Fluoxetina Emagrece ou Engorda?

Fluoxetina é o nome genérico do Prozac, um medicamento comumente usado para tratar depressão, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Médicos também prescrevem esse medicamento para bulimia nervosa e ansiedade. Diminuição do apetite e perda de peso podem ocorrer como resultado de tomar fluoxetina. Seu médico também pode prescrever Fluoxetina para tratar compulsão alimentar e vômito em pacientes que sofrem de bulimia moderada a severa. Em alguns casos, a Fluoxetina emagrece, em outros, a fluoxetina engorda.

Ação

A Fluoxetina aumenta a quantidade de serotonina, um hormônio encontrado no cérebro, ao bloquear a reabsorção no corpo. Isso normaliza o nível de serotonina no corpo e promove equilíbrio mental, de acordo com PubMed Health.

Quando Fluoxetina Emagrece

Dos participantes de um estudo que tomaram fluoxetina para depressão durante estudos clínicos nos Estados Unidos, 11% reportaram perda de apetite e 1,4 % notaram perda de peso, de acordo com Drugs.com. Dos pacientes que tomaram placebo, apenas 2% acusaram perda de apetite e 0,5% reportaram perda de peso.

A fluoxetina pode resultar em uma perda de peso a curto prazo de até 3,5% em pacientes obesos, de acordo com um estudo publicado em dezembro e 2003 na “American Family Physician” (Médico da Família Americana). Entretanto, não há evidência de que esse peso não vai voltar – e o artigo sugere que uma dieta saudável combinada com atividades físicas seja usada como o principal método para controlar o peso e prevenir obesidade.

Quando a Fluoxetina Engorda

Fluoxetina também pode levar a um aumento de apetite e ganho de peso em cerca de 1 a 10 pacientes, de acordo com o “Drug Information Handbook” (Manual de Informações de Medicamentos). Ganho de peso significante pode levar a preocupações com a saúde, como o desenvolvimento de hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes. Ganho de peso também pode levar a um aumento na depressão e baixa autoestima.

Prevenção/Solução

Se você experimenta efeitos colaterais gastrointestinais, tome o medicamento com uma refeição. Você também pode mastigar chiclete ou chupar uma bala para evitar ficar com a boca seca e náusea. Não pule refeições para evitar perder peso demais. Se você perder mais de 5 quilos sem tentar, fale com seu médico. Ganho de peso pode ser prevenido comendo de forma saudável e sendo ativo. Controlar a sua ingestão de calorias e se exercitar regularmente pode reduzir muito seus riscos de ganhar peso. Seu médico pode ajudar a desenvolver uma dieta balanceada e determinar que exercícios são bons para você.

Monitoração

Visite seu médico regularmente para monitoração dos efeitos colaterais gastrointestinais e perda ou ganho de peso enquanto toma Fluoxetina. Se a perda ou ganho de peso continuar, seu médico pode determinar se você precisa parar de tomar o medicamento ou mudar a dose.

Você conhece alguém que tome fluoxetina regularmente que acabou ganhando ou perdendo peso? Compartilhe nos comentários abaixo essa experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (407 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...

75 comentários em “Fluoxetina Emagrece ou Engorda?”

  1. no inicio do tratamento emagreci 6 kg, mas ao passar do tempo fui engordando e hoje estou com sobre peso

  2. Eu fiz uso de fluoxetina com acompanhamento psiquiátrico, o efeito é fantástico na questão do bem estar, no início diminuiu a libido, causa desconforto, dá sensação de boca seca e eu diminui 5kg, mas o que aumenta ou diminui nosso peso é (Alimentação+sedentarismo), quando é pouco emagreceremos, quando é bastante engordaremos.
    O medicamento pode influenciar nosso organismo um pouco, mas lembrem que tomamos fluoxetina QUANDO ESTAMOS COM PROBLEMAS e isto sim, causa alteração nos nossos hábitos e metabolismo.
    Exercícios, caminhar…, é fundamental.

  3. Valter, eu também tinha essa dúvida, mas devido a minha necessidade acabei arriscando. Tive um bom resultado. Usei por alguns meses e melhorei bastante. Parei e não me tornei dependente. A única coisa que não gostei, foi que ganhei alguns quilinhos e minha urina ficou muito amarela. Converse com seu médico.

    • EU TENHO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA E TOMO FLUOXETINA FAZ 6 ANOS, DE 60 KG PULEI PRA 75 KG! ME SINTO GORDA, MEU FAMILIARES ME CHAMAM DE GORDA! ESTOU DEPRIMIDA PORQUE NENHUMA ROUPA CABE EM MIM! PERDI SUTIÃ, CALCINHA, CALÇA JEANS, NADA SERVE! NEM HOMEM ME OLHA MAIS! ESTOU COM QUASE 100 DE CINTURA! ESTOU FAZENDO EXERCÍCIOS E ATÉ AGORA NÃO VEJO RESULTADO! MEU ORGANISMO NÃO QUEIMA CALORIAS E PAREI COM AÇUCAR, MASSAS E FRITURAS! QUE INFERNO!!!! ALGUÉM ME AJUDA

      • Ana, eu sou da teoria que é melhor gorda do que surtada. Porque vc não tenta fazer uma atividade física qualquer? Vai te ajudar. Eu faço jump é gosto muito. Sou gordinha, mas pelo menos não sou estressada.

  4. Tomei fluoxerina 10 mg as 10 manha, ju to ao remedio pratico muito exercicio
    Perdi 3 kg mas ansiedade continuou . Syava hortores e quando fiz exame para ver meu colesterol estava altissimo, abandonei remedio ate falar com Especialista pois junto a isso ganhei um problema vascular , veias das pernas saltadas e sentia muito quente nas panturrilhas.

    • Estou com o remédio prescrito pelo medico a uma semana ainda não comecei a tomar pois tenho medo de viciar, sofro com a anciedade do dia-a-dia, o que pode me acontecer amanhã se estarei vivo ou morto, para onde irei após essa vida terrena, não tiro isso da cabeça, aliado a isso ainda tenho apneia do sono, tem dias que acordo derepente sufocado, o que devo fazer volto ao medico daqui a 60 dias para ele avaliar-me.?

  5. Tem mais ou menos um ano que venho tomando e o que percebo é que esse remédio está causando um certo desequilíbrio no metabolismo, me deixando com dificuldade de perder peso, apesar da prática de exercício físico

  6. Os efeitos são muito bons, mas em 4 meses devo ter engordado uns 3 quilos. Minha urina estava saindo amarela escuro.

  7. Estou fazendo o uso de Fluoxetina há 1 semana e os resultados estão sendo visíveis.
    Sofro de ansiedade e passo a comer compulsivamente, estou fazendo acompanhamento com psicologo e clinico geral. Estou me sentindo mais disposta ao levantar, sofria muito com as dores de cabeça por conta da ansiedade, obtive uma certa melhora em relação a isso. De efeitos oriundos da Fluoxetina, sinto que estou perdendo peso, não tenho mais o apetite exagerado na hora das refeições e isso tem melhorado minha auto estima. Minha unica preocupação é quando terminar o tratamento, tenho medo da abstinência.

  8. Eu estou tomando fluoxetina a mais ou menos uns 3 meses. Engordei 6 quilos. Me assustei e parei de tomar ate consultar novamente. Mais percebi que minha ansiedade não melhorou muito. Mas antes de tomar este medicamento eu não engordava nem emagrecia sempre mantive meu peso sem esforço nenhum. Hoje faço caminhada pra perder esses quilos que ganhei.

    • Tomo Fluoxetina ah um ano engordei 20 kilos.E ah um mês comecei dieta e atividade física e tá difícil emagrecer.Desidi para de tomar só pra ver o que acontece.Deus me livre,não conseguir emagrecer com essa droga de remédio.

  9. Lendo alguns comentários senti a vontade de falar…

    Gente se a pessoa toma remedio pra ansiedade e continua comendo descontroladamente fale com seu medico porque a dosagem não está adequada a altura do grau da sua ansiedade, é obvio q vc vai dizer o remedio me dá mais fome, não é que ele te deu fome é a dosagem que está errada, milhões de pessoas comem comem sem ter fome e engordam, milhões de pessoas comem comem e não sai do sofá e engordam desse jeito tudo errado dosagem do remedio errado ansiedade a mil sedentarismo vai engordar mesmo, esse papo de não estou comendo nada e não estou emagrecendo é mentira gente o corpo da gente necessita de no minimo 1000 calorias pra se manter em funcionamento quando o estomago está vazio por dias, o nosso corpo pra funcionar começa a queimar gordura. Somos uma maquina e precisamos de combustivel e tal combustivel é gordura. Porque jejum intermitente emagrece horrores?… Então não vamos culpar remedios, vamos ler conversar com bons medicos e fazer a coisa certa, se tratar da ansiedade sim mas certinho, fazer exercicio, controlar a boca e comer comida de verdade. Não cruzar os braços no sofá e esperar q remedio faça tudo sozinho. Boa sorte pra nós. Bjão!

    • Alicinha, concordo contigo! Você jcARLÃOá tomou ou está tomando fluoxetina? Qual o resultado… você toma quanto?

      • Olá Conceição

        Tomo fluoxetina de 20mg as 10h da manhã. Faço 15min de exercicio funcional e 30min de esteira todos ps dias. Só o remedio não funciona, exercicio tbm faz parte do tratamento p ansiedade. Bjão!

        • Olá, Alice!

          Ah… então você toma só às 10h da manhã ?Essa dosagem é para ansiedade, e, ajuda no processo de emagrecimento (claro que com dieta), ajuda na compulsão alimentar ? Você sentiu diferença ao tomar essa medicação. Têm pessoas que mesmo fazendo dieta, relatam ganhar peso ou que a medicação “abriu mais fome”. Obrigada pela gentileza do retorno !!!

          • Conceição em mim nao deu fome controlou 20mg, mas se a pessoa tiver muita ansiedade tem q regular a dosagem foi o q meu medico falou as pessoas sentem fome tomando fluixetina porq a dosagem nao surtiu efeito, tem q aumentar.

  10. Tenho 41 anos e a 20 anos tenho Depressão e síndrome do pânico, quando tomo fluoxetina as vezes chego até a vomitar , meu estômago queima … notei também que engordo, como mais e tenho muito sono quando tomo este medicamento. Tomo com leite para amenizar a queimação no estômago, nem sempre funciona.

    • Observação: Quando comecei com a fluoxetina eu tinha 58 kg.
      Tenho 1,56 de Altura e hoje estou com 90 kg.
      Faço exercícios e estou tentando me alimentar mais saudável. Tbm tenho Hipotireoidismo que me ferra tudo… Queria morrer logo 🙁

  11. Comecei a tomar fluoxetina a 3 dias,Não tenho tanta ansiedade, mas percebi que quando estou com fome,meu estômago queima e doi muito, quero perder peso,só Isso, voltarei para contatos resultados

  12. Faço tratamento com outros medicamentos que me engodam.
    E gostaria de voltar a tomar Fluoxetina, pq com ela meu peso era normal. Meu psiquatra pode fazer essa transição?

  13. Nao sei mais o q fasso meu nome é joao luis pereira sou casado tenho 3 filhos.tenho depressao severa e de ums tempos pra ca so pensso em me matar nao aguento mais sei q uma hora vou fazer peço ajuda.

    • João depressão é uma doença séria e difícil de se curar sozinho, te aconselho a procurar ajuda médica. Faça isso o mais rápido possível e logo logo vc tera um aumento na sua qualidade de vida. Faça isso por vc e por sua família tb! Seus filhos precisam de vc! Grande abraço e melhoras!!

    • João, procure ajuda médica, mas acima de tudo busque a Deus e tenha certeza que Jesus te ama, e és precioso para ele. Não sei onde moras, pra te passar o nome de uma rádio e o sinal dela, então vou te passar para assistir na internet esta programação, que é de segunda a sexta pela manhã, clica em ao vivo. Mas fora dos dias e horários que te falei, podes ver os vídeos deste site.Tenho certeza que Deus vai mudar tua história. Deus te abençoe!!!

