Gel de chia

Gel de Chia – Benefícios para Emagrecer e Cabelo

As sementes de chia são ótimas fontes de ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3, fibras solúveis e insolúveis, além de proteínas e substâncias antioxidantes benéficas para nossa saúde, segundo a Academia de Nutrição e Dieta dos EUA (Academy of Nutrition ans Dietetics).

A chia é muito consumida crua em diversos tipos de receitas. Mas você sabia que também é possível preparar um gel de chia que traz benefícios incríveis para emagrecer e para a saúde do cabelo? Vamos dar dicas de como fazer esse gel e quais são os benefícios obtidos através do seu uso.

Gel de chia

A chia é totalmente digerível e pode ser consumida inteira. Porém, se você imergir as sementes em água, será formado um gel que pode ser utilizado em bebidas, em receitas ou aplicado diretamente no cabelo.

Benefícios do gel de chia

Além dos benefícios para a saúde que incluem a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas devido à diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e a presença de diversos nutrientes importantes para nossa saúde como cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e ômega 3, o gel de chia oferece também benefícios para a perda de peso e para o cabelo.

Benefícios para emagrecer

  • Redução da fome e aumento da saciedade: O gel de chia tem um efeito que ajuda a dar uma sensação de saciedade, reduzindo aquele desejo de continuar comendo por mais tempo. Isso ocorre porque o gel se expande ainda mais quando dentro do estômago, o que te deixa com a sensação de barriga cheia e resulta em diminuição do apetite e menor consumo de calorias.
  • Fonte de fibras: A chia é uma ótima fonte de fibras dietéticas que ajudam a regular os processos digestivos. Um processamento adequado dos alimentos sem dúvida ajuda em qualquer processo de emagrecimento. As fibras também ajudam a aumentar a sensação de saciedade.
  • Poucas calorias: As sementes de chia apresentam poucas calorias por porção. Isso beneficia sua dieta de emagrecimento, já que com poucas calorias você consegue ficar saciado por mais tempo. Além disso, a chia é rica em proteínas de boa qualidade, o que te ajuda na perda de peso principalmente se você estiver em uma rotina de exercícios físicos que inclui atividades de musculação.
  • Controle dos níveis de açúcar: O consumo de gel de chia pode te ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e evitar picos de insulina, que quando presentes em grande quantidade podem resultar em acúmulo de gordura no organismo.

Benefícios para o Cabelo

  • Hidratação: Devido ao alto teor de água armazenado no gel de chia, ele é extremamente hidratante, podendo ser aplicado diretamente sobre os cabelos para fazer uma hidratação profunda e deixar os fios mais suaves e macios. Se usar o gel diretamente nos cabelos, deixe o produto agir por cerca de 30 a 45 minutos para deixá-los bem hidratados.
  • Nutrição: Os minerais, vitaminas e óleos essenciais presentes nas sementes de chia dão ao gel propriedades benéficas para os cabelos. As vitaminas do complexo B, por exemplo, são ótimas para deixar os cabelos brilhantes e fortes, além de evitar caspas e problemas relacionados à queda de cabelo.
  • Fonte de proteínas: Grande parte da composição do cabelo é composta por proteínas como a queratina. O gel de chia é rico em proteínas de alta qualidade que suplementam a síntese de queratina no organismo. Dessa forma, o uso de gel de chia ajuda o cabelo a crescer e a ficar mais forte e saudável.
  • Crescimento: A presença de vitamina E no gel de chia estimula o crescimento de folículos capilares. Além disso, essa vitamina pode melhorar a circulação sanguínea se o gel for aplicado diretamente no couro cabeludo através de uma massagem. Uma melhor circulação sanguínea significa mais nutrientes no couro cabeludo, o que também estimula o crescimento de fios mais fortes. Minerais como zinco e cobre também promovem o crescimento do cabelo, além de prevenir que os fios fiquem mais finos.
  • Redução da queda capilar: O ômega 3 presente no gel de chia parece diminuir a queda de cabelo. Um estudo realizado em 2015 com 120 mulheres que sofriam de queda capilar mostrou que mais de 86% dos participantes que usaram um suplemento de ômega 3 apresentaram menor queda dos fios, além de melhorias no cabelo como fios mais resistentes. O ferro presente na chia também é essencial para o crescimento dos fios, já que qualquer tipo de deficiência nesse mineral resultar em perda de cabelo.

Como fazer

O gel de chia é muito simples de ser feito. Basta ter as sementes de chia e água. Para preparar o gel, misture algumas sementes de chia em água. Você pode misturar cerca de 3 colheres de sopa de sementes de chia em cerca de 3 xícaras de água e deixar agir por 30 minutos. Ao entrar em contato com a água, as sementes vão absorver o líquido e vão aos poucos ficando com aspecto gelatinoso.

Para acelerar o processo e evitar que as sementes fiquem aglutinadas, você pode agitar bem a mistura em um recipiente fechado ou bater de vez em quando com a ajuda de um mixer ou batedeira. O gel resultante pode ser armazenado na geladeira por até duas semanas.

Para deixar o gel menos ou mais espesso, altere a quantidade de sementes utilizada. Para um gel menos espesso, diminua a quantidade de chia ou dilua em mais água. Do contrário, use uma maior concentração de semente de chia.

Se for usar no cabelo, você também pode adicionar um cheirinho especial através do uso de água de coco ou sucos de frutas como maçã, abacaxi, manga, melão ou uva, por exemplo.

Dicas e mais Informações sobre o gel de chia

– Bom substituto de alimentos para pessoas veganas ou vegetarianas

O gel de chia pode ser um substituto ao ovo em diversas receitas, como em um bolo ou pudim, por exemplo. De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, o gel de chia pode ser usado sem afetar o sabor ou textura do bolo.

Além disso, essa alteração de ingrediente aumenta em até três vezes a quantidade de ômega 3 na receita final e pode ser uma boa opção para os veganos.

Também pode ser uma boa fonte de proteínas por quem prefere optar por não consumir proteínas derivadas de animais.

– Emagrecimento

Apesar de ser muito utilizado por aqueles que querem emagrecer, o gel de chia por si só não é capaz de promover a perda de peso. Existem estudos científicos conflitantes – alguns indicam que a semente de chia é muito eficaz para processos de emagrecimento, enquanto outros estudos clínicos indicam que não há nenhuma diferença entre pessoas que consomem ou não a semente quanto à perda de peso.

É o que diz um estudo realizado por um pesquisador da Universidade Estadual de Appalachian, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que indica que pessoas que tiveram uma dieta rica em chia não apresentaram alterações significativas em relação à redução da gordura e do peso corporal.

Porém, o que sabemos é que a chia é sim uma ótima fonte de nutrientes e rica em fibras e proteínas que são essenciais em qualquer dieta para o emagrecimento. Claro que o ideal é aliar o consumo de chia a uma dieta saudável e equilibrada com um plano de exercícios voltado ao seu objetivo.

Como usar para emagrecer e para benefícios para o cabelo

O gel pode ser adicionado em diversas receitas como em bolos, tortas, pudins, além de poder ser adicionados em várias bebidas como vitaminas e smothies, por exemplo.

Para obter melhores benefícios no cabelo, o mais indicado é aplicar o gel diretamente sobre as madeixas, deixando os fios com aspecto bonito e saudável. 

Referências adicionais:

Você já experimentou usar o gel de chia em sua dieta ou em seu cabelo para aproveitar os benefícios citados acima? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*