Nistatina: para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2022

A nistatina é um antifúngico destinado a combater o fungo Candida albicans, responsável pelo “sapinho”, comum em recém-nascidos e lactentes, candidíase vaginal ou monilíase, e micose com assadura em locais do corpo que sofrem atrito, por exemplo, entre os dedos, nas axilas e sob os seios. 

Como a nistatina é indicada para tratar infecções fúngicas causadas por Candida albicans em diferentes partes do corpo, na pele e na mucosa, o medicamento está disponível na forma de suspensão oral, creme vaginal e pomada dermatológica.

  Continua Depois da Publicidade  

A nistatina, que pode ser encontrada pelo nome comercial Micostatin®, deve ser usada com prescrição médica. 

Veja para que serve a nistatina e como usá-la em cada tipo de tratamento. 

Para que serve a nistatina

A nistatina é indicada para tratar infecções fúngicas de pele e mucosas. Para cada indicação, a nistatina pode ser usada em uma forma específica, como suspensão oral, creme vaginal ou pomada dermatológica.  

Nistatina suspensão oral

candidiase oral
A nistatina em suspensão oral é indicada para a candidíase oral

A nistatina em suspensão oral é usada para combater os fungos que aparecem na boca de recém-nascidos e lactentes e que também podem aparecer na boca de adultos, principalmente quando fazem uso de próteses dentárias ou quando estão com o sistema imunológico debilitado. 

Nos adultos, a candidíase oral ou “sapinho” também pode atingir outras partes do trato digestivo, como esôfago e intestinos, em situações de tratamento com medicações que inibem a ação do sistema imunológico e na queda da imunidade decorrente da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). 

  Continua Depois da Publicidade  

Nistatina creme vaginal 

Na forma de creme vaginal, a nistatina é usada para tratar a candidíase vaginal, ou monilíase, que resulta em lesões esbranquiçadas na mucosa da vagina.  

Pomada dermatológica de nistatina + óxido de zinco

A nistatina combinada com óxido de zinco na forma de pomada dermatológica, é indicada para tratar as assaduras de bebês, muito ligadas ao uso de fraldas

A pomada também pode ser usada em crianças maiores e adultos para tratar assaduras e micoses nos órgãos genitais, nádegas, entre os dedos, nas axilas, sob os seios e outras regiões que estejam com assaduras, devido ao atrito da pele. 

Como usar a nistatina

Veja como usar a nistatina na forma de suspensão oral, creme vaginal e pomada dermatológica.

Nistatina suspensão oral

A nistatina suspensão oral age assim que entra em contato com a boca, estômago e intestino, destruindo a parede das células do fungo causador da candidíase oral. 

Esse medicamento não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à nistatina ou a qualquer outro componente da fórmula. Se identificar alguma reação alérgica, vômito, náusea, diarreia, ou dor abdominal, interrompa o tratamento e comunique ao seu médico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar a nistatina suspensão oral: 

  • Higienize a boca, incluindo as próteses dentárias. 
  • Agite antes de usar.
  • Coloque a suspensão de nistatina na boca, faça um bochecho, para espalhar o medicamento e o mantenha por vários minutos (o maior tempo possível) na boca. 
  • Nos bebês e crianças pequenas, você deve colocar metade da dose recomendada em cada lado da boca. 
  • Armazene o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30°C) e o proteja da luz e umidade. 

Posologia (dose adequada): 

  • Prematuros e crianças de baixo peso: 1 mL, 4 vezes ao dia. 
  • Lactentes: 1 ou 2 mL, 4 vezes ao dia. 
  • Crianças e adultos: de 1 a 6 mL, 4 vezes ao dia. 

Para evitar a reinfecção, recomenda-se que o tratamento seja mantido com as doses adequadas por mais 2 dias, após o desaparecimento dos sintomas. Se os sintomas não melhorarem em até 14 dias de tratamento, você deve voltar ao médico para uma reavaliação. 

Essas são apenas indicações que constam na bula do medicamento, é muito importante que você siga corretamente as instruções do seu médico, quanto à dose, aos horários e à duração do tratamento. 

Nistatina creme vaginal

Nistatina creme vaginal
Há um modo de aplicação correto para a Nistatina creme vaginal

A nistatina creme vaginal só pode ser usada por via intravaginal e não deve ser aplicada na boca, na pele ou nos olhos. 

Como usar a nistatina creme vaginal: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Lave bem as mãos, com água e sabão.
  • Remova a tampa e use-a para perfurar o lacre do tubo. 
  • Encaixe o aplicador no bico do tubo. 
  • Puxe o êmbolo até o final e, em seguida, aperte suavemente a base do tubo, para que o creme entre no aplicador. 
  • Desencaixe o aplicador do tubo e feche-o com a tampa. 
  • Deite-se de costas, deixando as pernas dobradas e levemente abertas. 
  • Introduza o aplicador na vagina, suavemente. 
  • Aplique o creme, apertando o êmbolo até o final. 
  • Após a aplicação, lave o aplicador com água corrente morna. Não é necessário esterilizá-lo. 
  • Lave as mãos, novamente. 
  • Armazene o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da luz e umidade. 

Posologia (dose adequada): 

Geralmente, apenas uma aplicação com o aplicador cheio durante 14 dias é o suficiente para tratar a monilíase. Em alguns casos mais graves, o médico pode prescrever o uso de dois aplicadores cheios.

Mesmo que você esteja no período menstrual, não interrompa o uso do medicamento.

Caso apresente coceira, irritação local ou sensação de queimação na pele, interrompa o tratamento e comunique ao seu médico, para que você passe por uma reavaliação. 

Pomada dermatológica de nistatina + óxido de zinco

A pomada dermatológica com nistatina e óxido de zinco elimina o fungo e cicatriza a pele, protegendo-a da fricção com a fralda ou roupas, e do contato com a urina e fezes. 

Em assaduras provocadas pelo uso de fraldas, o efeito do uso da pomada pode ser observado em 24 a 48 horas de tratamento. 

Como usar a pomada dermatológica de nistatina + óxido de zinco:

  • Lave bem a pele com água e sabão. No caso dos bebês, quando houver somente urina, lave a região apenas com água morna e, quando houver fezes, lave com sabonete neutro ou suave para bebês. 
  • Seque a pele, suavemente. Evite esfregar a pele exageradamente, para não piorar a irritação. 
  • Aplique uma camada fina de pomada na área afetada. Nos bebês, aplique em toda a região da pele coberta pela fralda. 
  • Durante o tratamento, evite usar amaciante de roupas e prefira lavar as peças com sabão de coco, enxaguando bem, para não deixar resíduos do produto. 
  • Armazene o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30°C) e o proteja da luz e umidade. 

Posologia (dose adequada): 

Nos bebês, você deve aplicar a pomada depois do banho e a cada troca de fraldas. Quando a pomada for usada para tratar assaduras em outras regiões do corpo, aplique duas ou mais vezes ao dia. 

Se apresentar sinais de irritação ou alergia à pomada, interrompa o tratamento e comunique ao seu médico.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que a nistatina é usada para combater um fungo? Além do sapinho, você conhecia os outros tipos de infecções por fungos? Quais? Em quanto tempo você observou resultados utilizando a pomada de nistatina com óxido de zinco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário