Fluoxetina emagrece ou engorda?

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2021

Existem evidências que alguns antidepressivos como a fluoxetina por exemplo, podem ajudar a emagrecer. Portanto vamos ver o que os estudos dizem a esse respeito.

  Continua Depois da Publicidade  

Fluoxetina é o nome genérico do Prozac, um medicamento comumente usado para tratar depressão, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Médicos também prescrevem esse medicamento para bulimia nervosa e ansiedade.

Diminuição do apetite e perda de peso podem ocorrer como resultado do tratamento com fluoxetina. Seu médico também pode prescrever fluoxetina para tratar compulsão alimentar e vômito em pacientes que sofrem de bulimia moderada a severa.

Na maioria dos casos, a fluoxetina emagrece, mas é também possível que a fluoxetina engorde, mesmo que indiretamente, como veremos a seguir.

Ação da fluoxetina

A fluoxetina aumenta a quantidade de serotonina, um hormônio encontrado no cérebro, ao bloquear a sua reabsorção no corpo. Isso normaliza o nível de serotonina no organismo e promove equilíbrio da substância.

Quando a fluoxetina emagrece ou engorda

Em uma revisão de 11 estudos feitos com a fluoxetina, publicada em 2003, concluiu-se que o uso da substância pode resultar em uma perda de peso a curto prazo, de até 3,3 kg em pessoas obesas.

Dos participantes de um estudo que tomaram fluoxetina para depressão durante estudos clínicos nos Estados Unidos, 11% reportaram perda de apetite e 1,4% notaram perda de peso. Dos pacientes que tomaram placebo, apenas 2% tiveram perda de apetite e 0,5% reportaram perda de peso.

A fluoxetina pode resultar em uma perda de peso a curto prazo de até 3,5% em pacientes obesos, de acordo com um estudo publicado em dezembro e 2003 na “American Family Physician” (Médico da Família Americana).

Entretanto, não há evidências de que esse peso não irá voltar – e o artigo sugere que uma dieta saudável combinada com atividades físicas seja usada como o principal método para controlar o peso e prevenir a obesidade.

Por outro lado, a fluoxetina também pode levar a um aumento de apetite e ganho de peso, embora esse efeito seja mais raro e menos provável de ocorrer se comparado à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

O que um estudo publicado em 1999 no The American journal of psychiatry concluiu é que o ganho de peso em pessoas que estão fazendo uso da fluoxetina por longos períodos não foi diferente daquele observado nas pessoas do grupo placebo (que não estão fazendo uso da substância).

Na verdade, existem até evidencias de que o ganho de peso esteja relacionado à remissão dos sintomas da depressão, que leva a uma sensação de bem estar, e ao aumento do apetite.

Cuidados

Se você experimenta efeitos colaterais gastrointestinais, tome o medicamento com uma refeição. Você também pode mascar um chiclete ou chupar uma bala para evitar ficar com a boca seca e sentir náusea.

Não pule refeições para evitar perder peso demais. Se isso acontecer, fale com seu médico. Já o ganho de peso pode ser prevenido através de uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Controlar a ingestão de calorias e se exercitar regularmente pode reduzir muito seu risco de ganhar peso. Seu médico pode ajudar a desenvolver uma dieta balanceada e determinar que exercícios são bons para você.

Visite seu médico regularmente para monitorar os efeitos colaterais gastrointestinais e na alteração do seu peso, enquanto toma fluoxetina.

Se a perda ou ganho de peso continuar, seu médico pode determinar que você precisa parar de tomar o medicamento ou mudar a dose.

Fontes e Referências adicionais

Você conhece alguém que tome fluoxetina regularmente que acabou ganhando ou perdendo peso? Compartilhe nos comentários abaixo essa experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (449 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

88 comentários em “Fluoxetina emagrece ou engorda?”

    • Eu tomo pra mim perdi peso, mas uso pq sou ansiosa e passei por uma situação ruim cerca de um ano, mas tomo há 4, 5 meses e emagreci quase 15 kilos, pra mim ele é bom, fico mais calma, mais alegre e disposta…vai de pessoa pra pessoa.

      Responder
  1. Sou depressiva desde os 20 anos o meu problema é muita ansiedade e não dormir tenho que tomar medicação para dormir nunca parei .
    Só que tem alturas do ano primavera e outono que fico mais em baixo então o psiquiatra que me acompanha altera a medicação tomei estes anos todos o ADT 10 Mg e nunca engordei agora em Janeiro deste ano tive novamente uma forte recaída então o medico receitou o fluoxetina 1 comp. de apos o jantar 1 comp. Rivotril e 1 comp lorsedal e 3 comp. á noite ADT 25 mg neste caso tomei 75 mg. Acontece que pesei sempre 52 kg depois desta medicação comecei a sentir inchada e a roupa deixou d eme servir engordei 7kg estou em pânico porque não é o que como porque como muito moderadamente não abuso em nada a gora á 15 dias fui novamente á consulta e falei ao medico que o meu peso aumentou muito e disse que era do ADT que o Fluoxetina não engorda então reduziu sou ao ADT tomo 1 comp .á noite de10 mg .Mesmo assim não diminui nem o peso nem o volume o que será? Eu sou muito mexida não sou de estar parada nem sentada.Acho que vou experimentar não tomar o fluoxtina , para ver o resultado pois não me sinto nada bem não consigo olhar no espelho nem tenho vontade de me vestir, porque nada me serve .

    Responder
  2. no inicio do tratamento emagreci 6 kg, mas ao passar do tempo fui engordando e hoje estou com sobre peso

    Responder
  3. Eu fiz uso de fluoxetina com acompanhamento psiquiátrico, o efeito é fantástico na questão do bem estar, no início diminuiu a libido, causa desconforto, dá sensação de boca seca e eu diminui 5kg, mas o que aumenta ou diminui nosso peso é (Alimentação+sedentarismo), quando é pouco emagreceremos, quando é bastante engordaremos.
    O medicamento pode influenciar nosso organismo um pouco, mas lembrem que tomamos fluoxetina QUANDO ESTAMOS COM PROBLEMAS e isto sim, causa alteração nos nossos hábitos e metabolismo.
    Exercícios, caminhar…, é fundamental.

    Responder
    • Todos os remédios para depressão dizem que emagrece pois a pessoa perde o apetite. Gostaria de uma indicação para que isso não ocorra
      A pessoa já é bem magra , fuma e bebe cerveja. O que recomendar?.

      Responder