Fisiculturista Shawn Ray – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A estrela do fisiculturismo Shawn Ray, ou Sugar, como também é conhecido, despontou no esporte em 1987, aos 22 anos. Foi o único atleta da história que competiu por 12 edições consecutivas do Mr. Olympia – o maior campeonato de fisiculturismo do mundo – permanecendo entre os cinco finalistas em todos estes anos.

Hoje já aposentado, ainda é reverenciado por entusiastas do culturismo como o competidor que possuiu a combinação perfeita de massa e estética. Shawn Ray reunia a simetria muscular, definição, técnicas de apresentação e grandes formas musculares.

Mesmo sem competir atualmente, Sugar continua sendo grande referência no mundo fitness e permanece envolvido com musculação, participando de seminários, grandes inaugurações e convidado para ser mestre de cerimônias em diversos concursos.

História

Nascido na California em 1965, Shawn Irvin Ray iniciou sua carreira no esporte em 1983, quando ficou em segundo lugar na competição em Orange Coast Classic e em seguida venceu a disputa da California Gold Cup. Em 1987, ao ganhar o NPC Nationals, Shawn Ray entrou para o IFBB e despontou no esporte. Um ano depois já assinava seu primeiro contrato com seu primeiro patrocinador. Em mais de 30 competições em que participou, em apenas uma delas Ray não esteve entre os 5 melhores.

Foi destaque em 6 vídeos documentários: “Lifestyles of the Fit & Famous” (cinebiografia), “Final Countdown” (concurso preparatório para o Mr. Olympia 1998), “Inside & Out – Behind the Muscle”, um passeio por seu cotidiano no Circuito Pro, “To The Extreme” (vídeo de treinamento) e “Best of Shawn Ray” (com a história de Shawn Ray). “Fitness After 40” é um documentário biográfico, com cenas de sua vida após a época de competições, já casado e com seu primeiro filho, enquanto o atleta volta à forma. Ele é ainda mencionado na Enciclopédia Nova de Musculação Moderna (The New Encyclopedia of Modern Bodybuilding) de Bill Dobbins e Arnold Schwarzenegger.

Ray também escreveu um livro sobre como se tornar um fisiculturista, intitulado “The Shawn Ray Way”. O profissional é considerado o fisiculturista que mais apareceu na capa da Flex Magazine e um dos maiores destaques nas mais importantes publicações sobre fitness e fisiculturismo do mundo.

Foi coapresentador do programa Flex Magazine Workout na ESPN durante 5 anos e participou de diversas competições como comentarista por 8 anos. Ray foi mestre de cerimônias da Mr. Olympia Competitions em 2006 e 2007.

Foi o primeiro fisiculturista profissional a ser pego no teste de drogas na competição Arnold Classic em 1990, quando ganhou o título, mas foi desclassificado. No ano seguinte participou e ganhou o título novamente, desta vez sem o uso exagerado de anabolizantes.

Shawn Ray aposentou-se do fisiculturismo competitivo em 2001 e atualmente trabalha em uma empresa fabricante de shaker da Suécia, SmartShake. Casou-se em 2003 e teve sua primeira filha, Asia Monet, em 2005. Em 2008, ele e a esposa Kristie tiveram sua segunda filha, Bella Blu.

Informações e medidas

  • Data de nascimento: 9 de Setembro 1965
  • Local de nascimento: Fullerton, California, EUA
  • Residente: Corona, California, EUA
  • Apelido: Sugar
  • Altura: 170 cm
  • Peso (on-season): 93 kg
  • Peso (off-season): 104 kg

Dicas de Shawn Ray para o treino

Conheça as dicas de Shawn Ray, um dos mais vitoriosos e consistentes fisiculturistas profissionais do reconhecido International Federation of Bodybuilding and Fitness (IFBB), para aproveitar melhor o seu treino.

  • Durante o treinamento sempre aqueça e alongue;
  • Beba bastante água durante todo o dia;
  • Tome um suplemento Multivitamínico e um Multimineral todo dia;
  • Treine com vontade e faça cada série e cada repetição pra valer;
  • Visualize seus objetivos e tente a cada treino se aproximar mais deles;
  • Cerque-se de pessoas com pensamento positivo e que levem uma vida saudável;
  • Leia revistas especializadas para obter informações atualizadas sobre treinamento;
  • Visite lojas de suplemento e informe-se sobre suplementos que ajudarão a recuperar nutrientes perdidos através do suor e do treino;
  • Evite frases negativas como: “Não consigo”, “É muito difícil”, “É muito pesado”, ou “Hoje é meu dia de pegar leve”;
  • Tenha fome de sucesso. Quando comer e treinar, pense no melhor.

Abdômen

Para um abdômen definido é necessária uma alimentação com pouquíssima gordura e muito exercício aeróbico. O treino abdominal também é importante se você deseja o famoso visual “tanquinho”. Gordura não pode se converter em músculo, então Shawn Ray alerta: preste atenção no que você ingere!

O treinamento ideal para o abdômen é três vezes por semana, três exercícios, três séries de 30 repetições. “Crunches” (abdominal no solo), “leg raises” (elevação dos joelhos na cadeira abdominal) e “decline sit ups” (abdominal no banco inclinado) vão trabalhar a parte superior, inferior e média da região abdominal.

Pernas

Segundo Ray, esta é a parte em que você deve ser resistente, e precisa encontrar o “instinto matador” que mora lá no fundo, entre sua mente e seu coração. É essencial que se abstraia do que acontece em volta e ultrapasse a barreira da dor, quando estamos em “guerra” com o parceiro de treinos ideal. Os exercícios básicos para pernas são: agachamentos, leg press, cadeira extensora e leg curl.

Costas

O treino de dorsal, para Shawn Ray, é onde os maiores nomes do fisiculturismo se diferenciaram dos demais. A dica é começar com movimentos pesados e básicos, sem necessidade de inventar nada além. O profissional lembra ainda de que se deve prestar atenção no que se come antes do treino, pois ao fazer o exercício com a intensidade necessária, o atleta corre o risco de passar mal.

Ombros

Considerado por Shawn Ray a chave da simetria do seu corpo todo, o exercício dos músculos deltoides também faz a diferença em um grande fisiculturista. A dica de treino do Sugar é encher o aparelho de desenvolvimento com anilhas e mover a barra com movimentos completos, de baixo para cima, sem esquecer de queimar os deltoides de trás. Trabalhar com uma elevação lateral e com o corpo inclinado para frente (sentado ou em pé). A série termina com “shrugs” na barra (elevação dos ombros) e puxadas em pé, alternando estes dois exercícios para o desenvolvimento do trapézio.

Panturrilhas

Um grande porte físico começa de baixo para cima, com as panturrilhas. Shawn Ray dá as dicas de exercícios para esculpi-las. Extensão em pé, “donkey raises” (extensão dos pés com aparelho) e “seated calf raise” (extensão sentado). Treinar os músculos gêmeos três vezes por semana, com dois exercícios, variando entre séries com muita carga e poucas repetições e séries de carga mediana e muitas repetições. Sempre alongar as panturrilhas entre as séries para o máximo de crescimento.

Peito

Para ganhar massa na região peitoral, a regra de ouro de Shawn Ray é: três exercícios básicos, quatro séries e oito repetições, mantendo-se com o método básico e simples. Quanto mais peso usado na academia, maior é o peitoral.

Aumentar a carga em pirâmide até a série com carga máxima. Começar com um alongamento do peito e com alguns movimentos leves de rotação dos ombros sem nenhum peso. Quando estiver totalmente aquecido, pode iniciar seu primeiro levantamento com 15 repetições para deixar o sangue fluir até o peito. “Eu, particularmente, gosto de usar um “mix” de barras e halteres nos meus treinos para uma variação maior e uma maior amplitude de movimento em ângulos diferentes”.

Outro lembrete importante de Ray para um peitoral forte e grande é consumir muitas calorias durante o dia todo.

Participações no Mr. Olympia

  • 1988 – IFBB Mr. Olympia : 13º lugar
  • 1990 – IFBB Mr. Olympia : 3º lugar
  • 1991 – IFBB Mr. Olympia : 5º lugar
  • 1992 – IFBB Mr. Olympia : 4º lugar
  • 1993 – IFBB Mr. Olympia : 3º lugar
  • 1994 – IFBB Mr. Olympia : 2º lugar
  • 1995 – IFBB Mr. Olympia : 4º lugar
  • 1996 – IFBB Mr. Olympia : 2º lugar
  • 1997 – IFBB Mr. Olympia : 3º lugar
  • 1998 – IFBB Mr. Olympia : 5º lugar
  • 1999 – IFBB Mr. Olympia : 5º lugar
  • 2000 – IFBB Mr. Olympia : 4º lugar
  • 2001 – IFBB Mr. Olympia : 4º lugar

Fotos

shawn ray

ray-

ray

shawn ray

Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=0jpIENgUptU&feature=youtu.be

Você já conhecia a história e o trabalho do fisiculturista Shawn Ray? Acredita que ele é realmente um dos maiores da história? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário