Minancora Clareia a Pele Mesmo?

Especialista:
atualizado em 14/12/2017

A Minancora é uma pomada conhecida e vendida há tempos no Brasil – ela começou a ser comercializada em diversas regiões do país no ano de 1915 e a sua fórmula é a mesma desde quando ela começou a ser fabricada.

Ela é apresentada como um produto dono de um efeito antisséptico, ou seja, de inibição da proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele, que atua na prevenção e tratamento de doenças de pele como frieiras e escaras e que ajuda em relação à cicatrização e à diminuição da inflamação.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras indicações associadas ao uso da Minancora são: coadjuvante no tratamento de picadas de insetos, urticárias e pequenos ferimentos superficiais que podem surgir durante o ato de se barbear e a prevenção de odores desagradáveis das axilas e dos pés e o ressecamento da pele.

As informações são do site oficial da empresa responsável pela fabricação do produto e da bula de Minancora.

Será que Minancora clareia a pele mesmo?

Você já ouviu alguém falar ou leu em algum lugar que Minancora clareia a pele? De fato, algumas mulheres utilizam a pomada com o objetivo de clarear manchas escuras e olheiras. Mas será que isso realmente funciona ou trata-se apenas de mais uma dica falsa?

De acordo com o que a dermatologista Cláudia Savassi disse, a Minancora não conta com nenhuma substância clareadora em sua composição.

Entretanto, a dermatologista também explicou à publicação que o óxido de zinco encontrado na pomada apresenta ação anti-inflamatória, o que significa que, ao melhorar a inflamação de determinada região, ela possa dar uma clareada no local.

Por outro lado, isso não quer dizer que a Minancora atue como um clareador, completou Cláudia. A ação descrita por ela refere-se ao combate à inflamação, e não a um clareamento.

Ao aplicar a pomada, por exemplo, em cima de uma espinha, o produto atuará na inflamação e poderá tirar a vermelhidão no local. No entanto, passar a Minancora em manchas mais antigas da pele não solucionará o problema.

Outros publicações e profissionais compartilham desta mesma opinião. Não podemos considerar, portanto, que seja verdade que a Miancora clareia a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Considerações importantes 

Caso você sofra com manchas na pele, no lugar de ficar procurando receitas caseiras ou remédios na internet, em revistas ou em conversas com amigos, familiares e conhecidos, por que não consulta um dermatologista para saber a melhor maneira para lidar com o problema?

Esse é o profissional qualificado para examinar a sua pele e determinar qual o tipo de tratamento que é o mais apropriado para solucionar o seu problema de manchas na pele.

Isso é fundamental não somente para garantir que se tenha resultados eficientes e satisfatórios, livrando-se das indesejáveis manchas, mas também é necessário e importante para garantir que o tratamento seja feito de maneira segura e que não exista o risco de que ele provoque algum tipo de prejuízo para a sua saúde.

É preciso ter em mente que, quando fazemos tratamentos por conta própria, corremos o risco de escolher produtos que podem provocar algum tipo de prejuízo para a sua saúde, por não ser apropriado para o seu tipo de pele, por exemplo, e não saber justamente por que o dermatologista não foi consultado. 

Cuidados com a Minancora

De acordo com a bula, a pomada não pode ser utilizada por pessoas com menos de dois anos de idade e nem por indivíduos que possuam hipersensibilidade a algum dos componentes da sua fórmula.

Ainda que sejam de ocorrência muito rara, a bula informa que existe a possibilidade de surgirem efeitos colaterais em decorrência do uso do produto. Entre eles, estão: ardência, vermelhidão, coceira, formação de pápulas (elevação da pele) e pequenas bolhas e secreção, caracterizando um quadro de dermatite de contato, que pode evoluir para descamação e crostas.

Ao experimentar essas reações adversas, procure ajuda médica rapidamente para saber como proceder em relação ao problema.

Para ter certeza que o produto é realmente indicado para o seu caso e que não fará mal para a sua saúde, seja utilizando em casos de manchas na pele, seja utilizando para o tratamento de outros tipos de problemas, consulte um dermatologista de sua confiança antes de começar a utilizá-lo.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já ouviu alguém falar que a Minancora clareia a pele? Teve curiosidade de experimentar o produto para este fim, mesmo sabendo que não é a sua indicação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Minancora Clareia a Pele Mesmo?”

  1. Estou usando desde fevereiro ,
    Além de clarear as axilas , não estou usando mais desodorante .
    No momento estou usando no rosto e já estou vendo a diferença .