Grávida Pode Fazer Caminhada? Quanto Tempo?

Caminhar é um ótimo exercício para qualquer pessoa que deseje manter a saúde em dia e até mesmo perder peso. Veja agora se grávida pode fazer caminhada também e até quanto tempo é recomendado por dia para não fazer mal ao bebê e à própria mulher.

Aproveite para já conhecer os melhores exercícios para gestantes que podem ser importantes para uma gravidez saudável e também algumas dicas de alimentos essenciais na gravidez.

Desde que a mulher não exagere e o médico aprove, a grávida pode fazer caminhada, que inclusive é considerado um ótimo exercício e muito seguro para as futuras mamães. Trata-se de um exercício de baixo impacto sobre as articulações e o coração, mas que ajuda o corpo a combater todos os tipos de doenças crônicas.

Uma caminhada de 30 a 45 minutos pode ajudar a perder peso, diminuir as chances de problemas cardiovasculares, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os ossos e músculos e estimular o sistema imunológico do corpo. Confira em detalhes todos os benefícios da caminhada para o corpo e a mente.

Durante a gravidez, o exercício traz ainda mais benefícios e ajuda a mulher a se manter em forma e saudável.

Por que grávida deve caminhar?

É essencial manter a saúde e também se ajustar a todas as mudanças que acontecem em seu corpo, e a caminhada é uma das melhores maneiras de fazer isso, sendo recomendado como o melhor exercício cardiovascular para as mulheres durante a gravidez.

Ao fazê-la diariamente, você manterá o corpo em forma, além de não precisar de nenhum equipamento especial, horário fixo ou custos extras.

Ao se consultar com um médico, caso não haja nenhum risco para a própria gravidez, a mulher irá comprovar que grávida pode fazer caminhada durante os nove meses de gestação, e mesmo se antes da gravidez nunca tenha se exercitado, a caminhada continua sendo uma atividade segura.

A mulher grávida pode começar a caminhar desde o primeiro dia de gravidez.

Como se preparar para caminhar durante a gravidez

Se você caminhava regularmente antes de ficar grávida, continue fazendo isso, e se você é novata, comece com um passeio confortável de cerca de 15 minutos, três vezes por semana.

Uma vez que você tenha adquirido o hábito de caminhar regularmente, poderá criar sessões de caminhadas mais rápidas com duração de 30 minutos, quatro ou mais vezes por semana. Se tem um alto nível de condicionamento físico, poderá caminhar por mais tempo do que isso.

Só não se esqueça de desacelerar ou parar caso se sinta cansada, indisposta ou sentir qualquer dor. Geralmente, o seu corpo será capaz de dizer quando é hora de parar.

Se você tiver pouco tempo, incorpore a caminhada em sua rotina diária, optando por caminhar distâncias curtas em vez de dirigir ou pegar um ônibus ou táxi, ou use o intervalo do almoço para sair e esticar as pernas.

Use protetor solar e chapéu se estiver caminhando em um dia ensolarado e leve uma garrafa de água com você para ajudar a evitar a desidratação, afinal, ficar desidratada por aumentar a temperatura do seu corpo e o superaquecimento não é bom nem para você nem para o seu bebê.

Por quanto tempo a grávida pode fazer caminhada?

É recomendado caminhar 150 minutos por semana durante a gravidez, o que pode significar 30 minutos cinco vezes por semana. Se você andar apenas de vez em quando, não receberá os benefícios do exercício físico regular.

Tente se manter ativa todos os dias, e se realmente não conseguir, qualquer pequena caminhada já terá algum benefício.

Benefícios da caminhada na gravidez

Uma mulher grávida pode fazer caminhada diariamente para aproveitar dos vários benefícios que esse exercício proporciona, afinal esse exercício é considerado o melhor para elas. Alguns dos benefícios são:

  1. Regula o ganho de peso: embora o ganho de peso seja natural durante esta fase, as caminhadas diárias ajudam a evitar o ganho de calorias extras.
  2. Faz com que o trabalho de parto seja mais fácil: com este exercício físico, os músculos do quadril ficam mais tonificados, o que ajuda a ter um trabalho de parto mais tranquilo.
  3. Reduz a pressão arterial: mulheres com condições de pressão alta são propensas a uma complicação chamada pré-eclâmpsia, na qual é comum o trabalho de parto prematuro. Andar a pé mantém os níveis de colesterol no sangue, controlando assim a pressão arterial.
  4. Ajuda com alguns desconfortos: dores nas pernas e desconfortos devido ao crescimento da barriga são tratados melhor com caminhadas regulares.
  5. Melhora o humor da futura mãe: andar ao ar livre faz com que você mude de ambiente, o que tende a elevar o humor e age como um diminuidor do estresse. Ter um grupo de caminhada oferece a você a oportunidade de conhecer novas pessoas, socializar e se divertir ainda mais.
  6. Aptidão física: a caminhada mantém os músculos tonificados e mantém você ativa.
  7. Ajuda com problemas relacionados à gravidez: problemas como enjoos matinais, cólicas e constipação são comuns durante a gravidez, e a caminhada é conhecida por aliviar todas essas condições.
  8. Bebês mais saudáveis: caminhar não só mantém o peso da mulher grávida sob controle, como também o peso do bebê, o que facilita ainda mais o parto.
  9. Evita a diabetes gestacional: as mulheres são propensas à diabetes tipo 2 durante a gravidez, e caminhar ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo assim o risco.
  10. Fácil de realizar: fazer caminhadas é algo fácil, prático e não requer nenhum tipo de equipamento.

Como adaptar a caminhada ao longo da gravidez

– Primeiro trimestre

Se você já caminhava antes da gravidez, não precisa se afastar muito dos seus hábitos de caminhada. Use sapatos confortáveis para dar o apoio que seus pés precisam, e quando estiver caminhando, coloque primeiro o calcanhar no chão e em seguida, vá descendo os pés até alcançar o chão com os seus dedos em vez de colocar o pé todo de uma vez no chão.

Se estiver um dia muito quente e úmido, faça uma caminhada menor, diminua o ritmo ou experimente fazer outro exercícios, como por exemplo nadar.

– Segundo trimestre

Ao ter caminhado durante todo o primeiro trimestre, você provavelmente estará se sentindo com mais energia, e o exercício pode parecer até mais fácil. Por isso, você poderá até aumentar a distância percorrida, mas talvez comece a se sentir mais desconfortável agora que a sua barriga está começando a crescer.

Mantenha as costas retas, o nível da cabeça e do queixo e permaneça olhando para a frente. Você pode balançar os braços para ajudar no equilíbrio, e se quiser, poderá intensificar o treino. Manter uma boa postura ao caminhar garante que não sinta dores nas costas.

Você poderá perceber que a maneira como está caminhando mudou um pouco e pode ser que mexa mais os quadris. Isso ocorre porque o seu corpo está se ajustando a todas as mudanças que estão acontecendo com você. Seus quadris e tornozelos estão trabalhando muito, por isso, se exagerar, eles poderão doer.

Ouça o seu corpo e não caminhe até a exaustão. Se sentir que está difícil manter uma conversa enquanto caminha, desacelere um pouco ou considere andar por períodos mais curtos.

– Terceiro trimestre

Continue andando o máximo que puder, embora seja melhor evitar caminhos íngremes ou desnivelados que possam causar desequilíbrio. Se sentir dor na região pélvica ou nas costas durante a caminhada, fale com o seu médico, assim ele poderá te encaminhar a um fisioterapeuta.

Caminhar durante a gravidez pode induzir o parto?

Muitas pessoas se perguntam se caminhar durante a gravidez pode induzir o parto. Estudos mostraram que as mulheres grávidas que caminham regularmente têm um trabalho de parto mais curto e mais confortável.

Uma pressão rítmica no útero ocorre enquanto a mulher caminha e isso leva à produção do hormônio ocitocina, que é responsável pela indução do parto. Além disso, devido a esse exercício, o bebê tende a descer em direção ao colo do útero, dando o posicionamento correto para o bebê para que ocorra um parto natural.

Outro ponto positivo é que a caminhada ajuda a tonificar os músculos do corpo, principalmente os do quadril, o que pode levar a uma dor de parto menor e mais rápida.

Estudos relataram também que realizar uma caminhada matinal ajudou as mães a terem partos naturais.

Agora que você sabe que grávida pode fazer caminhada e quanto tempo ela deve durar, é hora de colocar um tênis confortável e sair para se exercitar!

Você já imaginava que grávida pode fazer caminhada? Tem o costume de caminhar e pretende manter na gestação? Comente abaixo!

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