      • Acho que você tá sendo tendenciosa.Tudo bem ter sua crença e sua fé!Muito bonito isso!Mas depressão é coisa séria e tem que ser tratada com medicamentos.Sou suicida,já tentei 3 vezes sem contar as inumeras vezes que fui pro hospital com overdose de cocaína.Descobri depois que todo esse abuso que eu fazia com meu corpo era por eu ter transtorno biploar.E só um medico conseguiu me curar.Não teve igreja,centro,reunião e nem nada.João, procure um bom psiquiatra,se não tiver condiçoes de pagar um, vá a faculdades de psiquiatria que eles geralmente dão assistência e nas crises pesadas ligue pro CVV, lá eles te ajudam a se acalmar e não fazer nenhuma besteira.Pense nos seus filhos, eles precisam de você.Mas pense primeiro em ficar bem pra eles, pra sua familia e pra você!Você vai conseguir!E se for da sua crença aí sim procure e se apegue em alguma fé, pode ajudar quem acredita.Mas lembre-se sempre que a primeira saída é um medico qualificado e tomar a medicação em dia.Sucesso na sua caminhada amigo.Se precisar de alguem pra conversar pode me chamar no meu email [email protected]

  14. Tomo fluoxetina á dois anos e meio,noto que melhorei da depressão mas engordei imenso 16 quilos.Continuo a tomar e faço caminhadas e cortei açucares,ainda nao consegui perder peso,a única alegria que sinto é sentir me de novo com vontade de andar por este mundo…

  15. Eu comecei a tomar fluoxetina a 8 meses no início emagreci depois a dose almentou aí engosdei 5 quilos em menos de 3 meses

  16. Tomei fluoxetina por uns 3 meses estava emagrecendo ja tinha perdido uns 6 kilos só sentia a barriga inchada pq ele me causava gases e tbm dor de cabeça.
    Mas tive que mudar de medico e o novo medico quiz trocar por citalopram…muito bom mas em 6 meses já me engordou uns 7 Milos.
    Deus é mais…vou voltar pro meu fluoxetina .

  17. Bom dia!

    To começando a tomar hoje a fluoxetina manipulada de 30mg. Estou com obesidade grau I, pesando 80kg, 1m59. Muito ansiedade… to fazendo acompanhamento com nutricionista e endocrino. Estou confiante que conseguirei atingir meu objetivo. Boa sorte p todos nós!

  18. Comecei tomar fluoxetina e emagreci muito além da sensação de felicidade . Tive q começar a comer empurrado aos poucos pq eu não comia.nadinha .pra mim foi ótimo .mas a tanto tempo tomando hoje já não faz nem efeito mais . Bem q eu queria perder uns quilinhos adquiridos após minha gestação .

  19. VOU COMEÇAR A TOMAR FLUOXETINA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (15/08), ESTOU COM ANSIEDADE E COM SOBRE PESO, DAQUI UM MÊS EU VOLTO PRA FALAR SE EMAGRECE.

  20. TOMEI 12 ANOS COMECEI NA DOSE MENOR QUANDO PAREI ESTVA NA DE 60MG, EMAGRECI MUITO ,20 KLS NESSES 12 ANOS, HOJE PAREI ENGORDEI 8 KLS, SOFRI MUITO ABASTINENCIA PRA PARAR DE TOMAR. SOU ANSIOSA DEMAIS ,MAS DECIDIR NAO TOMAR MAIS

  21. Fazem 2 meses que comecei a tomar fluoxetina, prescrita pelo meu endocrinologista; Além de dieta alimentar e caminhada diária de 30 minutos; Emagreci 7,5 kg; Estou muito mais disposta, e meu libido esta ok.

  22. Estava lendo os comentários aki,e fiquei com dúvidas em relação a fluxocetina,Pq tenho ansiedade generalizada, e qdo começou o tratamento com fluxocetina,conseguir emagrecer 24kilos.Acredito que vai depender de cada organismo,da forma que reage.

    • oLA TELMA TAMBEM FIQUEI HORRORIZADA COM OS COMENTARIOS. PERCEBI QUE A FLUOXITINA ME FEZ BEM QUANTO A DEPRESSÃO NO ENTANTO ENGORDEI 11 KG EM 10 MESES, ESTOU MUITO PREOCUPADA, A NOITE COMO IGUAL DESESPERADA, NÃO CONSIGO ME CONTROLAR

    • oi eu to tomando fuoxetina a 2 meses é emagreci 4 kloso sinto a boca seca é tomo mta agua .é o panico q tenho esta melhorando

      • Tomei esta porcaria durante 6 anos e de 60 quilos estou com 75 kg agora! Esta muitooo difícil emagrecer! Meus familiares me chamam de gorda e estou deprimida porque perdi várias calças e roupas! Pior que não posso ficar sem

        • O meu psiquiatra me indicou fluoxetina durante 60 dias para tratamento de ansiedade. Porém depois disso engordei 6 kg, eu estou desesperada porque, eu me sinto bem pior devido a isso. Eu queria emagrecer, mas não consigo, mesmo com acompanhamento da nutricionista continuo engordando.

  23. Tomei Fluoxitina por 3 meses e engordei 7 kilos..Estou em crise novamente e ainda me sentindo horrível e gorda…o que faço? ??

  24. comecei a tomar fluoxetina em Junho (3 meses) e sinto-me inchada e mais gorda, perto de 1,5kg, apesar de não sentir mais fome. poderá ser que a fluoxetina engorde???

  25. Estou tomando a 4 meses a fluoxetina e notei que a depressão melhorou muito já na primeira semana senti uma grande diferença de animo.Tenho me sentido bem como a muitos anos não sentia mas infelizmente com essa alegria relaxei um pouco na alimentação sem ter tanta neura na hora de comer pois tinha medo de engordar mas agora com essa falta de neura engordei quase 5 quilos durante o tratamento pois não ligo muito com a quantidade do que como o que antes eu fazia. E agora largar minha alegria…não preciso criar vergonha na cara e fazer uma alimentação mais adequada.

  26. Faz dois anos que tomo fluoxetine e engordei 15 quilos.
    Estou sem apetite e so engordando.
    Não estou me alimentar direito so tomo cafe da manhã e almoço.
    O que faço para volta o meu peso?

    • Não comer também engorda!
      A falta de alimentação faz com que seu organismo entenda como necessidade de reter o máximo de caloria.
      É como se você dissesse ao seu corpo “ei, poupe gastos pois temos pouco alimento disponível”
      Tente comer mais vezes, mesmo que pouco, uma fruta ou castanhas ao longo do dia.
      Isso já faz uma diferença danada da perca de peso!!

  27. Faz dois anos que tomo fluoxetine e engordei 15 quilos.
    Estou sem apetite e so engordando.
    Não estou me alimentar direito so tomo cafe da manhã e almoço.

    • Eu tbm em três meses engordei dez quilos e vou para de tomar até volta pro meu psiquiatra pois estou muito mal.

    • Nossa, tenho um problema cardíaco e o médico me passou a fluoxetina para evitar ansiedade e stress, porém ganhei três quilos em dois dias. Estou suoer assutada pois já estava com sobrepeso

  28. Eu tenho 17 anos e sofro de ansiedade a muito tempo, mas só fui diagnósticada em maio de 2014, comecei a fazer tratamento e emagreci 5kg ao decorrer do tratamento. Depois de 8 meses parei o tratamento e engordei 8kg!
    meu autoestima está lá em baixo, minha ansiedade voltou a atacar e eu não sei mais o que eu faço! Só pra constar que a ansiedade que eu tenho esta diretamente ligada com a alimentação pois também fui diagnósticada com transtorno da compulsuvidate alimentar reativa! E agora?

    • Já tentou se envolver bastante com exercícios físicos. Procure uma atividade que goste e pratique diariamente. Gastar muitas calorias irá ajudar bastante o processo. E beba bastante água. Vale a pena investigar com ajuda profissional a raiz dessa ansiedade.

    • Manu, o tratamento que vc fez foi bem curto – vc parou com acompanhamento médico?
      A ansiedade e a depressão engordam por si só – para os que tem tendência a engordar e a compulsão, e emagrece os que são magros….

Deixe um comentário