Glucerna Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 03/09/2015

Quem sofre com a diabetes, um problema de saúde caracterizado pela resistência à insulina e que causa o aumento das taxas de glicose no sangue, sabe que para controlar a condição é necessário ter um cuidado especial com a alimentação e evitar consumir comida que possuam açúcares e carboidratos simples, como é o caso de doces e massas e pães, respectivamente.

Isso porque esses itens possuem um índice glicêmico alto, o que significa que eles são absorvidos rapidamente pelo organismo e aceleram a elevação das taxas de glicose no sangue do diabético. É por isso que os portadores da doença precisam estar alertas na hora de escolher qualquer tipo de alimento que vá integrar a sua dieta.

Uma alternativa que essas pessoas têm são os produtos feitos especialmente para os diabéticos, como é o caso do Glucerna, que também pode ser utilizado por quem tem doença celíaca – intolerância ao glúten -, intolerância à lactose e também pode ajudar quem deseja e/ou precisa perder peso.

Vamos aprender um pouco mais sobre esse produto, ver como ele colabora com as pessoas que são diabéticas e tentar descobrir se o Glucerna emagrece mesmo.

O que é? 

Fabricado pelo laboratório Abbot, Glucerna é um suplemento alimentar composto por carboidratos de lenta absorção, que demoram para serem digeridos pelo organismo e não causam picos nas taxas de açúcar no sangue.

A composição do produto também apresenta a vitamina C, que é importante para a saúde dos ossos, dentes, gengivas, ligamentos e vasos sanguíneos, e a vitamina E, que contribui com a estrutura das células, coma função enzimática e com a saúde do sistema nervoso. Também é possível encontrar proteínas e fibras na substância.

Disponível nos sabores chocolate, baunilha, limão e morango na versão em pó e chocolate e baunilha, no formato de shake, o componente se mostra uma boa saída para suprir aquele desejo por comidas mais docinhas que os diabéticos podem ter, mas que não pode ser saciado com alimentos fontes de açúcares e carboidratos simples que deixam os níveis de glicose do sangue nas alturas.

Glucerna emagrece mesmo?

Para quem deseja emagrecer, consumir carboidratos de lenta absorção que não elevam as taxas de açúcar no sangue até o seu pico também é algo bastante vantajoso, tendo em vista que quando os níveis de glicose no sangue de um indivíduo estão muito altos, a tendência é que ele se sinta mais faminto.

Outro ponto que nos leva acreditar que Glucerna emagrece mesmo é que por conta de seu teor de fibras e proteínas, ele promove a sensação de saciedade no organismo. E uma vez que o corpo está cheio, o apetite é controlado com mais saciedade, são consumidas porções menores de comida com quantidades mais baixas de calorias e, consequentemente, a diminuição do peso corporal pode ser observada.

Em uma porção de 200 ml de Glucerna são encontradas 186 calorias. Ao utilizar o produto como substituto de um lanchinho entre as refeições ou no lanche da tarde, ainda dá para obter uma economia no que se refere à quantidade de calorias consumidas em um dia. Por exemplo, se uma pessoa que costuma comer um sanduíche de presunto e queijo no lanche da tarde com um copo de 100 ml suco de laranja natural (o que dá um total de aproximadamente 400 calorias) trocar o cardápio por 200 ml de Glucerna, irá ingerir 213 calorias a menos.

Já alguém que costuma tomar uma xícara de leite integral com chocolate e comer três bolachinhas de água e sal no meio da tarde para não atravessar o dia com o estômago vazio, que contêm juntos 273 calorias, dará 87 calorias a menos ao seu corpo, aos substituir a refeição por 200 ml do suplemento.

E a vantagem é que a pessoa ainda poderá saborear uma bebida gostosa e saciar o desejo por doces que ela venha a ter eventualmente.

Quando o Glucerna engorda? 

Por outro lado, se a pessoa não for capaz de utilizar Glucerna de maneira inteligente, corre o risco de não obter os benefícios do produto em relação ao emagrecimento e poderá até mesmo engordar.

É que mesmo que o suplemento seja capaz de saciar o organismo e forneça nutrientes ao corpo, se ele for consumido em grandes quantidades ou apenas acrescentado a dieta, sem que seja feito algum tipo substituição, as calorias que ele possui certamente resultarão em ganho de peso.

Por exemplo, se na primeira situação hipotética que criamos no tópico acima, o indivíduo tomasse o Glucerna, além de comer o sanduíche de presunto e queijo e tomar o suco de laranja, em vez de ingerir 213 calorias a menos, ele iria aumentar o seu total de ingestão para 586 calorias. Nesse caso, a suplementação de Glucerna engorda.

Já no segundo caso, se a pessoa tivesse tomado dois copos de Glucerna, ela teria uma desvantagem em relação ao seu cardápio original de 273 calorias e em vez de diminuir o consumo, iria aumentá-lo para 372 calorias.

Da mesma forma, não adiantará muita coisa fazer uso do produto no lugar de um lanche se nas outras refeições, o usuário abusar de pratos calóricos, guloseimas e fast food. Nesse caso, quando ocorrer o aumento de peso a culpa não será de Glucerna, mas sim na baixa qualidade da alimentação da pessoa.

