Home » Suplementos » Remédios » Fluoxetina Emagrece ou Engorda?

Fluoxetina Emagrece ou Engorda?

Remédios na mão

Fluoxetina é o nome genérico do Prozac, um medicamento comumente usado para tratar depressão, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Médicos também prescrevem esse medicamento para bulimia nervosa e ansiedade. Diminuição do apetite e perda de peso podem ocorrer como resultado de tomar fluoxetina. Seu médico também pode prescrever Fluoxetina para tratar compulsão alimentar e vômito em pacientes que sofrem de bulimia moderada a severa. Em alguns casos, a Fluoxetina emagrece, em outros, a fluoxetina engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Ação

A Fluoxetina aumenta a quantidade de serotonina, um hormônio encontrado no cérebro, ao bloquear a reabsorção no corpo. Isso normaliza o nível de serotonina no corpo e promove equilíbrio mental, de acordo com PubMed Health.

Quando Fluoxetina Emagrece

Dos participantes de um estudo que tomaram fluoxetina para depressão durante estudos clínicos nos Estados Unidos, 11% reportaram perda de apetite e 1,4 % notaram perda de peso, de acordo com Drugs.com. Dos pacientes que tomaram placebo, apenas 2% acusaram perda de apetite e 0,5% reportaram perda de peso.

A fluoxetina pode resultar em uma perda de peso a curto prazo de até 3,5% em pacientes obesos, de acordo com um estudo publicado em dezembro e 2003 na “American Family Physician” (Médico da Família Americana). Entretanto, não há evidência de que esse peso não vai voltar – e o artigo sugere que uma dieta saudável combinada com atividades físicas seja usada como o principal método para controlar o peso e prevenir obesidade.

Quando a Fluoxetina Engorda

Fluoxetina também pode levar a um aumento de apetite e ganho de peso em cerca de 1 a 10 pacientes, de acordo com o “Drug Information Handbook” (Manual de Informações de Medicamentos). Ganho de peso significante pode levar a preocupações com a saúde, como o desenvolvimento de hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes. Ganho de peso também pode levar a um aumento na depressão e baixa autoestima.

  Continua Depois da Publicidade  

Prevenção/Solução

Se você experimenta efeitos colaterais gastrointestinais, tome o medicamento com uma refeição. Você também pode mastigar chiclete ou chupar uma bala para evitar ficar com a boca seca e náusea. Não pule refeições para evitar perder peso demais. Se você perder mais de 5 quilos sem tentar, fale com seu médico. Ganho de peso pode ser prevenido comendo de forma saudável e sendo ativo. Controlar a sua ingestão de calorias e se exercitar regularmente pode reduzir muito seus riscos de ganhar peso. Seu médico pode ajudar a desenvolver uma dieta balanceada e determinar que exercícios são bons para você.

Monitoração

Visite seu médico regularmente para monitoração dos efeitos colaterais gastrointestinais e perda ou ganho de peso enquanto toma Fluoxetina. Se a perda ou ganho de peso continuar, seu médico pode determinar se você precisa parar de tomar o medicamento ou mudar a dose.

Você conhece alguém que tome fluoxetina regularmente que acabou ganhando ou perdendo peso? Compartilhe nos comentários abaixo essa experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (397 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

74 comentários

  1. Eu fiz uso de fluoxetina com acompanhamento psiquiátrico, o efeito é fantástico na questão do bem estar, no início diminuiu a libido, causa desconforto, dá sensação de boca seca e eu diminui 5kg, mas o que aumenta ou diminui nosso peso é (Alimentação+sedentarismo), quando é pouco emagreceremos, quando é bastante engordaremos.
    O medicamento pode influenciar nosso organismo um pouco, mas lembrem que tomamos fluoxetina QUANDO ESTAMOS COM PROBLEMAS e isto sim, causa alteração nos nossos hábitos e metabolismo.
    Exercícios, caminhar…, é fundamental.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*