Fisiculturista Steve Kuclo – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Nascido em agosto do ano de 1985, na cidade de Detroit, no estado de Michigan, nos Estados Unidos, o fisiculturista Steve Kuclo esteve desde jovem envolvido em diversos esportes como beisebol, hóquei e futebol americano. E foi por conta dessas atividades, que ao 16 anos, ele teve o seu primeiro contato com o levantamento de peso.

Quando terminou o ensino médio, o americano se tornou aluno da Universidade de Michigan, onde depois de ter estudado engenharia durante dois anos, resolveu mudar de área e decidiu seguir a carreira de bombeiro e paramédico. No mesmo período em que se apaixonava por sua nova profissão, Steve passou também a exercer uma nova atividade, que veio a se tornar uma de suas paixões: o fisiculturismo.

Então, aos 18 anos de idade, ele participou de sua primeira competição na modalidade. Na ocasião, ele ficou com a primeira colocação na divisão para os adolescentes e ganhou o terceiro lugar na categoria peso-pesado dos homens.

A partir daí, o jovem atleta continuou a se destacar no fisiculturismo e ficou em primeiro lugar em outros dois campeonatos do esporte para adolescentes, na categoria peso-pesado, nos anos de 2004 e 2005.

Já na idade adulta, Steve Kuclo continuou a levar títulos importantes para a casa, como o Europa Pro Dallas da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness) em 2013 e o Arnold Classic Brazil, que aconteceu no ano passado.

Entre outros resultados adquiridos pelo fisiculturista estão: o terceiro lugar na New York Pro da IFBB, em 2013, o quarto lugar na Dubai Open e o segundo lugar na Finland Pro, eventos que foram realizados no ano passado.

Steve Kuclo, que atualmente vive na cidade de Dallas, no estado americano do Texas, participou duas vezes do Mr. Olympia – em 2013 e 2014 -, competição em que ficou na 14ª e na nona colocação, respectivamente.

Medidas de Steve Kuclo

Aos 30 anos de idade, Steve Kuclo possui aproximadamente 1,80 m de altura, pesa em torno de 120 kg quando está competindo em algum evento do fisiculturismo e por volta de 130 kg quando está fora dos períodos de realização dos campeonatos. Já o seu Índice de Massa Corporal (IMC) em 36,96.

Dieta de Steve Kuclo

Durante a sua primeira refeição do dia, Steve consome uma xícara de claras de ovos, 170 g de carne moída super magra e 100 g de sêmola.

Após isso, no intervalo entre a primeira e a segunda refeição do dia, ele toma uma porção do suplemento Cell K.E.M.

Então, na segunda refeição, o fisiculturista come 225 g de peito de frango sem osso e sem pele e aproximadamente 400 g de batata doce. O americano ainda faz uma terceira refeição em que repete o cardápio de sua segunda alimentação.

Depois, ele ingere mais uma porção do suplemento Cell K.E.M. e se alimenta com 225 g de peito de frango sem osso e sem pele e 75 g de arroz branco.

Antes de partir para o treinamento, Steve Kuclo toma duas medidas do suplemento EVP e mais duas medidas do suplemento GlycoJect. Durante o treino, ele utiliza uma medida de Cell K.E.M. e outra medida de EVP.

No seu pós-treino, ele consome duas medidas de Cell K.E.M. e três de GlycoJect.

Já na quinta refeição de seu dia, Steve se alimenta com 225 g de bife e 70 g de arroz integral. Finalmente na sexta refeição Kuclo come 225 g de peito de frango sem osso e sem pele e 50 g de arroz integral.

Antes de dormir ele ingere mais uma porção do suplemento Cell K.E.M.

Na dieta que segue para preparar-se para as competições de fisiculturismo, os alimentos que o atleta mais gosta são o filé e a batata doce.

Treino de Steve Kuclo 

O primeiro dia da semana de Steve Kuclo é reservado para que o fisiculturista exercite os quadríceps e os músculos posteriores da coxa. Já no segundo dia ele trabalha o peitoral e a panturrilha.

No terceiro dia, o atleta descansa e no quarto seu treinamento é reservado para séries que envolvem as costas e o abdômen. No quinto dia, Steve exercita o trapézio – músculo superficial da região posterior do tronco e do pescoço – e o delta (deltoide) – músculos da região do ombro.

O sexto dia é quando Kuclo tira mais um descanso e o sétimo é a ocasião em que ele treina o bíceps e o tríceps.

Dentre os exercícios que compõem a sua série, o preferido do fisiculturista é o agachamento. Já a parte do corpo que ele prefere são as suas pernas, pois em sua opinião, os músculos dessa região dão muito trabalho para serem construídos.

Abaixo você pode assistir a um vídeo do treinamento de pernas do fisiculturista:

O esporte mais difícil do mundo

Para Steve Kuclo, o fisiculturismo é o esporte mais difícil do mundo. De acordo com o atleta, o esporte exige dedicação 24 horas por dias, sete dias por semana e 365 dias por ano. Ele também afirmou que o grande desafio da modalidade é entre o atleta e si mesmo, e por isso o único que pode ser culpado quando não consegue dar tudo de si mesmo é o próprio competidor. 

Seus estilos de músicas preferidos para treinar 

Para acompanhar os seus treinamentos, gosta de ouvir músicas de rock e heavy metal. Além disso, ele ainda escuta house e música eletrônica enquanto está fazendo exercícios aeróbicos. 

Conselho de Steve Kuclo para os iniciantes

O conselho que o fisiculturista deixa para quem está interessado em entrar no mundo do fisiculturismo é dar tempo ao tempo e não treinar ou fazer uma dieta durante poucas semanas e já querer participar de uma competição. Ao fazer isso, o aspirante pode acabar não se saindo muito bem e se desmotivar a continuar na modalidade.

Assim, a recomendação de Steve é que a pessoa escolha um campeonato do qual gostaria de participar e dedique um ano para a sua preparação, o que inclui um bom treinamento muscular e uma dieta apropriada.

Kuclo também indica que o interessado contrate um bom profissional de nutrição, que poderá dar as orientações necessárias e enfatiza que a dedicação e o trabalho duro são dois aspectos essenciais para conseguir ser um praticante bem sucedido no fisiculturismo.

A vida de bombeiro

Além de suas atividades como fisiculturista profissional, Steve Kuclo também atua como bombeiro e paramédico na cidade de Dallas, nos Estados Unidos. E essa sua outra atividade extra rende alguns momentos não tão felizes como os que ele experimenta quando vence uma competição de fisiculturismo.

Um exemplo disso foi quando alguns dias antes do Natal de 2011, ele teve que informar aos pais de uma criança que ela estava morta. O próprio Steve descreveu esse como um dos momentos mais tristes que ele já viveu.

Mais fotos e vídeos 

Confira a seguir mais algumas fotos, assim como outros vídeos do fisiculturista Steve Kuclo:

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Performance do atleta no Arnold Classic Brasil 2014:

 

Um dia na vida de Steve Kuclo, partes 1, 2 e 3:

Steve Kuclo no Europa Expo Dallas 2013:

Treinamento de braços Steve Kuclo em sua preparação para o Mr. Olympia:

Você concorda com as premissas de dieta e treino do fisiculturista Steve Kuclo? Já conhecia o seu trabalho? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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