Desse modo, para ter bons resultados com a bebida, o ideal é que ele seja consumido no lugar de um lanchinho entre refeições ou lanche da tarde e que toda a dieta seja composta por cardápios equilibrados e saudáveis, com fontes que forneçam ao organismo os nutrientes que ele necessita para funcionar adequadamente.

Cuidados e recomendações 

Apesar de apresentar nutrientes em sua composição, não é recomendado que o Glucerna seja substituto de refeições completas como café da manhã, almoço ou jantar.

Principalmente para as pessoas que sofrem com diabetes ou outro tipo de doença, é fundamental informar ao médico de confiança sobre a utilização do suplemento, pois dessa maneira ele poderá fazer o acompanhamento, dar as devidas orientações, verificar se o produto não causará nenhum tipo de problema no futuro e indicar com que frequência ele deve ser consumido.

Também é importante tomar cuidado para não criar uma relação de dependência com Glucerna, seja para quem precisa controlar a diabetes, seja para quem necessita emagrecer. Pode sim dizer que o Glucerna emagrece mesmo, mas é essencial manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos para lidar com as duas situações e ter em mente que o produto é apenas um auxiliar para os dois processos.

Você conhece alguém que tenha utilizado este suplemento e afirme que Glucerna emagrece mesmo? Tem vontade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (171 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

20 comentários em “Glucerna Emagrece Mesmo?”

  1. Eu estava com uma barriga imensa, era algo assustador, muito inchada e comecei a tomar escondido o glucerna do meu marido que tem diabetes. Em pouco tempo emagreci muito e a barriga quase sumiu, estou feliz demais, esse produto é muito bom e faz melhoras clínicas naqueles que não são diabéticos mas e estão com. Hiperglicemia. Obrigada

  2. Meu irmão estava muito debilitado, além de diabético estava com depressão profunda já nem falava mais de tão fraco, na primeira semana ele voltou a se alimentar,com um mês tomando já estava falando, andando e voltando a restabelecer o peso que havia perdido por ter ficado muito tempo sem se alimentar. Excelente para diabéticos.Recomendo.

  3. eu tomo Glucerna a mais de 5 anos. Não engordei mantenho o peso ideal. Aqui no Nordeste notem sabor baunilha. Gostaria de provar os outros sabores. Meu marido enjoo o sabor baunilha e não toma mais infelizmente. Preciso com urgencia dos outro sabores.

  4. Ja tomei e realmente ajuda a emagrecer, claro q c dieta balanceada, tomava um dia sim outro nao em substituicao ao jantar, alem de ser gostoso tb! Interessante tb sempre levar uma shakeira c uma dose e onde vc estiver q bater a fome e so comprar um copinho dagua e sacudir!

    • Sou Sueli tenho 48 anos tenho 1:58 metros e 97ks resolvi substituir a janta tomando glicerina não tenho diabetes quero saber se posso tomar e até quando inclusive notei que perdi uns dois quilos em quinze dias

  5. Boa noite, sou estudante do sétimo período de nutrição, em uma das minhas aulas de nutrição clinica,minha professora citou o glucerna para diabéticos.Minha mãe está com RI, diagnosticada com pré diabetes e gostaria que fizesse uso de um suplemento que desse um aporte de micro e macronutrientes,além de querer utilizar para os meus futuros pacientes e como suplemento de emagrecimento para alguns pacientes indisciplinados, que possuem dificuldade de obedecer um plano alimentar,ou até mesmo para pacientes que tem dificuldade devido a falta de tempo,ou aqueles que desejam emagrecer,mas substituindo alguns alimentos e sem aumentar a glicemia e os picos de insulina.Gostaria de uma amostra,se possível,inclusive dos tipos variados de glucerna,pode ser em prospectos,obrigada
    Aguardo

  6. Gostaria de receber no meu e-mail.
    Glucerna a médica me passou. Mas vejo que é para quem tem diabéte, não é o meu caso.
    Me explica, posso m usar, se não tenho diabéte.

  7. Prezados,

    Queremos comprar Glucerna SR. Para os meus familiares que sao portadores de diabetes. Eu ja uso o Glucerna R a muitos tempo.
    Aqui em Natal onde vende?
    Atenciosamente,

  8. EU TOMO GLUCERNA DIARIAMENTE. SEMPRE NO MEIO DA MANHÃ. ESTOU UM POUCO ENJOADA, POIS EM PÓ, SÓ ACHA O SABOR DE BAUNILHA. VOCÊS DEVERIAM FAZER MAIS SABORES.SINTO FALTA DO SABOR DE CHOCOLATE EM PÓ, POIS SÓ TEM PRONTO NO VIDRO E ESTE, É MUITO CARO.

  9. O Endócrinologista assossiou glucerna ao meu tratamento para emagrecer, tomar 3 vezes na semana, segunda, quarta e sexta, substituindo o jantar, porém depois do jantar ainda tem uma refeição, que já chegamos a está última refeição saciados, os outros dias dá semana posso jantar normalmente.