Folha de Louro Emagrece? Para Que Serve e Benefícios

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Há muito tempo, as folhas de louro eram utilizadas na Grécia para confeccionar coroas para os campeões das competições olímpica. Hoje, elas são um ingrediente utilizado em muitas receitas culinárias aqui no Brasil.

Afinal, que nunca comeu uma feijoada que tinha folhas de louro? Há também quem utilize o ingrediente no preparo de molhos, para acompanhar vegetais, peixes, frutos marinhos e frango, para fins decorativos e até mesmo em receitas de pudins. 

Mas será que a folha de louro emagrece?

Acredita-se que a folha de louro atue como um diurético natural para o organismo. Isso significa que ele estimula a eliminação de água do corpo através da urina.

Isso é útil para quem sofre com a retenção de líquido, uma condição que promove o inchaço, dando a impressão de que o corpo está mais volumoso.

Entretanto, veja que isso não quer dizer que a folha de louro emagrece como em um passe de mágica ou de maneira milagrosa. O que ela pode fazer é auxiliar nos casos em que o aumento da silhueta estiver associado à retenção de líquidos, caso a folha realmente forneça o efeito diurético.

Isso porque, apesar do ingrediente ser usado tradicionalmente para esse efeito, ele ainda não foi reforçado pela ciência moderna.

Além disso, é preciso tomar cuidado porque a folha de louro não deve ser ingerida, já que pode fazer mal, como você verá no decorrer do texto. Assim, uma forma de aproveitar as propriedades do ingrediente é por meio do seu chá coado.

Para que serve – Benefícios da folha de louro

Agora que já analisamos se a folha de louro emagrece ou não, vamos conhecer alguns benefícios que já foram associados ao ingrediente:

– Auxílio ao sistema digestivo 

As folhas de louro podem beneficiar o sistema gastrointestinal porque elas promovem a liberação da urina, o que contribui com o processo de liberação de toxinas do organismo.

Existem determinados compostos orgânicos dentro das folhas de louro que carregam enzimas que podem colaborar com o combate à perturbação estomacal e aliviar a síndrome do intestino irritável, diminuindo o inchaço e os gases.

De acordo com o que encontramos, de maneira geral, o ingrediente melhora o processo de digestão e ajuda a aumentar a absorção de nutrientes.

– Efeito antioxidante

Conforme informações encontradas, as folhas de louro também possuem antioxidantes, substâncias que contribuem com o combate aos danosos radicais livres. Esses compostos estão associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

– Auxílio a cura de feridas

Para herbalistas tradicionais, as folhas de louro podem ser utilizadas em cataplasmas ou lavagens que podem ajudar o tratamento de cura de feridas.

Um estudo divulgado no BMC Complementary and Alternative Medicine (BMC Medicina Complementar e Alternativa, tradução livre) mostrou que ratos tratados com 200 mg de extrato de folha de louro por kg de peso corporal experimentaram uma aceleração no fechamento e na cura de feridas em um período de 10 dias.

Outro estudo, dessa vez divulgado no jornal Natural Product Research (Pesquisa de Produtos Naturais, tradução livre) confirmou que o extrato de folha de louro mostrou ter efeito antimicrobiano contra alguns agentes patogênicos (que causam infecção).

Cuidados com a folha de louro

A ingestão da folha inteira de louro é provavelmente insegura porque ela não é digerida e permanece intacta enquanto passa pelo sistema digestivo, podendo ficar alojada na garganta ou furar o revestimento dos intestinos.

Portanto, antes de consumir um alimento preparado com a folha de louro, retire o ingrediente para impedir que ele te machuque.

Conforme encontramos, não se deve exagerar no consumo do chá de folha de louro porque suas doses elevadas podem provocar sonolência. Além disso, a bebida deve ser utilizado com cuidado por mulheres grávidas e que se encontram em período de amamentação.

Outra observação que temos a fazer é de que a folha de louro pode interferir com o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que exige o monitoramento dessas taxas por quem usa o ingrediente de forma medicinal e tem diabetes.

Alertamos, tambem, que o uso medicinal da folha de louro deve ser interrompido pelo menos duas semanas antes da realização de uma cirurgia por conta do risco do ingrediente desacelerar demais o sistema nervoso central, quando combinado com a anestesia e remédios usados antes e depois do procedimento.

É importante verificar com o médico se você pode usar a folha de louro, especialmente para crianças, idosos, pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde não citada aqui ou façam uso de medicamentos.

Antes de utilizar a folha de louro para contribuir com o tratamento de qualquer problema, doença ou condição de saúde, cheque com o médico para se certificar de que ela realmente pode ajudar, que não fará mal e em qual quantidade pode ser utilizada.

Além disso, nada de substituir o tratamento indicado pelo médico pelo uso do chá. Isso é arriscado e pode trazer consequências bem negativas para a sua saúde.

Outro cuidado importante é o de adquirir folhas de louro de boa procedência, verificando se trata-se da Laurus nobilis, que é o nome científico que designa a verdadeira folha de louro.

Isso é necessário porque existem folhas que podem aparentar serem similares à folha do louro autêntica, porém, não carregam os mesmos benefícios e podem, inclusive, ser tóxicas.

Conclusão

Se você deseja e/ou necessita emagrecer, o ideal é que procure mudar toda a sua alimentação e não se baseie somente no relato de alguém que afirma que a folha de louro emagrece. Até porque não ia adiantar muita coisa tomar um chá de folha de louro de manhã e a noite se encher de fast food, não é mesmo?

Para perder peso, é preciso que a alimentação seja nutritiva, saudável, controlada e equilibrada, fornecendo os nutrientes e a energia que o corpo requer para funcionar corretamente. Também vale a pena praticar exercícios físicos com regularidade porque eles ajudam em relação à queima de calorias.

Durante todo esse processo, conte com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para garantir que ele seja eficiente e seguro.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que a folha de louro emagrece? Tem costume de utilizar em sua cozinha? De que formas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

14 comentários em “Folha de Louro Emagrece? Para Que Serve e Benefícios”

  1. Gosta de perceber a quantidade a beber do chá de louro. N tenho Mts problemas saúde além de colesterol elevado e já n tenho visicula. Mto obrigado

  2. BOA FEIJOADA ,E SEM A FOLHA DO LOURO NAO FICA MUITO BOM ,ELE DA O SABOR AUTENTICO DE UMA BOA FEIJOADA ,E MUITO BOM E SABENDO QUE E USADA COMO MEDICINAL KKK AGORA QUE NAO PODE FALTAR ,ABRAÇOS A TODOS

  3. Eu tomo o cha da folha do louro com canela consegui emagrecer 10 kg em um mês o gosto não é agradável mas pra quem tem retenção de líquidos como eu é otimo.

  4. Uso louro no preparo de feijão. E gosto de fazer o chá quando estou com algum desconforto digestivo e para combater os gases.

    • Eu tomo o cha da folha do louro com canela consegui emagrecer 10 kg em um mês o gosto não é agradável mas pra quem tem retenção de líquidos como eu é otimo.

  5. Uso louro no feijão, em molhos, no arroz, e, em todo e qualquer prato que possa colocá-lo. Gosto muito, pois ajuda na digestão e na prevenção de gases…