Exposição à Luz Artificial à Noite Pode Aumentar Risco de Câncer de Mama

Você costuma deixar as luzes acesas em casa após o pôr do Sol? Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que esse hábito de noite pode aumentar as chances de câncer de mama em mulheres.

Os pesquisadores avaliaram no estudo quase 110 mil mulheres, de 1989 a 2013, e observaram que voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas a ter câncer de mama em comparação às demais participantes.

Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram levados em conta no estudo para descartar eventuais influências nos resultados.

Aliás, a associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou no grupo que estava na pré-menopausa, mas os pesquisadores não encontraram um motivo definitivo para tal fato.

A principal hipótese para essa relação é que a exposição crônica à luz artificial depois do entardecer confunde e desorienta o nosso ritmo circadiano, que você pode entender em detalhes o que é aqui.

Como consequência, isso alteraria o nível e o funcionamento dos hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona, que quando em excesso no organismo da mulher, estão ligadas a tumores.

“Pesquisas mais aprofundadas são necessárias para que essa associação seja confirmada e, se for o caso, melhor compreendida”, comentou o oncologista Stephen Stefani, do Hospital do Câncer Mãe de Deus, no Rio Grande do Sul.

Vale destacar que as luzes artificiais não saem apenas de postes nas ruas ou lâmpadas e abajures espalhados pela sua casa. A tela da televisão e a do seu celular são fontes de luminosidade artificial bastante utilizadas hoje em dia antes de dormir, que podem alterar o ritmo circadiano e trazer alguns malefícios quando utilizados nesta hora da noite, quando você deveria estar dormindo.

Você tem o hábito de deixar luzes ligadas e utilizar o celular ou a TV antes de dormir? Pretende reduzir isso com o resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário