcâneo. 

O que é fascite plantar (esporão do calcâneo)?

Na região da planta dos pés existe um tecido fibroso, no formato de uma faixa, que vai desde o calcanhar até os dedos. Esse tecido é a fáscia plantar e sua função é absorver os impactos e promover estabilidade para o arco medial dos pés. 

A fascite plantar é um processo inflamatório que causa uma lesão degenerativa na fáscia plantar. Ao longo do tempo, a degeneração enfraquece as fibras que formam a fáscia plantar, causando pequenas rupturas e problemas de estiramento. 

O organismo identifica essa lesão e estimula uma resposta de cicatrização. Essa lesão cicatricial pode sofrer uma calcificação, formando uma espícula óssea, que é o esporão. Sendo assim, o esporão surge como consequência da fascite plantar e não como causa do problema. 

O principal sintoma da fascite plantar é a dor no calcanhar e em toda a região da planta dos pés, principalmente ao acordar de manhã e colocar os pés no chão e, ao longo do dia, com a caminhada, especialmente após um tempo em repouso.

  Continua Depois da Publicidade  

Causas da fascite plantar 

Fascite plantar
O uso de calçados com solado plano e duro pode ser uma das causas da fascite plantar

A fascite plantar pode ser causada por fatores mecânicos, relacionados à sobrecarga dessa região, ou por problemas inflamatórios. 

Dentre as causas mecânicas, as mais comuns são:

  • Obesidade: o excesso de peso provoca muita pressão sobre a fáscia plantar, por isso, perder peso é a primeira recomendação feita pelo médico, para tratar o problema em pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade.
  • Uso de calçados com solado plano e duro: usar calçados com sola rígida ou andar descalço aumentam o impacto dos pés com o solo. Por isso, recomenda-se o uso de calçados maleáveis, que forneçam melhor absorção de impactos. 
  • Encurtamento do tendão de Aquiles: usar salto alto a partir de 10 centímetros, em excesso, pode causar o encurtamento do tendão de aquiles, fazendo com que ele perca a flexibilidade e gere problemas em outras estruturas, como na fáscia plantar. 
  • Excesso de atividades físicas de alto impacto: a prática diária de atividade física é saudável e recomendada inclusive para o tratamento da fascite plantar. Mas, o excesso de atividades físicas de alto impacto, como corrida, corda e até caminhada, quando há sobrepeso, pode causar inflamação da fáscia plantar. Então, é importante ter equilíbrio e boa orientação para as suas práticas.
  • Ficar em pé por muito tempo: aumenta a tensão sobre a fáscia plantar.  
  • Anormalidades anatômicas dos pés: pés cavos (curvatura muito acentuada) ou chatos (quase sem curvatura) causa padrões de pisada anormais, que prejudicam a fáscia plantar. 

A fascite plantar pode fazer parte dos sintomas de um grupo de doenças inflamatórias reumáticas, chamadas de espondiloartrites, que atingem principalmente as articulações das mãos, dos pés e da coluna. 

Para que serve a infiltração no esporão do calcâneo?

Fascite
Algumas medidas são tomadas antes de optar pela infiltração no esporão calcâneo

Antes de optar pela infiltração no esporão do calcâneo como medida terapêutica, o médico busca corrigir os fatores que causaram a inflamação na fáscia plantar, ou seja, analisa se a pessoa está com sobrepeso, como é a sua pisada, como é o formato dos pés, que tipo de calçado usa, quais atividades desempenha durante o dia, quanto tempo passa em pé, se tem doenças reumatológicas, entre outros.  

O tratamento inicial inclui a correção das causas identificadas, com a prescrição de palmilhas ortopédicas de silicone sob o calcanhar e medicações analgésicas e anti-inflamatórias de uso oral.

A fisioterapia com alongamento da fáscia e terapias com ondas de choque também podem ser indicadas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quando essas medidas não resolvem o problema, o médico indica a infiltração no esporão do calcâneo, que é a injeção de corticoide, um anti-inflamatório, diretamente no local da dor, para diminuir a inflamação e a dor mais rapidamente. 

A infiltração no esporão do calcâneo é um tratamento bastante eficiente, deixando um resultado prolongado de controle da inflamação e redução da dor. A duração desse efeito depende da gravidade de cada caso.  

Após a infiltração no esporão do calcâneo, deve-se evitar todos os fatores que podem estar ligados à causa do seu problema. Portanto recomenda-se controlar o peso, evitar atividades de alto impacto, evite ficar muito tempo em pé, entre outras ações que vão manter o efeito do tratamento por mais tempo. 

Em casos mais graves, há a necessidade de remover o esporão cirurgicamente, para eliminar a inflamação da fáscia plantar. Mas, a cirurgia só é indicada para casos que não foram solucionados com os outros tratamentos. 

Como é feita a infiltração no esporão do calcâneo?

A infiltração é a injeção de um medicamento diretamente no local afetado. Para isso, o médico orientará ao paciente que se deite e fará a higienização do local com álcool. 

É feita a palpação do calcanhar, para localizar o local da fáscia plantar onde há a maior sensação de dor. Neste ponto, é feita a injeção com corticoide e anestésico. A sensação de alívio da dor é quase sempre imediato e não há necessidade de internação.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você sente muita dor no calcanhar? Faz uso de palmilha ortopédica ou de algum outro tratamento para esporão do calcâneo? Já pensou em fazer infiltração no esporão do calcâneo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário