Fazer Abdominais Todos os Dias é Bom?

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Como o próprio nome já diz, os abdominais são exercícios que trabalham a região do abdômen, em especial o reto abdominal, contribuindo para a tonificação e definição dessa região, além de outros grupos musculares como os flexores do quadril, o peitoral e as pernas. Eles também ajudam a fortalecer os músculos localizados mais abaixo (subjacentes) da parte superior do corpo que atuam como estabilizadores, como é o caso dos eretores da espinha.

Ao longo do tempo, a vantagem de fazer abdominais com regularidade é a de aumentar a flexibilidade, o fortalecimento e o alcance de movimento dos músculos centrais do corpo – também conhecidos pelo nome de core. Esses efeitos resultam em outros benefícios como a melhoria da postura, a diminuição do risco de lesões nas costas e maior estabilidade e potência na hora de realizar qualquer tipo de movimentos, como, por exemplo, saltos e levantamentos.

Com todos esses pontos positivos, um frequentador assíduo da academia ou praticante constante de exercícios físicos provavelmente poderia pensar em incluir o exercício em sua rotina de treinamentos com grande frequência. Mas será que fazer abdominais todos os dias é bom? Essa tática realmente funciona? Vamos descobrir isso agora!

Fazer abdominais todos os dias não traz prejuízos em relação à exaustão

Se a sua preocupação em relação à realização de abdominais todos os dias deve-se ao fato de causar exaustão aos seus músculos e prejudicar o seu crescimento, fique tranquilo, pois a regra vale para os exercícios que são feitos com algum tipo de carga e que o corpo precisa de cerca de 36 h para se recuperar e apresentar ganhos musculares. Há profissionais que defendem dar um dia de descanso para os músculos abdominais mas, em geral, se a pessoa não está fazendo os exercícios com carga pesada não há problemas em praticá-los todos os dias.

Entretanto, isso não significa que você seja obrigado a fazer abdominais todos os dias. Primeiro, porque o seu programa de treinamento deve ser montado de acordo com as suas necessidades e objetivos em relação à sua forma física, o que pode incluir esse tipo de exercício todos os dias ou não.

Segundo porque você não precisa necessariamente malhar todos os dias da semana, especialmente se ainda for um iniciante no mundo das atividades físicas. Nesse caso, vale a pena começar a se exercitar durante poucos dias da semana e aumentar a frequência gradativamente, de acordo com a evolução do condicionamento físico.

Porém, pode piorar problemas relacionados à postura

Quem trabalha em frente a um computador o dia inteiro ou estuda por horas diariamente corre o risco de desenvolver problemas de postura, em que os ombros ficam posicionados muito para a frente, no que popularmente chamamos de “corcunda”.

E, por incrível que pareça, repetir abdominais um dia após o outro pode prejudicar o problema, pois durante a realização do exercício o praticante corre o risco de curvar-se ainda mais enquanto aperta o abdômen.

Em vez desse exercício, quem já sofre com a má postura deve buscar séries que melhoram esse aspecto, como alongamentos no rolo de espuma. Além disso, vale trabalhar o os músculos das costas e lembrar dos abdominais como um todo e não apenas o “frontal”.

Fazer abdominais todos os dias me ajudará a queimar a gordura e perder barriga?

Tem gente que ganha peso e experimenta o acúmulo de gordura nas coxas, existem aqueles que percebem as gordurinhas ficarem salientes no bumbum e outros que sofrem com o surgimento de gorduras na região do abdômen quando engordam.

E esses últimos podem penar que fazer abdominais todos os dias pode estimular a eliminação das indesejadas gorduras nessa região. No entanto, isso não é verdade. Por mais que esses exercícios sejam capazes de deixar a área mais firme, eles não provocam a eliminação de gordura.

O que vai fazer com que ela vá embora é a reeducação alimentar, com refeições saudáveis e equilibradas, e um programa completo e frequente de exercícios físicos, que promova uma boa taxa de gasto calórico e uma diminuição geral da quantidade de gordura presente no corpo.

E para ganhar um abdômen tanquinho?

Também é preciso dizer que eles não são essenciais para o desenvolvimento do desejado abdômen “tanquinho”. Embora eles ajudem na definição muscular da região, o mesmo objetivo pode ser alcançado com exercícios compostos como agachamentos frontais com barra ou halteres, avanço ou passada (lunges) com halteres e exercícios de estabilização.

Você poderá perder tempo 

Fazer abdominais tem muitos benefícios, mas é preciso ter em mente que uma boa série de abdominais três vezes por semana pode já ser o suficiente para treinar bem esses músculos. O benefício de fazer abdominais todos os dias pode não compensar a perda de tempo. Vale lembrar que isso pode fazer com que você não tenha tempo de fazer outras séries focadas mais especificamente nos braços, coxas, pernas, peitoral, costas e qualquer região muscular que você possa imaginar.

Mesmo que você considere que, no seu caso, fazer abdominais todos os dias é bom, converse com o seu treinador a respeito da montagem de um programa completo de exercícios físicos, tendo em vista o seu objetivo. Você quer emagrecer? Deseja promover o crescimento muscular? Ou seu intuito é fortalecer o corpo e a saúde? Tudo isso pode incluir ou não os abdominais.

No final das contas, a conclusão a que chegamos é que fazer abdominais traz benefícios, mas realizar o exercício de maneira excessiva todos os dias pode não ser a melhor alternativa em termos de ganhos gerais.

Você tem o costume de fazer abdominais todos os dias na academia? Como são seus exercícios preferidos para o abdômen? Algum profissional te recomendou esta prática? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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2 comentários em “Fazer Abdominais Todos os Dias é Bom?”

  1. Durante um ano e meio pratiquei abdominais todo santo dia e com grandes cargas. Obtive resultados excelentes no que diz respeito a força e definição. Mas fiquei sem treinar por um bom tempo e agora voltando, me coloquei a pesquisar a respeito, e todos os lugar que leio dizem a mesma coisa: que não é bom. Fico em dúvida se sigo o que aparentemente funcionou comigo ou se faço da forma que os profissionais no geral indicam. Será que obteria o mesmo resultado com práticas mais cessantes ou isso pode várias de pessoa para pessoa?

  2. Vim aqui dizer que sou contra a dizer que ñ funciona com ñ funciona?Se vc está estimulando a perca eu faço todos os dias e minha barriga é chácara é aconselho quem bem souber faça!